Sementes esverdeadas: quais as causas, consequências e como prevenir

Sementes esverdeadas: quais as causas, consequências e como prevenir

A produção de sementes de qualidade é essencial para o sucesso da agricultura. No entanto, um problema que pode afetar a produtividade das lavouras é a presença de sementes esverdeadas.

As sementes esverdeadas são um problema comum na produção de soja, uma das principais culturas agrícolas em todo o mundo, afetando a qualidade e a viabilidade dessas sementes. Esse problema ocorre quando as sementes não atingem a maturação completa antes da colheita. Como resultado, elas apresentam uma coloração verde pela presença de clorofila, indicando que ainda não estão prontas para serem utilizadas como sementes.

Neste artigo, discutiremos as causas e consequências desse fenômeno, bem como as medidas que podem ser tomadas para prevenir sua ocorrência. Boa leitura!

Leia também: Principais tipos de sementes e suas características

Processo fisiológico

Para a maioria das espécies, a quantidade de clorofila na semente diminui durante o processo de maturação. Ao mesmo tempo, a cor da semente muda de verde para a cor característica, dependendo da espécie e da cultivar.

Sob circunstâncias normais, a planta amadurece e a enzima clorofilase degrada as clorofilas, resultando na coloração normal da semente de soja. Em condições de clima quente e seco, durante os últimos estádios de maturação da semente, a atividade dessa enzima é reduzida.

Acredita-se que, com a morte prematura da planta e, consequentemente, a maturação forçada da semente, a atividade da enzima clorofilase cesse antes de toda a clorofila ser degradada, fazendo com que a semente mantenha a cor verde.

Os níveis de clorofila presentes na semente, na fase de colheita, são influenciados igualmente pela genética e pelas condições climáticas, principalmente a temperatura, no período de maturação da semente.

Sementes maduras e sementes imaturas de soja, lado a lado
Gradual de maturação da soja de imatura a madura (direita para esquerda). Fonte: MPSG.

Fatores para a ocorrência

Existem várias causas para o surgimento de sementes esverdeadas. Uma delas é o manejo inadequado da cultura, como a colheita antecipada. Quando a colheita é realizada antes que as sementes atinjam o estágio de maturação adequado, elas não terão tempo suficiente para se desenvolver completamente, resultando em sementes esverdeadas. A aplicação de dessecantes antes da maturação das sementes visando a colheita, também levará ao mesmo problema.

Outro fator que pode contribuir para a ocorrência de sementes esverdeadas é o estresse ambiental. Condições climáticas adversas, como altas temperaturas e falta de água (ou irregularidade na distribuição das chuvas) durante a fase final de enchimento de grãos e maturação, podem afetar negativamente o processo de maturação das sementes, levando ao seu desenvolvimento inadequado.

A falta de nutrientes essenciais, como o nitrogênio, também pode afetar a maturação das sementes e levar ao surgimento da coloração verde.

Plantação de soja com efeitos de estresse hídrico, uma das principais causas de esverdeamento na soja
Efeito de estresse hídrico e térmico, uma dos principais causas de esverdeamento na soja. Imagem: Rural Press.

Estresses ambientais causados por pragas e doenças também podem ocasionar a produção de sementes esverdeadas. Doenças de raiz, como fusariose e macrofomina, de colmo, como o cancro da haste, e de folhas, como a ferrugem asiática, além de intenso ataque de insetos, principalmente percevejos sugadores, são alguns dos fatores envolvidos.

Veja também: Principais doenças da soja: sintomas e principais dicas de controle

Consequências

As consequências da ocorrência de sementes esverdeadas podem ser significativas. Essas sementes têm menor potencial produtivo, o que resulta em menor produtividade das lavouras. É comprovado que sementes esverdeadas tendem a apresentar maior e mais rápida deterioração do que sementes com coloração normal. Consequentemente, possuem menor viabilidade e vigor, sendo esta redução proporcional à intensidade da pigmentação nos cotilédones: quanto mais verde, maior e mais rápida a deterioração e perda de viabilidade.

Lotes com até 3% de sementes esverdeadas não ocasionam redução na qualidade, viabilidade e vigor do lote. Acima de 6% de sementes esverdeadas, compromete a qualidade do lote de forma significativa. Níveis acima de 9% comprometem a qualidade do lote para fins comerciais, apresentando redução no potencial fisiológico.

Essas sementes também apresentam baixa capacidade germinativa, desuniformidade de tamanho de plântulas e sistema radicular. Sementes com coloração verde manifestam uma redução significativa na sua capacidade de armazenamento quando comparadas às sementes amarelas, observando-se a diminuição da germinação durante esse processo.

Sementes de soja danificadas do lado esquerdo e sadias do lado direito. As danificadas apresentam aspecto esverdeado e aspecto desuniforme, enquanto as sadias apresentam coloração amarelada e uniforme e formato ovalado
Sementes esverdeadas danificadas (esquerda) e sementes sadias (direita). Fonte: JB França Neto.

A baixa longevidade resulta em perdas econômicas devido à impossibilidade de transitar os lotes de sementes, tendo perdido o seu vigor e viabilidade de modo a não serem mais comercializáveis.

Veja também: Produção de sementes: multiplicação, cuidados, certificação e comércio

Prevenção

Felizmente, existem medidas que podem ser tomadas para prevenir a ocorrência de sementes esverdeadas.

A primeira delas é o planejamento adequado da colheita. É essencial aguardar o momento correto de maturação das sementes antes de iniciar a colheita, que pode ser identificado pela coloração amarelada das vagens e pela facilidade de desprendimento das sementes, garantindo, assim, que elas estejam prontas para serem utilizadas como sementes.

Além disso, é importante adotar boas práticas agrícolas desde o início do cultivo. Isso inclui o manejo adequado da irrigação, garantindo a disponibilidade de água de forma regular e suficiente, e o cuidado com a adubação da cultura (que depende de uma correta amostragem de solo e folhas). Ao criar um ambiente propício para o crescimento saudável das plantas, é possível reduzir a ocorrência de sementes esverdeadas.

Outra medida preventiva é a escolha de cultivares adequadas. Existem variedades de soja mais tolerantes ao estresse e com maior capacidade de maturação, o que reduz a probabilidade de ocorrência de sementes esverdeadas.

Gráfico de maturação da soja por região do Brasil
Posicionamento de cultivares por grupo de maturação em todas as regiões do Brasil. Fonte: Embrapa.

Portanto, ao selecionar as sementes a serem utilizadas na produção, é importante considerar características como resistência ao estresse e potencial de maturação.

Adotando todas as medidas para minimizar o problema, o número de sementes esverdeadas será bem reduzido, além de diminuir os prejuízos causados. O que restar dessas sementes não será em volume significativo e será eliminado facilmente durante o processo de beneficiamento, tendo em vista que o tamanho e o peso delas ajudarão a diferenciá-las das demais durante a pré-limpeza.

Confira o vídeo abaixo com a explicação de José de Barros França Neto, pesquisador da Embrapa Soja (Londrina/PR), a respeito da ocorrência de sementes esverdeadas:

Fonte: ABRATES.

Confira também: Dormência de sementes: tipos, causas e superação

Conclusão

Em conclusão, as sementes esverdeadas podem representar um problema significativo na produção agrícola, afetando a produtividade e a qualidade das lavouras. No entanto, ao compreender as causas desse fenômeno e adotar medidas preventivas adequadas, é possível minimizar sua ocorrência.

O planejamento cuidadoso da colheita, o manejo adequado das plantas e a escolha de cultivares adequadas são algumas das estratégias que podem ser adotadas para prevenir a formação de sementes esverdeadas.

A produção de sementes de qualidade é fundamental para garantir o sucesso da agricultura, e a prevenção desse problema é um passo importante nesse sentido.

Gostou desse conteúdo? Leia também o nosso artigo sobre os cuidados a serem tomados no armazenamento da soja. Boa leitura!

Post Relacionado