Retroescavadeira: conheça as principais características

Retroescavadeira: conheça as principais características

A retroescavadeira é uma das máquinas mais utilizadas no setor agrícola. Dessa maneira, conhecer suas características é importante para obter o melhor desempenho desse equipamento.

Sendo assim, com diversas funções que abrangem desde a escavação até o carregamento de materiais, a retroescavadeira permite ao produtor rural realizar uma variedade de tarefas no dia a dia.

Essa máquina pode ser uma solução ágil e multifuncional, facilitando o trabalho e aumentando a produtividade.

Neste post, vamos falar mais sobre a retroescavadeira, seus componentes, quais funções pode desempenhar, as vantagens do seu uso e quais fatores considerar ao adquirir uma. Aproveite!

O que é uma retroescavadeira?

A retroescavadeira é uma máquina de terraplenagem que apresenta uma pá carregadeira em sua parte frontal e uma concha na parte traseira.

Por ser compacta, pode ser utilizada visando diversas atividades, como construção, demolição, transporte de materiais, escavações, paisagismo, entre outras.

Retroescavadeira trabalhando no campo
A retroescavadeira possui uma série de utilidades para o trabalho no campo e na cidade.

No mercado, é possível encontrar dois tipos de retroescavadeiras: as traçadas e as simples.

As traçadas apresentam tração nas rodas. Elas são mais indicadas em obras em solo instável. Por sua vez, as simples são indicadas para solos estáveis ou pavimento.

Principais componentes

Um dos principais itens da retroescavadeira é a caçamba, que pode ser dianteira ou traseira.

A dianteira é usada nas tarefas de retirar entulhos, carregar caminhões ou terraplenar. Já a traseira funciona com objetivo de demolir colunas ou escavar valas e buracos.

Além da caçamba, a concha é um elemento indispensável à escavação e coleta de materiais. Sua estrutura é feita de aço e apresenta uma lâmina nas extremidades.

Detalhe da concha da retroescavadeira
A retroescavadeira é usada, por exemplo, na operação de nivelar terrenos.

A lâmina facilita o corte do solo, auxiliando na preparação do terreno e terraplenagem. Vale lembrar que as lâminas precisam de manutenção visando seu efetivo funcionamento.

Desse modo, os dentes também são importantes ao equipamento, pois cortam e carregam pedras, terra e até mesmo minério. Assim, precisam ser fortes e resistentes para realizar a tarefa de forma efetiva.

Funções da retroescavadeira

Com diversos implementos disponíveis, essa máquina apresenta possibilidades de aplicação extremamente flexíveis, afinal cumpre variados papéis em um único local.

Entre eles, é possível destacar:

  • Nivelamento de terrenos;
  • Terraplenagem;
  • Carregamento de terra;
  • Escavação;
  • Remoção de resíduos.

No vídeo abaixo, veja a operação de uma retroescavadeira em açude com água:

Fonte: Saulo Máquinas Pesadas.

Vantagens da retroescavadeira

Com tantas utilidades e características, ao contar com a retroescavadeira é possível reduzir gastos. Isso porque, na maioria dos casos, apenas essa máquina basta para realizar o trabalho completo em sua propriedade rural.

Outro benefício é a facilidade no transporte. Seja em terrenos planos ou de difícil acesso, a mobilidade desse equipamento é muito fácil.

Ou seja, a principal vantagem dessa máquina é a multifuncionalidade. Suas diversas possibilidades de uso e praticidade são características fundamentais que fazem as retroescavadeiras terem destaque no mercado.

Seja para escavação, alimentação de equipamentos de construção, pavimentação ou transporte de algum material, essa máquina é a solução ideal.

Ademais, a retroescavadeira também é um meio mais confortável e seguro para realização do trabalho, permitindo maior agilidade ao operador.

Cabine de segurança do operador de retroescavadeira
A retroescavadeira possui uma cabine para o operador trabalhar em segurança.

Como escolher uma retroescavadeira

Depois que analisar todas as características e vantagens de uma retroescavadeira, vem mais uma etapa importante: como escolher o melhor equipamento.

Uma escolha bem-sucedida deve considerar fatores como o volume dos materiais a serem movimentados e as expectativas com relação à produtividade.

Dessa forma, as principais diferenças entre os modelos dizem respeito à potência, variando de 40 Hp a 110 Hp, profundidade de escavação e ao peso operacional máximo.

Retroescavadeira em operação
A potência e a finalidade são alguns dos detalhes importantes visando definir o modelo de uma retroescavadeira.

Além disso, um ponto importante na escolha do modelo e da marca da retroescavadeira é a assistência pós-venda prestada pelo fabricante ou pelo seu representante local.

“Um bom serviço pós-venda, com profissionalismo, preços adequados e rapidez fazem toda a diferença”, afirma Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).

Tanto que a entidade realiza o concurso “Destaque Pós-Venda” visando incentivar o aprimoramento desse serviço entre as empresas do setor.

Aliás, ele ressalta que na hora de comprar essa máquina, é preciso avaliar o ciclo de vida do equipamento, incluindo valor de aquisição, custo operacional das peças e do combustível, prazo de entrega, linhas de financiamento, atendimento pós-venda e o valor e facilidade de revenda.

“O ideal é buscar o melhor, não o menor preço. Afinal, nem sempre o valor de aquisição mais baixo garante bom negócio e o retorno esperado”, observa Paulo Oscar Auler Neto.

Portanto, nesse artigo procuramos apresentar a retroescavadeira, suas funcionalidades, vantagens e os fatores a considerar ao escolher a mais adequada para você. Se quiser continuar lendo sobre esse assunto, acesse também o nosso post sobre máquinas pesadas. Boa leitura!

Post Relacionado