Seguro de máquinas agrícolas: qual sua importância?

Seguro de máquinas agrícolas: qual sua importância?

O seguro de máquinas agrícolas é um assunto que nem sempre é levado em conta por quem trabalha no campo. Mas, é preciso ter em mente que sem esses maquinários quase todas as operações ficam comprometidas em sua propriedade. Ainda mais quando ocorre algum sinistro, como acidentes ou até mesmo furto/roubo.

Neste artigo, vamos apresentar detalhes sobre o que é o seguro, sua importância, como contratar, bem como esclarecer quais situações os seguros não costumam cobrir. Confira!

O que é o seguro para máquinas agrícolas?

O seguro é um contrato, também chamado de apólice, acordado entre a seguradora e o segurado, prevendo pagamento de indenização caso ocorra algum sinistro previsto no contrato.

As apólices básicas de seguro comuns são:

  • Furto;
  • Roubo;
  • Danos materiais decorrentes de acidentes de causa externa (colisão, por exemplo);
  • Incêndio, raio;
  • Vendaval, granizo.
Maquinário agrícola atingido por incêndio
Um seguro garante ressarcimento de danos como incêndio em máquinas agrícolas.

Também possui coberturas adicionais em que os produtores podem contratar através de empréstimo rural, como despesas fixas, viagens de entrega, danos elétricos, pagamento de aluguel, entre outros. Só lembrando que a disponibilidade e detalhes de cada uma dessas coberturas extras variam de acordo com cada seguradora.

Confira as principais:

  • Danos elétricos;
  • Lucros cessantes;
  • Perda ou pagamento de aluguel;
  • Despesas fixas;
  • Responsabilidade civil;
  • Viagens de entrega.

Qual a importância de contratar esse tipo de seguro?

Adquirir máquinas agrícolas representa ao produtor rural um investimento considerável, principalmente com as tecnologias cada vez mais avançadas que estão disponíveis no trabalho no campo. São tratores, colheitadeiras, retroescavadeiras e uma série de implementos.

Existem colheitadeiras no mercado, de diferentes fabricantes, por exemplo, que são vendidas a partir de 2 a 3 milhões de reais, ou seja, mais caro que qualquer carro “zero” importado, como uma Ferrari.

Por terem um preço tão elevado, muitas costumam ser adquiridas através de financiamento e, por isso, algumas instituições financeiras preferem que estejam cobertas pelo seguro durante o período de pagamento das parcelas.

Investimento em seguro de máquinas agrícolas
A importância de ter um seguro de máquinas agrícolas é porque são bens que custaram muito e realizam tarefas importantes nas lavouras, como é o caso das colheitadeiras.

Existem diferentes tipos de cobertura aos maquinários agrícolas. Embora possa representar um investimento “extra”, garante maior tranquilidade nas atividades do campo, levando-se em conta a importância desses maquinários e o investimento realizado para adquiri-los.

Assim sendo, não basta apenas manter em dia a manutenção desses equipamentos. É fundamental, também, realizar o seguro que vai garantir o ressarcimento em caso de qualquer sinistro, visando dar proteção contra acidentes e situações imprevisíveis que podem acontecer envolvendo esses equipamentos.

Como fazer um seguro de máquinas agrícolas

Existem alguns passos importantes que devem ser seguidos antes de fechar o contrato de seguro de máquinas agrícolas:

  • Escolha uma corretora de seguros que tenha especialidade na área e possa oferecer o melhor custo-benefício e orientar sobre tudo o que estará presente na apólice do seguro;
  • Faça um orçamento prévio comparando as condições oferecidas por cada uma das empresas de seguro;
  • Leia atentamente a proposta da corretora e as coberturas oferecidas por ela. Se tiver dúvidas, é importante pedir ajuda à um profissional da área (Contador ou Advogado);
  • Após o acordo firmado entre as partes, a corretora irá agendar uma vistoria presencial com objetivo de verificar as condições das máquinas, se necessário.

Na maior parte das vezes, o seguro já começa a valer no mesmo dia, cobrindo qualquer sinistro previsto no contrato. Mas, em alguns casos é preciso da assinatura e envio de documentos (recibos de compras, notas fiscais, etc).

Aperto de mão simbolizando aprovação do seguro de máquinas agrícolas
Antes de fechar o contrato, é preciso analisar bem as condições oferecidas e todas as cláusulas estabelecidas.

Depois da quitação da primeira parcela, da vistoria e do aceite da seguradora, a apólice é gerada e enviada ao segurado.

Ademais, no caso de qualquer dúvida ou problema, entre em contato com a Susep (Superintendência de Seguros Privados), que é responsável pela regulamentação e fiscalização do mercado de seguros.

O que um seguro não cobre?

Embora tenha efetuado um seguro de suas máquinas agrícolas, é preciso ficar atento à situações em que não existe a cobertura.

No caso de um furto/roubo, por exemplo, só costuma ser coberto quando os criminosos deixam vestígios, com destruição ou rompimento de obstáculo.

Confira outras situações em que os seguros não cobrem:

  • Avarias decorrentes de objetos internos do equipamento. Só ocorrem em relação aos objetos externos ao bem atingido;
  • Se comprovada negligência do segurado na utilização dos maquinários agrícolas e implementos;
  • Se houver um peso excessivo na operação dos equipamentos, incluindo danos que eventualmente ocorrerem em virtude da utilização fora dos padrões recomendados pelo fabricante;
  • Quando os danos atingirem apenas pneus e câmaras de ar, mesmo que decorrente de riscos cobertos pelo seguro;
  • Falta de manutenção e desgastes naturais da vida útil dos componentes do equipamento que foi segurado;
  • Operações de içamento dos maquinários segurados, mesmo dentro do local de guarda.

Outro detalhe importante é que existe franquia em praticamente todas as coberturas (a exemplo dos seguros de casas e automóveis) e em alguns casos também por perda total. Essa franquia deve constar na proposta e na apólice.

Mão segurando mini trator, simbolizando o cuidado com as maquinas agricolas
Normalmente a franquia é de 10% em relação ao valor do bem segurado.

Conclusão

Portanto, optar por fazer um seguro das máquinas agrícolas proporciona maior segurança financeira ao produtor, e daí a importância de ser encarado como um investimento. Sem essa proteção, no caso de surgir algum imprevisto estará se transformando numa despesa e além de comprometer o lucro e a própria produção.

Por falar em seguros, confira no nosso blog os motivos para investir em um seguro rural. Boa leitura!

Post Relacionado