Agricultura 4.0: entenda como ela impacta no campo

Agricultura 4.0: entenda como ela impacta no campo

A tecnologia está evoluindo com uma velocidade impressionante, o que traz diversas consequências para os mais variados setores.

No mercado, a tecnologia gera mudanças na maneira como as atividades são realizadas. Especificamente o agronegócio é muito afetado pela agricultura 4.0, que muda a maneira como as operações são realizadas no campo, se tornando mais eficientes e rápidas, permitindo que o agronegócio seja ainda melhor.

Por isso, iremos abordar nesse artigo o que é a agricultura 4.0 e como ela impacta o campo. Confira!

O que é a agricultura 4.0?

Para começar, é preciso entender o que é esse conceito. A agricultura 4.0 reflete a utilização de um conjunto de tecnologias em campo, com equipamentos e softwares, aliados à técnicas específicas, para gerenciar as atividades agrícolas, tornando as operações mais eficientes.

Esse termo está ligado à conhecida Agricultura de Precisão porém, enquanto a AP busca otimizar a produção com maior precisão nas operações, a Agricultura 4.0 tem por objetivo abranger diversas etapas do trabalho como a gestão, pré e pós-produção, como aplicativos para compras e controle de insumos para a propriedade.

A tecnologia no agronegócio sempre teve como foco, formas de facilitar a vida do trabalhador rural. A agricultura 4.0 é um reflexo da Indústria 4.0, e um processo natural de evolução, que usa essas ferramentas para melhorar os processos. Um dos principais insumos agrícolas modernos que ganharam muita importância é a própria informação.

Imagem conceito de agricultura 4.0
A conectividade é a base e um dos maiores desafios da agricultura 4.0.

O uso de informação

A tecnologia, naturalmente, traz diversas mudanças no campo e, com isso, novas formas de tomadas de decisão e de gerenciamento do agronegócio.

Além de a produção ser feita com novas técnicas e métodos, existe uma profissionalização maior da atividade, com uma gestão mais focada no uso de dados.

Para complementar o impacto, a sustentabilidade é um assunto cada vez mais importante para a população, e as empresas e produtores que abraçam essa causa têm muito mais sucesso.

Mas, na prática, quais são as atividades que começam a ser realizadas com a agricultura 4.0?

A agricultura 4.0 na prática

Para responder essa pergunta, vamos ver alguns exemplos de como a agricultura 4.0 pode ser usada na prática para tornar a vida do produtor ainda melhor.

Análise do clima

Evidentemente, a agricultura e o seu sucesso depende muito do clima. Por isso, uma ferramenta muito comum é o uso de análise climática através de estações meteorológicas instaladas na própria fazenda para avaliar o risco de perdas por conta de problemas climáticos.

Uso de drones

Os drones são um excelente equipamento que tem muita utilidade e praticidade para os proprietários rurais.

Eles podem cobrir toda a área cultivada e capturar imagens para detectar quaisquer problemas na plantação. Assim, fica muito mais fácil monitorar a propriedade.

Homem controlando drone em cima da plantação
Por meio do uso de drones é possível realizar um monitoramento mais detalhado da lavoura.

GNSS

O Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) refere-se à constelação de satélites que possibilita o posicionamento em tempo real dos objetos, bem como a navegação em terra. É popularmente conhecido como GPS, porém a sigla GPS refere-se apenas ao sistema norte-americano de satélites.

Os sistemas mais utilizados hoje, além do GPS, são o GLONASS (russo) e o GALILEO (europeu). Esses sitemas têm diversas utilidades para uma propriedade agrícola. É com essas ferramentas que as máquinas podem trabalhar de forma automatizada.

Por meio desse sistema, é possível realizar um melhor planejamento agrícola, com todas as operações ocorrendo de forma mais rápida e precisa. A precisão das operações vai desde a coleta de solo para análise, passando pelo plantio, pulverização até a colheita.

Caso a fazenda tenha animais, o GPS pode garantir a sua localização a cada momento, evitando que eles se percam e ainda ajudando a garantir que eles irão fazer os exercícios adequados.

Sensores

Diversos sensores podem ser instalados por toda a propriedade, para colher informações como a temperatura, a umidade relativa do ar, condições do solo e vários outros. Existem também sensores que podem medir a saúde das plantas e garantir que o seu estádio de desenvolvimento está adequado.

Com essas informações em tempo real, o produtor pode tomar decisões mais assertivas e em tempo hábil, de modo a não causar maiores danos à cultura.

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT) é a tecnologia que conecta equipamentos e objetos por meio de dispositivos incorporados, interconectados via softwares e sensores que trocam dados entre si.

Com IoT na agricultura é possível aplicar irrigação inteligente na lavoura, controlar pragas e doenças com maior agilidade e praticidade por meio de mapas de biomassa como mapas NDVI e NDRE, por exemplo, entre outras ações que podem ser tomadas pelo produtor com base nos dados gerados frequentemente de forma detalhada pelo sistema.

Biotecnologia

A tecnologia também afeta a biologia das próprias plantas e animais. Cada vez mais conhecemos sobre eles, e com isso somos capazes de produzir melhores insumos para a produção agrícola e para a criação dos animais.

Novos fertilizantes são usados para facilitar a plantação e novas rações são descobertas que ajudam no crescimento mais rápido e saudável dos animais.

Planta jovem é examinada em laboratório
A biotecnologia é aliada da Agricultura 4.0

SIG (Sistema de Informação Geográfico)

O SIG é um software utilizado para análise de dados geográficos da propriedade e para georreferenciamento e mapeamento em que é possível gerar mapas da área monitorada, identificando possíveis ataques de pragas ou doenças e assim otimizar a aplicação de insumos nos pontos afetados.

Blockchain

O blockchain permite o registro de todas as informações da cadeia de suprimentos, o que quer dizer que não só os processos relacionados à produção permitem rastreabilidade por dados, mas também tudo o que envolve o processamento, armazenamento e distribuição final.

Além da rastreabilidade, essa tecnologia permite maior segurança nas negociações digitais, que estão cada vez mais presentes no dia a dia do produtor.

Software de gestão agrícola

Com plataformas de agricultura digital é possível criar integração e processamento de dados da propriedade, otimizando a gestão da fazenda e facilitando as tomadas de decisão em todas as operações.

Por que a agricultura 4.0 é tão importante?

A agricultura 4.0 é de extrema importância pois apresenta novas oportunidades para os produtores rurais, além de trazer diversos benefícios. O agronegócio também precisa fazer o máximo possível para inovar e continuar crescendo.

A tecnologia permite que a produção seja feita de forma muito mais produtiva. Automatizando grande parte das atividades e modernizando outras, ganha-se em produtividade e agilidade que permitem que o resultado das operações seja muito melhor.

Um excelente complemento a isso é a quantidade de informações que os produtores passam a ter à sua disposição. Você passa a ter dados para monitorar a produção praticamente em tempo real, aumentando o controle da área e permitindo uma tomada de decisão ainda mais veloz.

Com isso, problemas podem ser resolvidos mais facilmente e encontrar oportunidades para melhorar também é muito mais frequente.

A união de ambas as características resulta em dois benefícios principais. Primeiramente, os desperdícios gerais são muito reduzidos, significando que não é necessário usar recursos de forma repetida, desnecessariamente.

A segunda é a reunião de todas as anteriores. Os recursos são melhor usados, fazendo com que haja uma redução de custos gerais na propriedade e no negócio como um todo.

A influência positiva é tanto no dia a dia como no aspecto mais amplo do agronegócio.

Veja no vídeo abaixo, um pouco mais sobre esse conceito de agricultura 4.0:

Fonte: MultiTV.

O próximo passo

Esses são apenas alguns exemplos de como a agricultura 4.0 ajuda e impacta positivamente a vida do produtor no campo.

Ela está em constante evolução, por isso, o profissional do agronegócio precisa sempre se manter atualizado nas melhores formas de evoluir a sua propriedade e buscar resultados mais positivos.

É importante investir em profissionais adequados e qualificados para usar a tecnologia, visto que é preciso ter conhecimentos específicos para obter os resultados desejados.

Conclusão

A Agricultura 4.0 é uma forma de melhorar e otimizar as operações dentro e fora da propriedade, podendo ser uma excelente ferramenta de análise e controle dos processos.

Acompanhando o nosso blog e acessando o nosso site, você pode estar ainda mais conectado à agricultura 4.0.

No blog, você se mantém atualizado com as novas tecnologias e os novos métodos de produção.

No site, você encontra tudo que precisa para implementar as melhores soluções do agronegócio.

Gostou desse conteúdo? Aproveite e leia também nosso artigo sobre agritechs: o que são e como podem beneficiar a produção agrícola.

Post Relacionado