Maxixe: descubra seus benefícios e como plantar em casa

Maxixe: descubra seus benefícios e como plantar em casa

O maxixe é uma planta bastante conhecida, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Essa hortaliça é usada no preparo de carnes, temperos e outros pratos. Ademais, traz vários benefícios à nossa saúde.

Neste artigo, iremos apresentar informações sobre como plantar maxixe em casa, inclusive no vaso, como utilizá-lo na culinária e, conforme citamos acima, mostrar os principais benefícios ao nosso corpo. Boa leitura!

Afinal, o que é o maxixe?

O maxixe é uma planta originária da África, cujo nome científico é Cucumis anguria. Ela é de clima quente, pode ser trepadeira ou rasteira e é colhido anualmente.

O fruto tem a casca na cor verde, formato oval e podem ser encontrados espinhos curtos, moles e sem pontas. As sementes são achatadas.

No Brasil, foi introduzido pelos escravos africanos. É muito utilizado na culinária popular das regiões Nordeste e Norte, primordialmente na forma de ensopados, moquecas e cozidos. Mas, pode ser também recheado, como na culinária de origem árabe.

Ficou interessado em cultivar essa planta em casa e experimentá-la nos seus pratos? Confira a seguir como plantá-la.

Leia também: Batata-doce: saiba como plantar e quais seus benefícios.

Como plantar o maxixe

O primeiro passo é conseguir o vaso para comportar a planta. Assim, esse recipiente deverá ser furado na parte inferior para que a água possa escorrer e o maxixe não fique encharcado a cada irrigação.

A forma perfeita de plantar o maxixe é optando por vasos de argila, porque os recipientes feitos de plásticos não conseguem realizar o processo de troca de gases entre as raízes e o ambiente.

Com o propósito de o plantio dar certo, coloque uma camada de brita no fundo desse vaso, o que vai ajudar no escoamento de água. Em seguida, é necessário que a adubação seja realizada com esterco curtido, composto orgânico, húmus de minhoca ou adubo químico. Para mais informações, confira nosso post sobre como fazer substrato para plantas.

Adicione então o solo adubado e coloque as sementes dessa hortaliça. Não deixe de cobrir o espaço restante com terra e regue bastante a planta.

Fruto de maxixe partido ao meio
O maxixe pode ser plantado em áreas extensas ou até mesmo em casa. O cultivo é relativamente simples.

Dicas para fazer a planta crescer forte

Contudo, não basta colocar as sementes de maxixe no vaso, também faz parte do processo cuidar bem da planta com intuito que ela cresça forte e que os frutos possam ser colhidos.

Confira as dicas:

  • Coloque o vaso em um ambiente que tenha iluminação solar direta. A planta precisa aproveitar o sol entre 4 e 6 horas todos os dias. É recomendado que seja o sol da manhã;
  • Adube o maxixe a cada 20 dias, utilizando húmus, esterco ou farinha de ossos.

Quando é o momento ideal para colher os frutos?

Tradicionalmente, a colheita do maxixe vai começar entre 50 e 80 dias após ter realizado o plantio, todavia, depende bastante da situação de cultivo.

A colheita dos frutos destinados para consumo cru, deverá ser realizada antes do desenvolvimento das sementes, ou seja, quando ainda se encontram novos.

Maço de maxixe, características do fruto
Os frutos do maxixe estarão prontos para serem colhidos em no máximo três meses.

Porém, para outras maneiras de consumo, o maxixe pode ser apanhado quando estiver bastante desenvolvido. O tamanho perfeito desses frutos acaba variando, entre 3 e 7 centímetros de comprimento.

Uso do maxixe na culinária

Feita a colheita, vem a etapa que inegavelmente todos estão esperando: como usar o fruto nas suas refeições. Existem algumas dicas interessantes. Confira:

  • No caso de pratos cozidos ou ensopados, acrescente os maxixes no final, para evitar cozimento excessivo;
  • Temperos que podem ser usados: sal, azeite, limão, cebolinha e pimenta;
  • O maxixe fica delicioso quando cozido no caldo de feijão e em sopas.

Mas, além do fruto, as folhas também são comestíveis. As pequenas são mais tenras. O ideal é refogá-las por cerca de 10 minutos (têm sabor similar ao do espinafre) ou então podem ser cozidas em vapor por 10 a 15 minutos.

Ademais, podem ser utilizadas em saladas, recheio de massas de pastel e calzone, em quiches ou ainda adicionadas a sopas e caldos.

Confira no vídeo uma receita simples de como fazer o maxixe refogado:

Fonte: Gabriela Zamboni.

Benefícios do maxixe

O maxixe é uma planta bastante benéfica ao nosso organismo. Aliás, é rico em zinco, mineral importante para o bom funcionamento de todos os tecidos do corpo e para o metabolismo do açúcar e de proteínas.

Veja os principais benefícios:

  • Equilibra colesterol ruim;
  • Elimina o cálculo renal;
  • Evita inflamação nos rins;
  • Acaba com a anemia;
  • Previne doenças na próstata;
  • Ajuda no processo de cicatrização.

Enfim, viu só como plantar maxixe é muito simples? Desfrute do seu sabor utilizando-o na culinária e aproveite seus benefícios.

Confira também nosso artigo que mostra como plantar temperos em vasos. Boa leitura!

Post Relacionado

Como plantar tomate-cereja

Como plantar tomate-cereja

Apesar de os tomates Salada Longa Vida e Italiano dominarem o mercado brasileiro, o tomate-cereja está ganhando cada vez mais…