Armazenamento da soja: conheça os cuidados

Armazenamento da soja: conheça os cuidados

Segundo dado da Pesquisa de Estoques do IBGE realizada no 2º semestre de 2020, mais de 4 milhões de toneladas de grãos de soja são armazenadas no país. Muitos produtores optam por não comercializar toda a safra logo quando colhida, podendo manter os grãos armazenados por períodos até maiores do que um ano.

Tendo isso em vista, manter a qualidade desses grãos é de extrema importância para não perder os investimentos realizados durante toda a safra. Cuidados com a ocorrência de insetos-praga, bem como roedores e fungos devem ser tomados.

Além disso, manter o controle da umidade e da temperatura são essenciais para manutenção da qualidade e do peso dos grãos e também do vigor das sementes.

Neste post, vamos falar sobre todos os fatores a se considerar para armazenar os grãos de soja com segurança. Confira!

Teor de umidade do grão na colheita

O controle da umidade dos grãos começa já na hora da colheita. Quando atinge a maturidade fisiológica, a soja apresenta um teor de umidade de aproximadamente 50% nos seus grãos. Porém, a colheita deve ser feita quando esse teor tiver diminuído para cerca de 14 a 20%.

Para isso, deve ser feita uma amostragem dos grãos e avaliação do teor de umidade, e então, tendo essa informação, prosseguir com a colheita. Recomenda-se evitar fazer a colheita no período de chuvas.

É importante salientar que a amostragem deve ser bem feita para refletir a realidade da lavoura, e que o estabelecimento de uma lavoura uniforme desde o início proporciona maior regularidade no grau de maturação dos grãos, e consequentemente, na umidade.

Colheita de soja e a preocupação com o armazenamento
Mesmo depois de uma boa colheita, o produtor de soja deve ficar atento ao realizar o armazenamento dos grãos e, assim, evitar prejuízos.

Limpeza e secagem dos grãos

Depois da colheita, deve ser feita uma avaliação dos grãos: se estiverem limpos e secos, pode-se prosseguir com o armazenamento. Se estiverem limpos, porém úmidos, deve-se realizar a secagem antes de armazená-los. Porém, se estiverem sujos deverão passar por um processo de limpeza, depois pela secagem e só então o armazenamento.

O processo de limpeza envolve a separação de restos vegetais e outras impurezas advindas da colheita, e também pode incluir procedimentos para prevenir a ocorrência de pragas e fungos, como a aplicação de inseticidas e fungicidas protetores.

A secagem pode ser feita de modo natural ou artificial. A natural consiste em secar com a ação do sol e do vento, sendo dependente das condições climáticas, e a artificial conta com o auxílio de secadores de grãos ventilação forçada de ar em ambientes fechados, sendo mais utilizada.

Com a secagem, os grãos devem atingir um teor de umidade recomendado para serem armazenados. Esse teor vai depender do tempo que se pretende armazenar e da temperatura e umidade relativa do ar do ambiente de armazenamento.

Armazenamento de soja à granel
Sistemas de armazenamento à granel são os mais utilizados no Brasil.

Condições de armazenamento

Visando uma maior conservação da qualidade dos grãos, algumas condições de armazenamento devem ser seguidas. Confira:

Umidade e temperatura

Como dito, a temperatura e umidade do ar do local de armazenamento influenciam na conservação dos grãos de soja. Por isso, é indicado não só ter conhecimento do teor de umidade dos grãos e do período de tempo que se pretende deixá-los armazenados, como também manter um controle da umidade e da temperatura no armazém ou silo.

Quanto menor a temperatura de armazenamento, maior o teor de umidade permitido nos grãos. Para períodos de um ano ou mais e temperatura média de 32 ºC, por exemplo, os grãos devem apresentar um teor de umidade menor que 11%. Se a temperatura do silo for mantida em 2 ºC, os grãos podem ter até 16% de umidade.

Para exemplificar um pouco mais, grãos com um teor de umidade de 22% podem ficar armazenados apenas 3 dias caso a temperatura seja de 29 ºC, e até 39 dias com temperatura de 2 ºC.

O resfriamento artificial dos silos ou armazéns também ajuda a evitar a proliferação de pragas e fungos. Sendo assim, ambientes com temperatura de 15 ºC ou menos, são menos propensos à infestações.

Já em um armazém com temperatura de 35 °C e 15% de umidade, bastam 90 dias para constatar-se a presença de bolor e mofo visíveis a olho nu, fazendo com que a produção seja classificada como fora do padrão.

Armazém de grãos
Os armazéns ou silos usados para o armazenamento de grãos devem atender a um padrão de limpeza, temperatura e umidade, visando melhor conservação dos grãos.

Limpeza do local

Armazéns de grãos são lugares que possuem alimentos em abundância para insetos e roedores. Essas pragas têm a capacidade de quebrar o tegumento da soja e, além disso, podem carregar dentro de si microrganismos nocivos.

O resultado disso é a alteração do aspecto e a redução no peso dos grãos, o que inviabiliza o consumo e a venda. Sendo assim, realizar uma limpeza minuciosa no local de armazenamento é fundamental para não ter problemas.

Outros cuidados no armazenamento da soja

É muito importante que se mantenha um monitoramento das condições do armazém ou do silo, tanto da umidade e temperatura, quanto da limpeza do local e sanidade dos grãos.

No caso de se verificar presença de insetos, roedores ou fungos, deve-se realizar algum procedimento de limpeza, como a fumigação, ou métodos alternativos, como controle biológico, inseticidas botânicos ou até mesmo um ajuste de temperatura e umidade.

Verificação da qualidade dos grãos durante armazenamento
É recomendado manter uma frequência de verificação das condições de limpeza do armazém, bem como da sanidade dos grãos e sementes.

Tipos de armazéns

Os locais utilizados para o armazenamento de soja variam de acordo com a função, podendo ser:

  • silo secador;
  • silo de espera;
  • silo armazenador;
  • silo de expedição.

E também variam quanto ao material:

  • silos metálicos;
  • silos de concreto;
  • silo-bag ou silos bolsa;
  • armazém graneleiro, entre outros.

Se quiser saber mais sobre esse assunto, acesse nosso post sobre silos de grãos e conheça mais sobre os tipos.

silo para armazenamento de grãos
Os silos são considerados a melhor opção no armazenamento dos grãos de soja, mas é preciso uma verificação frequente de suas condições internas.

E então, esse texto foi útil para você? Se quiser ler mais sobre armazenamento, confira também nosso post sobre armazenamento correto de fertilizantes e defensivos. Boa leitura!

Post Relacionado