Principais indicadores agrícolas para você acompanhar em sua propriedade

Principais indicadores agrícolas para você acompanhar em sua propriedade

Para mensurar a produtividade da sua lavoura é preciso levar em consideração alguns indicadores agrícolas que darão um norte sobre os resultados obtidos. Com a utilização desses indicadores, ou KPIs (Key Performance Indicators), é possível ter um controle maior dos valores obtidos no dia a dia da propriedade, permitindo ao produtor realizar uma melhor administração do seu negócio.

Neste artigo listamos os principais indicadores agrícolas para você acompanhar em sua fazenda e assim avaliar de maneira mais clara o desempenho da sua propriedade. Confira.

Importância dos indicadores agrícolas

Os KPIs são muito utilizados no mundo corporativo em vários setores, inclusive no meio agrícola. Esses indicadores permitem ao produtor controlar e monitorar o desempenho de toda a cadeia produtiva dentro da propriedade, dando assim, maior base para melhoria de resultados em todas as operações.

Dessa forma, com a crescente demanda de alimentos no mundo, todo acompanhamento e controle dentro da propriedade é essencial para que o produtor possa conseguir atender as exigências do mercado. Portanto, acompanhar os indicadores agrícolas, além de dar uma visão mais apurada sobre todo o negócio, auxilia na obtenção de melhores resultados.

Indicadores agrícolas financeiros

Os indicadores mais importantes para a produção agrícola sem dúvida são os indicadores financeiros. Os principais estão dentro do orçamento. Acompanhe:

Orçamento

O indicador mais relevante para a propriedade é o orçamento. Com ele é possível analisar as despesas básicas para que o produtor consiga realizar todas as operações na fazenda durante as safras e, com isso, mensurar seus lucros.

Moedas empilhadas em solo com muda de planta ao fundo
Com o orçamento, o produtor pode se organizar para realizar todas as operações na propriedade durante as safras.

Dentro do orçamento, podemos mencionar todos os custos necessários para fazer com que a sua propriedade consiga produzir. Os custos podem ser fixos ou variáveis.

Custos fixos

Os custos fixos são todos aqueles que não têm seus valores alterados, independente da produtividade da sua lavoura. Alguns exemplos são:

  • Aluguel de galpões e equipamentos;
  • Salários de mão de obra efetiva;
  • Impostos;
  • Seguros.

Custos variáveis

Os custos variáveis são aqueles que se referem às despesas que oscilam conforme a produção da propriedade. Alguns exemplos são:

Problemas com pragas ou doenças podem afetar diretamente os custos variáveis, tendo em vista que uma maior infestação de pragas, por exemplo, pode aumentar significativamente os custos com inseticidas e operações de pulverização.

Percevejo em vagem de soja
A incidência de pragas e doenças afeta diretamente os custos variáveis.

Somando custos fixos e variáveis, você terá o custo total da sua produção. Para encontrar o custo médio unitário, é necessário dividir o custo total pelo número de unidades produzidas da commodity.

Portanto, ter o controle dos valores necessários para o custeio da produção agrícola é fundamental para conseguir elaborar relatórios de contabilidade e gerar orçamentos mais realistas, podendo, dessa maneira, prever melhor seus lucros.

Confira também: Como calcular o custo operacional de máquinas agrícolas.

Lucro operacional

O lucro operacional pode ser calculado por hectare e é obtido por meio das análises financeiras, subtraindo os custos fixos, variáveis e investimento da receita de vendas.

Indicadores agrícolas administrativos

Os KPIs administrativos fornecem informações da lavoura como potencial estimado da produção, taxa de aumento da produção, eficiência de mão de obra, entre outros. Os mais conhecidos são:

Potencial estimado da produção

Existem vários métodos para realizar a estimativa de produtividade da sua propriedade, dependendo do tipo de cultura e tecnologias disponíveis. Na produção de soja, por exemplo, o cálculo é feito com base em componentes de rendimento:

  • Quantidade de planta por hectare: descubra quantas plantas há em 1 m2 e multiplique por 10.000, para achar a população de plantas por hectare;
  • Quantidade de grãos por planta: considerando que cada planta possui em média 28 vagens e cada vagem é composta por 3 grãos, a quantidade de grãos por planta é de 84;
  • Peso a cada mil grãos: o peso de 1.000 grãos pode variar de 140 a 220g. Para exemplo, usaremos 150g para cada 1.000 grãos.

Para uma lavoura que produz 300.000 plantas por hectare, por exemplo, realizamos o seguinte cálculo:

(Quantidade em mil plantas/ha x número de grãos por planta x peso de mil sementes em gramas) / 60.000

(300 x 84 x 150) / 60.000 = 63 sacas/ha

Já para cálculo da produção de milho, coleta-se uma quantidade de espigas em uma área escolhida pelo produtor. Em seguida, calcula-se o peso médio dos grãos presentes em cada uma dessas espigas, e, com isso, multiplica-se esse valor pela quantidade total de plantas da área selecionada.

  • Peso médio dos grãos: 170g;
  • População: 70.000 plantas por hectare;

Cálculo: 0,170 x 70.000 = 11.900 kg/ha.

Taxa de aumento da produção

Para determinar a taxa de aumento da produção, basta subtrair o valor total da produção atual pelo valor da produção anterior. O resultado deve ser dividido pelo valor da produção atual e multiplicado por 100. Por exemplo:

  • Safra atual: 3 t/ha;
  • Safra anterior: 2,6 t/ha.

Taxa de aumento da produção = [(3 – 2,6) / 3] x 100 = 13,33%

Colhedora de algodão em operação e dois fardos de algodão colhido no campo
É possível realizar o cálculo da taxa de aumento de produção, o que ajuda o produtor a mensurar a expansão da produtividade na sua fazenda.

Eficiência da mão de obra

Para calcular a eficiência da mão de obra, primeiramente é necessário somar suas unidades produtivas e levar em consideração o número de colaboradores por hora. O cálculo pode ser feito da seguinte maneira:

Eficiência da mão de obra = Quantidade de produtos / (Quantidade de colaboradores x Horas trabalhadas)

Podemos ilustrar com um exemplo:

  • Produção: 60 sacas;
  • Mão de obra: 12 homens por 8 horas.

Portanto teremos:

Eficiência de mão de obra = 60/(12 x 8)

Eficiência de mão de obra = 0,625 sacas/hh.

Assim, com o exemplo acima, concluímos que 1 homem produz mais de meia saca por hora. Para aumentar esse número, é necessário produzir mais em menos tempo. Para isso, a mecanização é um caminho, visto que as máquinas agilizam todo o processo produtivo.

Veja também: Como lidar com a depreciação de máquinas agrícolas?

Qualidade e quantidade de pedidos

O produtor precisa conhecer a qualidade e a quantidade que pretende produzir para poder calcular de forma mais precisa suas ações na propriedade. Esse indicador está relacionado à capacidade do produtor em avaliar sua produção e entender a necessidade correta de aquisição de insumos e matéria-prima para conseguir atender a demanda.

Homem em campo de trigo segurando tablet em uma mão e planta em outra, analisando a planta
Conhecer a qualidade e a quantidade dos seus pedidos auxilia na organização dos processos que serão necessários para alcançar a demanda.

Controle de estoque

É importante manter o controle de estoque para ter conhecimento do volume de produção da sua propriedade. Com isso, é possível identificar falhas na produção ou novas oportunidades de crescimento.

Assim, podemos afirmar que o controle de estoque é uma atividade responsável pelo fluxo de produtos e, se houver um bom controle sobre esse fluxo, o produtor terá, no final da safra, apenas o estoque mínimo necessário na fazenda.

Consumo de água x produção

A irrigação é uma operação muito importante na produção agrícola. Para realizar o cálculo de consumo de água x produção vale citar um estudo realizado pela Embrapa que mostra os resultados de um trabalho utilizando irrigação por sulco e por gotejamento em plantações de cebola.

Nele é possível observar que a irrigação por gotejamento exigiu menos água se comparado com a irrigação por sulco.

Nesse sentido, os métodos que utilizam uma quantidade menor de água, como a irrigação de precisão, são os melhores para obtenção de bons resultados com redução de custos, visto que esse método utiliza a tecnologia para realizar uma rega mais precisa, evitando o desperdício de água.

Pivô de irrigação em campo
A irrigação da lavoura deve ser monitorada para que a utilização seja otimizada e precisa.

Tamanho da lavoura

Por meio da extensão de terra cultivável disponível na propriedade, é possível realizar os cálculos de custos e previsões de lucro por hectare.

Leia também: Como fazer o cálculo de depreciação de lavouras?

Conclusão

Ter o controle financeiro e administrativo da sua propriedade é essencial para realizar o planejamento estratégico do seu negócio, o que auxilia na otimização da alocação de recursos. Com esses números podemos perceber a grande importância em acompanhar os indicadores agrícolas na sua propriedade.

Essas métricas fornecem insights valiosos sobre todo processo produtivo na lavoura e eficiência das atividades agrícolas. Ao avaliar indicadores como orçamento, potencial estimado de produção, taxa de aumento da produção, eficiência de mão de obra, entre outros, é possível promover práticas agrícolas mais eficazes, com operações mais otimizadas, produzindo mais e utilizando menos insumos.

No entanto, é necessário entender que os KPIs podem variar conforme a região e o tipo de atividade rural exercida.

Gostou de conhecer os KPIs mais importantes a serem observados na sua propriedade? Então aproveite e leia também nosso artigo que fala sobre o indicador OEE, para que serve e como é calculado. Boa leitura!

Post Relacionado