Máquinas pesadas: veja como escolher a ideal

Máquinas pesadas: veja como escolher a ideal

Normalmente, as máquinas pesadas são associadas à construção civil. No entanto, algumas delas também são bastante úteis para as fazendas. Elas ajudam a aumentar a produtividade e a agilizar o trabalho no campo.

Mais do que isso, fazem parte das tendências tecnológicas no agronegócio. Afinal, seu uso é reinventado para resolver problemas do campo e encontrar soluções criativas e inovadoras. Desse modo, as atividades repetitivas são automatizadas e executadas em menos tempo.

A questão é: como usar as máquinas pesadas no agronegócio? De que forma elas auxiliam o dia a dia? Vamos explicar melhor neste artigo. Confira!

Por que usar máquinas pesadas na fazenda?

Até alguns anos atrás, o homem do campo tinha que fazer a maior parte de suas atividades de maneira manual. O trabalho era difícil e, muitas vezes, desgastante. Além disso, havia uma perda muito grande de alimentos, que impactava a produtividade e o lucro alcançado pelo produtor.

Com a implementação de máquinas, pesadas ou não, as atividades se tornaram mais fáceis. Em vez de pegar a enxada, arar a terra, prepará-la e distribuir as sementes no solo, todas essas tarefas foram automatizadas e o trabalho que levava dias passou a demorar apenas algumas horas.

De maneira mais recente, a agricultura 4.0, que vai além da mecanização, permitiu aliar a tradição rural à tecnologia de ponta. A partir das novas tecnologias, é possível aproveitar ao máximo os recursos e evitar desperdícios.

Com a agricultura de precisão, por exemplo, fica mais fácil fazer a pulverização das plantações de maneira acertada, vigiar a lavoura e/ou os animais, monitorar desmatamentos, etc. Com isso, os resultados do campo foram melhorando.

Trator agrícola com kit de ferramentas tecnológicas
O uso de ferramentas tecnológicas em máquinas agrícolas permite maior controle e precisão das operações, levando a um aumento de produtividade.

Para ter uma ideia, a produção das atividades agropecuários alcançou R$ 465,5 bilhões em 2017. Do total, 66,2% foram relativos à parte vegetal e 33,8% à animal. O resultado foi maior que os do Censo Agropecuário de anos anteriores, mas a área permaneceu praticamente igual.

Um exemplo é o rendimento do algodão herbáceo. Por hectare plantado, chegou a 4,1 mil em 2017, sendo que era de 2,9 mil em 2006. A soja foi de 2,5 mil para 3,3 mil no mesmo período. Por sua vez, o número de vacas ordenhadas caiu de 12,7 milhões para 11,5 milhões, mas a produtividade do leite subiu de 1,6 mil para 2,6 mil litros por animal por ano.

Auxílio da tecnologia a favor das máquinas pesadas

Para obter os resultados apresentados, foi necessário investir em tecnologia. A afirmação é do gerente do Censo Agropecuário 2017, do IBGE, Antônio Florido. Segundo ele, a irrigação cresceu 48% e atinge 10% das fazendas. O plantio direto — que permite maximizar a produção durante o ano — cresceu 85% em área utilizada.

A mecanização, portanto, está mais presente. O número de tratores, por exemplo, aumentou praticamente 50%, chegando a mais de 1,2 milhão de equipamentos. O uso de colheitadeiras cresceu cerca de 48%, e das adubadeiras mais de 70%.

Todos esses dados demonstram que a tecnologia traz eficiência ao campo e aumenta a produtividade. Ao mesmo tempo, há redução de erros e o alcance de outros benefícios, como veremos ao longo do post.

Quais são as funcionalidades das máquinas pesadas no campo?

As máquinas pesadas são relevantes para o processo produtivo, oferecendo várias funcionalidades. Elas contribuem para:

  • arar o solo, diminuindo os trabalhos manuais e de tração animal, que levam mais tempo;
  • fazer a colheita dos diversos tipos de grãos e cereais, com a separação automática e a limpeza das sementes para simplificar o manejo;
  • abrir espaços no solo para distribuir as sementes e depositar a quantia necessária;
  • controlar as pragas mais comuns, ao mesmo tempo que favorecem a dosagem da aplicação de fertilizantes ou defensivos agrícolas.
Máquinas pesadas em campo, realizando operação de pulverização
Além de diminuir o tempo gasto com grandes operações agrícolas, as máquinas pesadas permitem um maior controle e precisão no uso de defensivos.

Tudo isso se reflete em benefícios, como:

  • aumento da produtividade;
  • maior eficiência, por exemplo, pela utilização de máquinas que fazem o depósito mais proveitoso de defensivos agrícolas;
  • diminuição de falhas que comprometem os resultados, por exemplo, fertilizantes em quantidade inadequada;
  • redução dos riscos, por ter mais precisão nas informações e tomar decisões mais acertadas do momento certo de plantio, por exemplo;
  • elevação da qualidade ao escolher os melhores frutos e grãos para a colheita e tornar o produto final mais puro;
  • controle das fases produtivas, que permite refinar o manejo para obter o aproveitamento máximo;
  • inovação, com a atualização constante e a adoção de práticas mais modernas na agricultura.

Quais tipos de máquinas pesadas podem ser usadas no campo?

Definir o equipamento pesado certo para usar na sua produção é um fator crucial para o sucesso. Apenas colocar uma máquina no campo é insuficiente. Se elas forem inadequadas, o retorno obtido será baixo e poderá oferecer problemas.

Por isso, antes de comprar uma máquina da construção civil, é importante pensar sobre sua função e suas capacidades, bem como nas melhores maneiras de utilizá-la. Desse modo, é possível alcançar melhores resultados.

De toda forma, é uma boa alternativa considerar essa possibilidade. Inclusive, dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) mostram que até 2016, a agricultura era responsável por 7% das vendas de equipamentos pesados no Brasil. Em 2017, já chegou a 12%.

Para facilitar essa análise, a seguir apresentamos algumas opções, com suas características. Acompanhe!

Retroescavadeira

É uma máquina pesada com diferentes aplicações para a área agrícola. Por isso, tem o apelido de “canivete suíço”, já que é bastante versátil. No campo, é utilizada para aumentar a produtividade devido à rapidez no giro, economia e fácil operação.

De maneira mais prática, as retroescavadeiras auxiliam na abertura de valas e elevação de cargas. De modo mais abrangente, contribui para a realização de tarefas em canteiros de obra e na parte de limpeza.

Escavadeira

Foca em trabalhos de escavação, remoção de solo e entulho, carregamento de caminhão, desobstrução de canais fluviais, perfuração e outras atividades. É utilizada mais nas usinas canavieiras para formar curvas de nível, limpar rios e mananciais, e preparar o solo.

Pá carregadeira

É um equipamento usado nas obras para carregar o material nos caminhões. Leva resíduos de demolição, terra escavada, matérias-primas e mais. Na lavoura, é bastante utilizada para a cana-de-açúcar. Ela transporta o bagacinho, como é chamado o pó da moedura usado para gerar energia elétrica. A pá carregadeira também pode ser usada para:

  • realizar as curvas de nível na propriedade;
  • padronizar o tamanho dos talhões;
  • fazer a largura dos carreadores;
  • especificar as áreas de carregamento;
  • limpar estradas;
  • construir barragens;
  • abastecer silos.

Existem ainda as minicarregadeiras. Elas são mais usadas em granjas e fazendas para manipular ou limpar materiais, como sementes e ração.

Motoniveladora

Realiza a terraplanagem do solo. Como faz essa nivelação, é usada no preparo do terreno para a semeadura, o que leva a aumento da produtividade. Porém, o equipamento é versátil e também contribui para a abertura e a manutenção de estradas.

Pulverizador

É bastante comum e acompanha todo o ciclo da cultura, porque ajuda a evitar pragas. Os modelos mais recentes permitem otimizar o processo de pulverização para evitar o desperdício.

Trator

É um dos mais tradicionais veículos agrícolas e é bastante versátil. Permite realizar uma grande quantidade de trabalhos, como escavação, remoção de solo fraco, terraplanagem e outras atividades.

Como escolher a sua máquina pesada para otimizar os processos do campo?

As máquinas pesadas são importantes para a lavoura, mas é necessário ter cuidado na hora de escolher a melhor. O ideal é focar nas suas demandas atuais para determinar as mais indicadas. Veja algumas dicas para facilitar a sua decisão.

Avalie a potência e a economia

A diversidade de máquinas e equipamentos pesados, assim como de marcas, faz com que existam diferenças significativas de um modelo para outro. O ideal é conferir a potência e a economia, a fim de fazer uma correlação que vise ao melhor custo-benefício.

Escolha máquinas com torque e potência adequados para várias atividades. Desse modo, há mais autonomia no campo e aumento da produtividade.

Confira o sistema de locomoção

As máquinas podem trabalhar com pneus ou esteira. Os primeiros têm menos contato com o solo, mas oferecem mais pressão. Os segundos reduzem a força de compactação e são mais estáveis. A depender da condição do terreno, é melhor optar pela última alternativa.

Trator agrícola com rodado tipo esteira em campo
Tratores de esteira são mais adequados para uso em terrenos arenosos, escorregadios ou alagados, como plantação de arroz, por exemplo.

Confira a facilidade de manutenção

Os equipamentos precisam passar por manutenções preventivas. No entanto, ela deve ser fácil e rápida para evitar interrupções frequentes ao trabalho. Avalie ainda o custo desse processo. Assim, você verifica o mais indicado para a sua fazenda.

Entenda as necessidades da lavoura

As várias culturas têm demandas diversas, que precisam ser consideradas antes de você decidir a melhor máquina. Confira o tipo e o porte da lavoura, as condições do terreno e seu potencial econômico.

Ao seguir essas dicas, você alinha as qualificações do equipamento às necessidades do terreno para definir qual deles é o melhor. Assim, as máquinas pesadas trabalham a seu favor e permitem aumentar a sua produtividade.

Achou interessante e quer conhecer alguns tipos de máquinas pesadas que podem ser usadas na sua lavoura? Veja alguns modelos de equipamentos e faça bons negócios no marketplace da MF Rural. É só acessar o site e conferir as possibilidades.

Post Relacionado