Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo lança Via Rápida Emprego Rural

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo lança Via Rápida Emprego Rural

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SDECTI), Vinícius Camarinha, lançou o Programa Via Rápida Emprego Rural que tem como principal objetivo qualificar mão de obra para atender o agronegócio, focado principalmente no interior do Estado.

O programa, nova modalidade dentro do Via Rápida Emprego, é uma forma de estimular o agronegócio, responsável por grande parte do desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo. A partir de 2019 a população do Estado terá à disposição três cursos na modalidade rural:  Mecânico em Trator, Operador de Drone e Técnico em Agricultura Familiar. Todos terão carga horária de 100 horas.

SOBRE O PROGRAMA

O Via Rápida Emprego (www.viarapida.sp.gov.br) é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo.

O programa oferece mais de 200 modalidades de cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria e agora também rural, com duração de 30 a 90 dias, dependendo do tipo de ocupação. As aulas são ministradas de segunda a sexta em 28 unidades móveis (carretas) e também em salas descentralizadas que são estruturadas com laboratórios e espaços adequados para a qualificação do trabalhador.

Os cursos são disponibilizados de acordo com as necessidades regionais, identificadas com base no sistema de levantamento desenvolvido pela Secretaria, que considera indicadores populacionais, de atividade econômica dos municípios, da movimentação de trabalhadores do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), entre outros. O programa já atendeu mais de 300 mil pessoas.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Via Rápida. Os candidatos que não possuem acesso à internet podem efetuar a inscrição por meio dos computadores disponíveis nos 837 postos do Acessa SP, espalhados pelo Estado, ou no Poupatempo.

A seguir, algumas perguntas ao secretário Vinicius Camarinha

Como surgiu a ideia de montar o Via Rápida Emprego Rural?

O Via Rápida Emprego Rural nasceu da necessidade de qualificar uma mão de obra importante que é a do agronegócio e atender as pequenas cidades com cursos modernos. Os interessados terão a disposição três cursos: operador de drone, mecânico em trator e técnico em gestão familiar. A pedido do governador Márcio França vamos deixar tudo encaminhado para que o programa seja implementado no ano que vem.

Vinícius Camarinha, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

O programa Via Rápida Emprego Rural terá inicio em 2019 correto? A secretaria de Desenvolvimento já sabe quais serão os primeiros municípios atendidos pelo programa?

Para o programa entrar em vigor depende da análise da Assembleia Legislativa. Isso porque é necessário que se faça uma alteração na lei que cuida do Programa Via Rápida para que seja criada a modalidade rural. A proposta de alteração da legislação (Lei nº 16.079, de 22 de dezembro de 2015) será enviada a Assembleia na próxima semana. A alteração pretendida deve-se ao fato de que o número de pessoas empregadas no campo no Brasil vem diminuindo em consequência da mecanização e do uso de novas tecnologias. Há falta de mão de obra especializada para atuar nas diversas produções rurais.

Assim como nos outros programas do Via Rápida, assim que a modalidade rural estiver criada as prefeituras interessadas devem encaminhar ofício a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação solicitando o curso pretendido.

Esse programa é por tempo indeterminado ou não?

Vamos deixar tudo programado para o próximo ano. A implantação vai depender do desejo do próximo governo, mas esperamos que o programa seja mantido.

Fonte: Jornal Sudoeste Paulista e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

Post Relacionado