Agricultura 4.0: entenda como ela impacta no campo

Agricultura 4.0: entenda como ela impacta no campo

 

A tecnologia digital está evoluindo com uma velocidade impressionante, o que traz diversas consequências para os mais variados setores. No mercado, a tecnologia traz mudanças na maneira como as atividades são feitas. Especificamente o agronegócio é muito afetado pela agricultura 4.0, que muda a maneira como o trabalho é feito no campo.

 

As atividades ficam mais eficientes e rápidas, permitindo que o agronegócio seja ainda melhor. Por isso, entenda de uma vez por todas o que é a agricultura 4.0 e como ela impacta no campo. E, se quiser estar sempre por dentro das novas tecnologias e como elas podem impactar a sua propriedade e produção, confira outros artigos do nosso blog!

 

 

O que é a agricultura 4.0?

 

Para começar, é preciso entender o que é esse conceito. A agricultura 4.0 reflete um conjunto de tecnologias digitais, tanto nos equipamentos em campo como nos softwares usados para gerenciar as atividades e nas técnicas empregadas, que se tornam mais eficientes.

 

Esse sempre foi o objetivo da tecnologia quando o assunto é o agronegócio. Durante toda a história, a tecnologia buscou formas de facilitar a vida do trabalhador rural. A agricultura 4.0 é um reflexo da Indústria 4.0, e um processo natural de evolução, que usa essas tecnologias para melhorar os processos. Um dos principais insumos agrícolas modernos que ganharam muita importância é a própria informação.

 

 

O uso de informação

 

A tecnologia, naturalmente, traz diversas mudanças no campo, mas também novas formas de tomadas de decisão e de gerenciamento do agronegócio. Além de a produção ser feita com novas técnicas e métodos, existe uma profissionalização maior da atividade, com uma gestão mais focada no uso de dados. Para complementar o impacto, a sustentabilidade é um assunto cada vez mais importante para a população, e as empresas e produtores que abraçam essa causa têm muito mais sucesso.

 

Mas, na prática, quais são as atividades que começam a ser praticadas com a agricultura 4.0?

 

 

A agricultura 4.0 na prática

 

Para responder essa pergunta, vamos ver alguns exemplos de como a agricultura 4.0 pode ser usada na
prática para tornar a vida do produtor ainda melhor.

 

 

1 – A análise do clima

 

Evidentemente, a agricultura e o seu sucesso depende muito do clima. Por isso, uma ferramenta muito comum é o uso de análise climática para avaliar o risco de perdas por conta de problemas climáticos.

 

 

2 – O uso de drones

 

Os drones são um excelente equipamento que tem muita utilidade e praticidade para os proprietários rurais. Eles podem cobrir toda a área da plantação e capturar imagens para detectar quaisquer problemas na plantação. Assim, fica muito mais fácil monitorar a propriedade.

 

Uso de drones na agricultura

 

 

3 – O GPS

 

O GPS tem diversas utilidades para uma propriedade agrícola. Primeiramente, é com essa ferramenta que as máquinas podem agir de forma automatizada. Com isso, elas podem trabalhar por muito mais horas e ter uma precisão muito maior no momento de realizar cada atividade. É uma forma de tornar o processo mais eficiente.

 

Além disso, o GPS também retorna dados para os proprietários. Eles permitem dimensionar a fazenda com mais precisão, por exemplo, podendo também retornar dados sobre daninhas e outras pragas. E, combinando ambas as informações é possível automatizar a aplicação de defensivos.

 

Caso a fazenda tenha animais, o GPS pode garantir a sua localização a cada momento, evitando que eles se percam e ainda ajudando a garantir que eles irão fazer os exercícios adequados.

 

 

4 – Sensores

 

Diversos sensores podem ser instalados por toda a propriedade, para colher informações como a temperatura, a umidade relativa do ar, condições do solo e vários outros. Existem também sensores que podem medir a saúde das plantas e garantir que o seu estádio de desenvolvimento está adequado.

 

 

5 – Biotecnologia

 

A tecnologia também afeta a biologia das próprias plantas e animais. Cada vez mais conhecemos sobre eles, e com isso somos capazes de produzir melhores insumos para a produção agrícola e para a criação dos animais. Novos fertilizantes são usados para facilitar a plantação e novas rações são descobertas que ajudam no crescimento mais rápido e saudável dos animais.

 

 

Por que a agricultura 4.0 é tão importante?

 

A agricultura 4.0 é tão importante pois apresenta novas oportunidades para os produtores rurais, além de trazer diversos benefícios. O agronegócio também precisa fazer o máximo possível para inovar e continuar crescendo.

 

A tecnologia permite que a produção seja feita de forma muito mais produtiva. Automatizando certas atividades e modernizando outras, ganha-se em produtividade e agilidade que permitem que o resultado das operações seja muito melhor.

 

Um excelente complemento a isso é a quantidade de informações que os produtores passam a ter a sua disposição. Você passa a ter dados para monitorar a produção praticamente em tempo real, aumentando o controle da área e permitindo uma tomada de decisão ainda mais veloz. Com isso, problemas podem ser resolvidos mais facilmente e encontrar oportunidades para melhorar também é muito mais frequente.

 

A união de ambas as características resulta em dois benefícios principais. Primeiramente, os desperdícios gerais são muito reduzidos, significando que não é necessário usar recursos de forma repetida, desnecessariamente.

 

A segunda é a reunião de todas as anteriores. Os recursos são melhor usados, fazendo com que haja uma redução de custos gerais na propriedade e no negócio como um todo. A influência positiva é tanto no dia a dia como no aspecto mais amplo do agronegócio.

 

 

O próximo passo

 

Esses são apenas alguns exemplos de como a agricultura 4.0 ajuda e impacta positivamente a vida do produtor no campo. Ela está em constante evolução, por isso, o profissional do agronegócio precisa sempre se manter atualizado nas melhores formas de evoluir a sua propriedade e buscar resultados mais positivos.

 

O Brasil também tem certa dificuldade em encontrar profissionais adequados e qualificados para usar a tecnologia, visto que é preciso vê-la como aliados. Isso significa que existe muito potencial para crescimento do produtor e da sua atividade.

 

Acompanhando o nosso blog e acessando o nosso site, você pode estar ainda mais conectado a agricultura 4.0. No blog, você se mantém atualizado com as novas tecnologias e os novos métodos de produção. No site, você encontra tudo que precisa para implementar as melhores soluções do agronegócio.

 

Post Relacionado