Aplicação de bioinsumos no sulco de plantio: conheça os benefícios!

Aplicação de bioinsumos no sulco de plantio: conheça os benefícios!

A aplicação de bioinsumos diretamente no sulco de plantio é uma técnica que tem sido cada vez mais utilizada pelos agricultores. Isso se deve aos vários benefícios que esse método pode trazer para as plantações, como o aumento da produtividade, a melhora da qualidade do solo e a redução do uso de insumos químicos.

Neste artigo, vamos abordar alguns exemplos de insumos biológicos, os principais benefícios da aplicação desses produtos no sulco de plantio, os principais equipamentos utilizados para essa operação e os cuidados na aplicação. Confira!

Acesse também: Precisão na pulverização: importância e vantagens.

Utilização de bioinsumos na agricultura

Os insumos biológicos já vêm sendo utilizados pelos agricultores brasileiros há muitos anos, porém houve um crescimento exponencial do interesse nesses produtos por parte dos produtores nacionais.

Sendo assim, foi criado pelo governo federal o Programa Nacional de Bioinsumos (PNB), que tem por objetivo incentivar a adoção e o uso correto desses produtos, assim como ampliar o acesso e oferta de produtos biológicos no país.

Alguns exemplos de insumos biológicos são:

  • Bioestimulantes: produtos que podem ser aplicados no solo, sementes ou plantas, que estimulam os processos naturais da planta, como a absorção de nutrientes, com objetivo de atingir melhor desenvolvimento das raízes e da planta, aumentando assim a produtividade;
  • Inoculantes biológicos: são microrganismos que ajudam no processo de fixação biológica de nitrogênio por meio da formação de nódulos nas raízes;
  • Biofertilizantes: produtos compostos por substâncias orgânicas ou componentes ativos provenientes de origem animal, vegetal ou microbiótica, que auxiliam no aumento da produtividade e qualidade das plantas;
  • Biodefensivos: produtos desenvolvidos a partir de ativos biológicos com objetivo de eliminar pragas ou doenças;
  • Condicionadores biológicos de solo: promovem a melhoria das atividades e propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.
Tubos de ensaio com plantas dentro e pipeta de vidro com líquido transparente
Os biológicos são produtos à base de ingredientes ativos naturais que auxiliam na proteção de sementes, aumento da fixação de nutrientes e geram maior qualidade na cultura e aumento na produtividade.

Leia também: Saiba mais sobre utilização de Trichoderma no controle biológico.

Principais benefícios dos biológicos

Os benefícios dos bioinsumos são inúmeros, e sua aplicação na agricultura garante maior produtividade das lavouras e maior qualidade dos alimentos. Veja a seguir os principais benefícios:

  1. Menor impacto ambiental: os bioinsumos são produzidos a partir de fontes naturais, o que significa que têm um impacto ambiental menor do que os produtos químicos convencionais;
  2. Melhoria da qualidade do solo: alguns produtos biológicos podem ajudar a melhorar a qualidade do solo, uma vez que contêm microrganismos essenciais para a manutenção da fertilidade, umidade e estrutura do solo;
  3. Controle de pragas: alguns tipos de bioinsumo, que contém a bactéria Bacillus thuringiensis, podem ser usados para controlar pragas nas lavouras;
  4. Maior produtividade: devido às suas propriedades nutricionais e à capacidade de controlar pragas, as culturas que recebem insumos biológicos podem ser mais produtivas do que as que não recebem.

Alguns estudos mostram que a inoculação de bactérias no sulco do plantio resultou em um aumento de 15% de massa fresca no milho safrinha, e na cultura da soja observou-se um aumento de 16% na produtividade final.

Aliás, na soja, esses insumos normalmente são utilizados no tratamento das sementes para evitar ataque de pragas e doenças e também para introduzir inoculantes para a fixação biológica de nitrogênio.

Lavoura de soja vista da altura do solo, com céu azul e sol entre nuvens ao fundo
A inoculação em culturas como a da soja pode representar um aumento de até 16% na produtividade.

Equipamentos para aplicação de bioinsumos no sulco de plantio

Como vimos, a aplicação de produtos biológicos é uma estratégia importante para o aumento na qualidade do produto, aumento na produtividade, redução de impactos ambientais e melhoria na saúde do solo. O objetivo da aplicação do bioinsumo direto no sulco do plantio é aumentar a eficiência da utilização dos nutrientes, reduzir o custo de produção e melhorar a qualidade do produto final.

Sendo assim, os equipamentos utilizados no processo de aplicação dos bioinsumos são importantes para garantir a eficácia da operação. Normalmente utiliza-se equipamentos acoplados às semeadoras, que são acionados por sistemas elétricos ou hidráulicos. Vamos falar um pouco sobre eles.

Os sistemas elétricos são mais eficientes na aplicação de produtos biológicos de baixa densidade. Já os equipamentos acionados por sistema hidráulico trabalham com pressões maiores, o que requer maior cuidado a fim de manter a qualidade da aplicação e evitar desperdícios.

É importante verificar a procedência e a tecnologia utilizada pelos fabricantes dos equipamentos de aplicação. Hoje, com a agricultura de precisão, é possível encontrar equipamentos de alta tecnologia compostos por monitores com mapas de recomendação, que são capazes de realizar as aplicações com as doses indicadas e com grande precisão, o que reduz ainda mais os custos na operação e garante maior produtividade e lucratividade.

Trator com semeadora em operação
Os equipamentos utilizados para aplicação no sulco do plantio são acoplados à semeadora.

Outro ponto a ser observado é o tipo de ponta utilizado, pois existem pontas que são as mais indicadas nesse tipo de aplicação.

Qualidade da água, níveis de pH, temperatura da calda e vazão também são pontos de extrema importância que devem ser analisados antes da aplicação para que haja qualidade na operação.

Assista no vídeo abaixo detalhes a serem observados na aplicação de biológicos:

Fonte: MF Cast.

Veja também: Entenda como funciona a irrigação por aspersão e seus benefícios.

Cuidados na aplicação do biológico

Para garantir a eficiência na aplicação de produtos biológicos no setor agrícola, é importante seguir algumas recomendações.

Primeiramente, é muito importante se atentar à qualidade do produto aplicado. Insumos biológicos de boa qualidade são produzidos com base em um processo de seleção e manipulação de bactérias e exigem muita tecnologia, segurança e expertise por parte da empresa. Por isso recomenda-se adquirir produtos com procedência.

Também é importante ter cuidado para garantir que a substância seja aplicada da maneira correta, com a dosagem recomendada para cada caso e com maquinário adequado.

Ademais, escolha o produto certo para o tipo de solo e a finalidade que se deseja tratar. Além disso, é importante observar as doses recomendadas pelo fabricante, uma vez que a aplicação em excesso pode ser tão prejudicial quanto a falta do produto.

Bancada com microscópio e vidrarias com líquido transparente com plantas com raízes
Adquirir produtos biológicos de qualidade e procedência é importante para os bons resultados na aplicação.

Outra dica é utilizar equipamentos adequados para fazer a aplicação, de forma que o produto seja distribuído de maneira adequada por toda a área. Por fim, é importante manter os equipamentos limpos e em boas condições de funcionamento para evitar problemas com a qualidade da aplicação.

E então? Gostou desse conteúdo? Aproveite e leia também nosso post sobre tecnologias embarcadas em semeadoras, pulverizadores e colhedoras. Boa leitura!

Post Relacionado