AS VANTAGENS DO MARKETING DIGITAL PARA O AGRONEGÓCIO

AS VANTAGENS DO MARKETING DIGITAL PARA O AGRONEGÓCIO

Vivemos em um mundo globalizado em que as informações fluem com muito mais velocidade e com a possibilidade de acesso móvel mais utilizada como nunca.

Para isso, o agronegócio vem criando ferramentas para conseguir se consolidar ainda mais no atual cenário econômico. O marketing digital conduz ao contato real entre quem vende e quem compra.

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) divulgou pesquisa mostrando que a internet já faz parte do dia a dia no campo.

Segundo os dados, desde 2013 houve um aumento de 48% no uso de dispositivos móveis por agricultores rurais – em 2013, 13% utilizavam a tecnologia, já em 2017 o número atingiu 61%. Desse último número, 96% possuíam pelo menos uma conta em uma rede social. E três delas eram mais utilizadas: Whatsapp (96%), Facebook (67%) e Youtube (24%).

IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL NO AGRONEGÓCIO

O fato é que o perfil do homem do campo está mudando e a tecnologia, que já tinha um papel importante na produção de equipamentos agrícolas, vem ganhando cada vez mais espaço neste processo de transformação digital.

Os produtores estão percebendo que a internet é uma aliada na tomada de decisão e pode ser utilizada para encontrar fornecedores, acompanhar informações sobre o clima e o mercado, bem como consumir notícias sobre o assunto.

Portanto, a empresa que atende esse público e se coloca presente no mundo digital, disponibilizando informações e outros conteúdos relevantes, tem vantagem no mercado.

Além disso, o meio on-line proporciona uma comunicação mais ativa e pessoal com o cliente, possibilitando interação e engajamento daqueles que seguem a marca.

Nesse sentido, o posicionamento da marca também está entre os benefícios de investir no marketing digital, isso porque o consumidor costuma optar por uma solução que está no seu imaginário e que tem valores parecidos com os dele.

 

REDES SOCIAIS

A facilidade de propagação das informações nas redes sociais e o relacionamento com a audiência que mistura interação, conteúdo e atendimento ao cliente, faz das redes sociais uma mídia completa e eficiente.

Entre os produtores do agronegócio, o Facebook e o Instagram aparecem entre as opções mais utilizadas. Por isso, apostar nas ferramentas dessas redes pode aumentar significativamente os resultados da empresa. Além de divulgar produtos e mostrar as vantagens de cada um deles, vale pensar em ações que engajem.

Uma dica é criar uma espécie de concurso fazendo com que os produtores enviem fotos bonitas da propriedade ou da plantação, divulgando os que tiverem mais curtidas. Assim ganha-se um conteúdo produzido pela própria audiência e promove um relacionamento mais próximo de quem segue a marca.

Ainda pouco utilizado pelas marcas, mas também com um grande potencial, está o WhatsApp. Esse canal de relacionamento é muito importante para o público entrar em contato e obter uma resposta rápida. Dependendo do segmento, dá para explorar ainda mais esse aplicativo.

CONTEÚDO

O agronegócio está em constante transformação, são novidades diárias em pesquisa e mercado. Além disso, o produtor está sempre em busca de informações sobre esses assuntos e recorre à internet para encontrar o que precisa.

Sendo assim, se envolver com a produção de conteúdo relevante que desperte a atenção do produtor e de pessoas que compram sua solução, atrai mais possíveis clientes para site/blog.

No entanto, é importante trabalhar uma estratégia com o objetivo de converter esses interessados em oportunidades de negócio. Por isso, traçar um planejamento completo que gere visita e conversão é muito importante para fazer com que o conteúdo traga resultados.

Quanto ao conteúdo em si, busque trabalhar assuntos que provoquem interesse no seu futuro cliente. Se a empresa atende produtores de soja e milho, pode explorar assuntos como técnicas de manejo, época de plantio, variação do preço das commodities na bolsa de valores, controle de pragas e etc.

Outra boa estratégia, é adotar parcerias com engenheiros agrônomos ou outros profissionais da área para produzir conteúdos exclusivos, como vídeos e blog posts. Isso dá mais credibilidade para marca e para as informações que são publicadas.

O marketing digital é essencial para o agronegócio

GRUPO MF RURAL E O MARKETING DIGITAL

O Grupo MF Rural é um dos principais pioneiros na utilização do marketing digital direcionado ao agronegócio. Entre suas principais ações estão:

Site MF Rural

O site MF Rural foi criado em novembro de 2004 a partir da ideia do médico veterinário Wilson Lucas que, atuando por 38 anos em sua profissão, sabia da carência de dados, informações e opções de mercado quando precisava comprar algum produto rural. Com o site no ar, o objetivo era encurtar distâncias e promover negócios entre pessoas do meio rural.

O objetivo do site sempre foi fazer a ponte comercial entre vendedores e compradores através de inúmeros anúncios num bem organizado classificado digital.

Hoje o site tem o fluxo de 3 milhões de acessos ao mês, sendo acessado em 180 países, com mais de 800 mil cadastros.

Além disso uma equipe de profissionais capacitados faz a divulgação do site nas principais redes sociais e trabalho estratégico no Google Adwords e SEO, mantendo a divulgação sempre fluida, dinâmica e eficiente.

Site MF Leilões

Outro exemplo bem-sucedido é o site MF Leilões, também pertencente ao Grupo MF Rural.

O site MF Leilões foi criado com o objetivo de facilitar e segmentar a comercialização, através de uma plataforma específica para leilões rurais, trazendo praticidade e condições de pagamento diferenciadas.

É possível acessar a plataforma de leilões diretamente na página inicial, tanto no site MF Leilões como do site MF Rural. Dessa forma a empresa consegue fazer a captação de visitantes qualificados e interessados no conteúdo, aproveitando a audiência do maior portal de agronegócio do país.

Também é possível acessar a plataforma no celular e/ou tablet, sem necessidade de baixar aplicativo.

São mais de 10 de milhões de páginas vistas por mês, 2,4 milhões de visitantes mês e mais 800 mil cadastros.

A equipe do Grupo MF Rural também utiliza com grande êxito a divulgação através das redes sociais, gerando ainda mais interação.

Post Relacionado