Saiba como funciona a técnica de plantio em taxa variável e seus benefícios

Saiba como funciona a técnica de plantio em taxa variável e seus benefícios

A agricultura de precisão vem modernizando os métodos de cultivo no setor. As tecnologias estão presentes desde a coleta e análise de solo até a colheita em que é possível gerar mapas de produtividade por meio de sensores na máquina que detectam a quantidade de grãos colhidos simultaneamente à operação.

Nesse sentido, existe também a possibilidade de maior precisão no plantio por meio de tecnologias embarcadas.

Neste texto iremos abordar um pouco sobre a agricultura de precisão, o conceito de precisão no plantio e as vantagens de se trabalhar com o plantio em taxa variável. Confira!

Agricultura de precisão

A agricultura de precisão tem mudado as abordagens dos produtores com relação aos métodos de cultivo. Com o objetivo de reduzir o uso de insumos, aumentar a produtividade e a lucratividade, causando menos impacto ao meio ambiente e gerando produtos de maior qualidade, essa prática pode ser adotada em quase todas as operações agrícolas, inclusive no plantio.

Homem segurando tablet com mapa representando a variabilidade de um talhão
A agricultura de precisão trabalha com base no gerenciamento da variabilidade espacial, resultando em menor utilização de insumos e maior produtividade.

O que é taxa variável na agricultura?

Com o aumento da demanda mundial por alimentos, cresceu também a necessidade de aumentar a produtividade agrícola. Nesse sentido, trabalhar com a aplicação de insumos em taxa variável é uma maneira de reduzir a sua utilização de acordo com as necessidades de cada área, otimizando resultados e aumentando a produtividade.

Portanto, a taxa variável é uma técnica que consiste na liberação de insumos de maneira específica em cada área cultivável, a partir de um mapa de prescrição. Dessa forma, cada área recebe um manejo diferente, com base em dados de sua capacidade produtiva.

Esse método, portanto, leva em consideração a variabilidade espacial de toda a área, com uma abordagem específica em cada talhão, o que permite maior uniformização e maximização da capacidade produtiva da lavoura.

Alguns estudos indicam uma redução de aproximadamente 18% na utilização de sementes no plantio da soja, por exemplo, em áreas de maior produtividade.

Leia também: Entenda como funciona o sistema de distribuição de fertilizantes em taxa variável.

Precisão no plantio

A precisão no plantio nada mais é do que trabalhar com plantio em taxa variável, que consiste no controle e liberação das sementes de maneira específica em cada área do talhão, com base em um mapa de prescrição que leva em consideração a capacidade produtiva e a oferta de nutrientes em cada área, ajustando a população de plantas conforme as zonas de manejo.

Semeadora de precisão realizando plantio em campo
Com a observação da variabilidade produtiva dentro de um mesmo talhão, é possível trabalhar com recomendação em taxa variável de sementes.

Benefícios e recomendações para o plantio em taxa variável

Existem muitos benefícios da utilização do plantio em taxa variável. Em estudos realizados com produção de milho, em que a população seria de 70 mil, por exemplo, foram observados que em ambientes de menor produtividade, os melhores resultados se deram com o uso de 46 a 50 mil plantas por hectare.

Para ambientes com média produtividade, os melhores resultados foram com a utilização de 65 a 74 mil plantas por hectare. Já para áreas de alta produtividade, os maiores resultados se deram com uma população de 74 a 82 plantas por hectare.

Lavoura de milho
O plantio em taxa variável para milho traz melhoria nos resultados finais.

No caso da soja, os estudos mostraram que a prescrição para taxa variável na semeadura segue uma lógica diferente. Áreas com maior potencial produtivo tiveram melhores resultados com redução de aproximadamente 18% da prescrição de sementes quando comparados a ambientes com baixa produtividade.

De maneira geral, observou-se ganhos significativos de produtividade, aumentando o nível de plantas por hectare em ambientes com maiores potenciais produtivos, bem como na produção em ambientes com baixa produtividade reduzindo-se o número da população de plantas por hectare, o que evidencia a eficácia da prática de semeadura em taxa variável.

Porém, é necessário seguir algumas recomendações para realizar esse método de plantio, como por exemplo:

Definir ambientes de produção

O primeiro passo para realizar o plantio de precisão é avaliar o potencial produtivo da propriedade com base em análises de solo, observando as propriedades químicas, físicas e biológicas de toda a área cultivável.

Mãos segurando tubo de ensaio espátula com pequena amostra de solo
Realizar análises para verificar as características biológicas, físicas e químicas do solo é um passo fundamental antes da realização do plantio em taxa variável.

Após esse levantamento, recomenda-se também avaliar a quantidade de sacas produzidas por hectare, utilizando-se softwares de agricultura de precisão. Com todas essas informações, o produtor poderá entender melhor as necessidades e potenciais de cada talhão, o que permitirá um melhor direcionamento dos insumos.

Densidade da semeadura

Outro aspecto a ser observado quando se trata de plantio em taxa variável é a densidade da semeadura. É importante calcular a quantidade de plantas por hectare ou por talhão de maneira a evitar o fechamento das entrelinhas, o que pode causar maior impacto na incidência de pragas, penetração de defensivos e também no acamamento das plantas.

Portanto, é necessário analisar as características de cada cultura, como condições ideais para desenvolvimento, capacidade reprodutiva, particularidades da cultivar/híbrido, entre outros. Sendo assim, recomenda-se a análise de um engenheiro agrônomo ou técnico agrícola para determinação da densidade de semeadura ideal, levando em consideração as características, necessidades da cultura e as potencialidades de cada talhão.

Espaçamento entre plantas

Na semeadura em taxa variável é importante também observar o espaçamento entre plantas de maneira a evitar duplas ou espaçamentos muito reduzidos. A distribuição das sementes pode afetar o manejo de plantas daninhas, pragas e disposição de água, luz e nutrientes para a cultura.

Plantação de soja
Na semeadura a taxa variável é importante se atentar ao espaçamento entre plantas para que não haja duplas ou espaçamentos muito reduzidos.

Nesse sentido, o produtor deve também se atentar às características do solo e às condições climáticas da área. Ao escolher um cultivar/híbrido adequado às condições reais da área, maximiza-se os resultados e evita-se perdas no processo.

Confira também: Precisão na pulverização: importância e vantagens.

Maquinário

A utilização da semeadora adequada também é essencial para atingir bons resultados com a taxa variável de sementes. As plantadeiras de precisão realizam a semeadura com base em mapas de prescrição. Essas máquinas ajustam a velocidade de deposição das sementes e deslocamento do implemento de acordo com a área que está sendo cultivada.

Conclusão

A agricultura de precisão trabalha com várias técnicas que reduzem a necessidade de utilização de insumos, baseando-se na variabilidade espacial das áreas produtivas. Nesse sentido, a semeadura em taxa variável é uma forma de aumentar a produtividade, conforme as características do talhão, somada às necessidades específicas da cultura.

Sendo assim, a prescrição adequada da densidade de sementes para cada talhão, considerando fatores como as características do solo, condições climáticas da área e conhecimento das necessidades específicas da cultura, contribui para a maximização da produtividade.

Portanto, vimos que trabalhar em taxa variável é uma técnica que pode ser aplicada em quase todas as operações na lavoura e proporciona ao produtor redução de gastos com insumos e aumento na produtividade.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite e leia também nosso artigo sobre os benefícios da aplicação de bioinsumos no sulco do plantio. Boa leitura!

Post Relacionado