ENEL apresenta plano de melhorias para fornecimento de energia em Niquelândia

ENEL apresenta plano de melhorias para fornecimento de energia em Niquelândia

  • Representantes da companhia se reuniram com a diretoria da ACIN e integrantes da Prefeitura para entrega de Nota Técnica com ações de curto e médio prazo no município.

A Enel Distribuição Goiás participou de uma reunião com a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN) e com representantes da Prefeitura Municipal, para a apresentação de uma Nota Técnica sobre o fornecimento de energia em Niquelândia.

O encontro é resultado do diálogo e da parceria entre a associação, o município e a companhia e teve como objetivo apresentar os investimentos realizados e as ações de curto e médio prazo para a melhoria do fornecimento de energia no município.

O Diretor de Operação e Manutenção da Enel Goiás, Ícaro Barros, explicou que, para a elaboração do relatório técnico, foram inspecionados e analisados os equipamentos e circuitos com maior reincidência de ocorrências no município.

A partir desta análise, a companhia identificou os pontos onde eram necessárias intervenções emergenciais e promoveu um mutirão de manutenções nesses circuitos, concluído nesta semana.

Empenhamos quatro equipes especializadas para este mutirão, que realizaram podas de árvores que estavam em contato com a rede e corrigiram anomalias. Adicionalmente, técnicos utilizaram drones com equipamentos termográficos para inspecionar o sistema de média tensão do município. Com essa ação, mapeamos pontos que precisam de intervenções programadas e não são visíveis por uma inspeção pedestre”, relata.

Enel realiza melhorias em Niquelândia

Adicionalmente, após as inspeções realizadas no município, a companhia antecipou a instalação de 9 novos religadores automáticos de redes monofásicas rurais, os chamados TripSavers, em trechos onde foram identificadas reincidências.

Com esses equipamentos, o rearme da rede elétrica é realizado automaticamente em casos de falhas transitórias, substituindo as chaves fusíveis tradicionais, que são conhecidas pelos clientes como ‘bananas’ ou ‘canelas’. A empresa já iniciou a instalação desses aparelhos e a previsão é de que todos estejam em operação até o final de janeiro de 2022.

Reunião da Enel em Niquelândia
Diretores da ENEL com representantes da Prefeitura e da Câmara de Niquelândia.

Outro ponto de melhoria programado pela companhia é a instalação de dois novos transformadores de média para baixa tensão, para aumentar a oferta de energia e melhorar os níveis de tensão em pontos onde foram identificadas essas necessidades.

Complementando as melhorias no município, a companhia entregará, ainda neste ano, 25 quilômetros de novas redes de média tensão, trazendo mais robustez e flexibilidade operativa para o sistema elétrico de Niquelândia, uma vez que essas redes trarão novas opções de manobras na rede em casos de falhas. Com os novos circuitos, além de aumentar a qualidade da energia fornecida, a companhia atenderá novos clientes, contribuindo para o desenvolvimento do município.

Sistema de alta tensão

Já para o sistema de alta tensão, a Enel realizará, até o fim de dezembro, a instalação de dois bancos de capacitores na Subestação Niquelândia. Esses equipamentos aliviam o carregamento e aumentam a carga disponível na subestação, além de melhorar os níveis de tensão fornecidos pela unidade.

Além da nossa atuação nas redes que ficam nas ruas para levar a energia aos clientes, estamos atuando também no ‘coração do sistema’. Com mais qualidade e oferta de energia, o município certamente atrairá novas indústrias e comércios, gerando novos empregos e contribuindo para o desenvolvimento cada vez maior da região”, pontua Ícaro Barros.

A médio prazo, a Enel dará continuidade às manutenções preventivas e corretivas em pontos previstos pelo Plano de Manutenções da companhia, com o objetivo de identificar e tratar possíveis anomalias que possam causar falhas no fornecimento de energia.

Sabemos que falhas podem ocorrer, pois nossa rede é exposta, mas seguiremos atuando fortemente para diminuir cada vez mais as faltas de energia para os nossos clientes. E, quando houver ocorrências, atuaremos na maior brevidade possível, com equipes capacitadas e o auxílio da tecnologia instalada na rede. Além disso, reforçamos o nosso compromisso com a ACIN e com todo o munícipio de estarmos sempre abertos ao diálogo e disponíveis para o recebimento de novas demandas que venham a surgir”, completa o diretor.

Investimentos da Enel em Niquelândia

De 2017 para cá, a Enel Goiás já investiu R$ 32,4 milhões em obras de melhoria, manutenção, expansão e digitalização do sistema elétrico de Niquelândia. Tamanho investimento já trouxe melhorias significativas para o fornecimento de energia do município. De acordo com o diretor, Em 2018, a cidade tinha uma frequência média de interrupções no fornecimento de energia de 28 vezes ao ano e essas interrupções tinham uma duração média de 85,3 horas.

Em setembro de 2021, os indicadores de qualidade já tiveram melhoras expressivas: a frequência das quedas de energia caiu para 10 vezes ao ano (- 63%) e a duração baixou para 33,4 horas (- 61%). As melhorias já são muito significativas, mas sabemos que esse ainda não é o número ideal e por isso seguiremos com um robusto plano de investimentos e manutenções para todo o sistema elétrico, para dar aos niquelandenses a qualidade do fornecimento de energia que eles merecem”, ressalta.

Nova subestação entregue em Niquelândia
No ano passado, a Enel inaugurou uma nova subestação em Niquelândia: investimentos de R$ 30 milhões.

O diretor explica que parte desse investimento contempla o aumento do número de manutenções preventivas e corretivas na rede elétrica, com o objetivo de aumentar a confiabilidade do sistema elétrico do município e diminuir as interrupções do fornecimento de energia por falhas na rede.

Podas de árvores

Segundo ele, entre janeiro de 2020 e setembro de 2021, a companhia já realizou 11.716 podas de árvores que estavam em contato com a rede e corrigiu 3.757 pontos de degradação, como cabos deteriorados, postes em mau estado, cruzetas e isoladores danificados. Além disso, a companhia limpou cerca de 400 quilômetros de faixa de servidão sob a rede na zona rural.

Aliadas às manutenções, a Enel tem investido fortemente na instalação de tecnologia na rede elétrica de Niquelândia, por meio de equipamentos telecontrolados. Os aparelhos telecomandados permitem a operação do sistema elétrico de forma remota, pelo Centro de Operações, dando mais agilidade na retomada do fornecimento de energia em casos de falhas.

Estes podem ser instalados em redes trifásicas e monofásicas. Até o momento, o município já conta com 44 equipamentos telecontrolados, entre religadores automáticos e chaves telecomandadas, nas redes trifásicas. Além disso, outros 3 TripSavers, já estão em operação na zona rural do município, em pontos onde já foram identificadas reincidências.

Post Relacionado