Precisão na pulverização: importância e vantagens

Precisão na pulverização: importância e vantagens

A pulverização agrícola é uma operação imprescindível para quem deseja aumentar a produtividade da lavoura, uma vez que os defensivos utilizados nesses processos protegem as plantações de grandes prejuízos causados por fungos, insetos e plantas daninhas.

No entanto, há uma questão que foge ao conhecimento de muitos agricultores. A pulverização convencional pode ocasionar gastos desnecessários ao negócio, tendo em vista que aumenta as despesas com produtos e materiais, bem como toma bastante tempo do agricultor.

Por isso, é necessário encontrar uma maneira de atingir o local exato com a pulverização, objetivando reduzir o desperdício e otimizar o processo.

Ao longo desse artigo, abordaremos a importância da pulverização e sua precisão, o que é a pulverização de precisão e quais as suas vantagens. Continue lendo e entenda mais.

A importância da pulverização

O uso de defensivos agrícolas é essencial para a produção, principalmente em grande escala. Isso porque esses produtos cuidam da saúde das plantas, impedindo ou reduzindo a invasão de pragas, doenças e plantas daninhas.

Pulverizador automotriz de cor alaranjada em campo de soja.
A aplicação de defensivos é uma forma de manter a saúde da lavoura.

Porém, alguns produtores ainda consideram essa etapa dispensável, pois não têm conhecimento dos riscos de se ignorar essa operação, trazendo enormes prejuízos à produção.

Outros produtores entendem que uma boa aplicação é pulverizar grandes volumes de calda com o objetivo de molhar completamente as plantas e escorrer o produto no solo. No entanto, essa ideia de “quanto mais melhor” tem ficado para trás com o surgimento de novas tecnologias e práticas de agricultura de precisão.

Como dissemos, a aplicação correta de herbicidas, fungicidas e inseticidas é fundamental para o controle de pragas, mofo, ferrugem, fungos e plantas daninhas. Justamente por isso, a pulverização é uma etapa imprescindível.

Leia também: Tecnologias embarcadas em semeadoras, pulverizadores e colhedoras.

A importância da precisão nas culturas

A pulverização tradicional pode fazer com que o produtor gaste muito mais do que o necessário para essa operação. Isso acontece por várias razões, como: uso de produtos incorretos, desgaste nos bicos e, principalmente, devido à aplicação homogênea de produto em toda área, inclusive em locais em que não há necessidade de pulverização.

As novas tecnologias presentes no mercado vêm chamando a atenção de quem busca soluções inteligentes para o campo. Por meio delas, o agricultor consegue aplicar o produto correto, de maneira localizada ou em taxa variável, e com maior precisão.

Utilizando-se machine learning, é possível diferenciar as plantas daninhas da cultura comercial, permitindo direcionar a aplicação do defensivo para o local exato.

A pulverização de precisão

Há diversos fatores que influenciam na pulverização. Alguns deles não são passíveis de controle, como a temperatura, a umidade, o vento e a pluviosidade (ou seja, as condições climáticas) e o estande de plantas daninhas. Existem também os fatores controláveis, por exemplo: a vazão, a pressão, o tamanho da gota, a cobertura pretendida e a dosagem do produto.

A precisão na pulverização pode ser realizada de duas maneiras: aplicação localizada e em taxa variável.

No método de aplicação localizada, apenas o alvo é atingido. Utiliza-se uma automação com sensores ópticos ativos e visão artificial que detectam a planta daninha por um padrão de reflectância, momento em que o sistema aplica o defensivo no local exato da ocorrência na planta.

Quanto à tecnologia aplicada em taxa variável, as aplicações são realizadas com base em um mapa de prescrição contendo a localização prévia dos alvos. As informações sobre a localização dos alvos são georreferenciadas e os dados são processados em softwares GIS, nos quais são elaborados os mapas de aplicação.

Nesse modo de aplicação, a variação das doses de herbicidas é feita por meio da variação de pressão no sistema de pulverização, a partir de bicos com válvulas solenoides que controlam a quantidade de calda aplicada em cada local, pulverizando a dose determinada para cada setor indicado no mapa. Esse sistema é responsável por modificar o tamanho das gotas nos bicos.

As práticas de pulverização com precisão podem reduzir em até 90% o uso de produtos químicos nas aplicações.

Bicos de pulverização em barra de pulverizador autopropelido.
A precisão na pulverização reduz gastos com insumos, podendo chegar a até 90% de economia para o produtor.

Assim sendo, a pulverização de precisão ou pulverização direcionada, aplica defensivos agrícolas a partir de informações do alvo, como: tamanho, forma, estrutura, dentre outras. Assim, realiza-se uma aplicação mais eficiente na área, mantendo a eficácia na prevenção de perdas de colheitas.

Veja também: Pulverização eletrostática, conheça a técnica.

Vantagens da pulverização de precisão

Considerando tudo o que vimos até aqui, podemos apontar algumas vantagens da pulverização de precisão:

– Menor desperdício;

– Melhor uso do tempo de trabalho;

– Redução de custos;

– Maior assertividade;

– Diminuição de perdas na colheita;

– Aumento da sustentabilidade.

Assim sendo, pulverizadores e ferramentas inteligentes vão surgindo para aumentar o desempenho da pulverização.

Veja no vídeo abaixo, uma explicação sobre a tecnologia PWM, que melhora a performance do espectro de gota e aumenta a precisão na pulverização:

Fonte: O Presente Rural.

Conclusão

A pulverização na agricultura é um método de aplicação de produtos químicos de controle de pragas, doenças e plantas daninhas. Existem diversas formas de realizá-la, mas muitos agricultores ainda têm perdas por não se atentarem às soluções disponíveis no mercado.

A precisão na pulverização pode ajudar a resolver problemas de superdosagem e subdosagem, aplicando defensivos de maneira muito mais eficiente e mantendo a sua eficácia em proteger as culturas.

Novas tecnologias estão constantemente surgindo no mercado, como: sensores ultrassônicos e de câmera, sensores de scanner a laser e diversos outros sistemas. Há sensores, inclusive, que permitem detectar as plantas daninhas, monitorar o estresse de culturas e até mesmo prever o seu rendimento.

E o que podemos esperar para o futuro? A pulverização de precisão muito provavelmente focará em integrar conjuntos de sistemas robóticos guiados por inteligência artificial para garantir que a aplicação seja feita na dose e no local corretos.

Trata-se de uma forma de reduzir o uso excessivo de defensivos em pulverizadores convencionais, tornando o agronegócio mais econômico e ambientalmente mais correto e sustentável.

E então, gostou desse conteúdo? Aproveite e acesse também o nosso post sobre sensoriamento remoto no monitoramento de doenças na agricultura. Boa leitura!

Post Relacionado