O sorgo granífero é um dos cereais mais produzidos em todo o mundo. Com diversos benefícios para o consumo animal e humano e vantagens em seu plantio, o cereal está em crescimento no Brasil.
Mas, antes fique sabendo que no site MF Rural você encontra tudo para sua produção deste e outros grãos. Dê uma olhada!
Qual a influência do sorgo granífero na atualidade?
Como já dito mais acima, a cultura do plantio de sorgo granífero vem crescendo, e dentro do próprio território brasileiro é possível verificar um crescimento na demanda desse cereal, tanto que na média dos últimos anos, o Brasil ficou em 9º lugar no ranking dos países que mais plantam o este cereal.
Entre os anos de 2017 e 2019, o maior produtor do cereal supracitado foram os Estados Unidos, seguido da Nigéria, México, Etiópia e Índia.
O motivo para a exorbitante quantidade de sorgo granífero produzido no mundo é o seu uso para o consumo animal e humano e as condições que favorecem o plantio.
Para que o sorgo é utilizado e quando deve ser plantado?
O sorgo granífero é utilizado em todo o mundo, mas pode acontecer de determinado local fazer um uso específico. Na Ásia, África e América Central, este cereal é usado em ampla escala para a alimentação de pessoas, podendo ser usado como forma de dieta.
Nos Estados Unidos, Austrália e América do Sul, entretanto, o sorgo granífero é usado como um ingrediente enérgico dado a animais. É o principal substituto do milho para a fabricação de rações.
E, por último, é válido dizer que o cereal também é usado na implementação de um papel importante na produção de bioetanol.
Segundo pesquisadores, o período ideal para plantar o sorgo granífero é em fevereiro, ou seja, de acordo com as recomendações da janela do período da safrinha.
Seguir essas orientações dá maior garantia de que a safra será produtiva.
Exemplos do uso para animais
Para os animais, o sorgo é benéfico para a criação suína, bovina, frango de corte e galinhas poedeiras.
Mas, mesmo sendo um uso não tão difundido quanto os anteriores, é interessante dizer que este cereal pode ser usado em rações para cães e gatos, pelo fato de não conter as micotoxinas, que serão abordadas adiante.
Exemplos do uso para humanos
Há diversos motivos para a implementação de sorgo granífero na alimentação humana. Em primeiro lugar, é um item poderoso para ajudar no tratamento da obesidade.
Além disso, se destaca de outras opções de alimento por não conter glúten e por conter antioxidantes e fibra alimentar.
Benefícios de plantar sorgo granífero
O plantio do sorgo por si só carrega uma série de vantagens que podem pesar positivamente na decisão de um agricultor de plantar ou não o cereal.
Algumas pessoas argumentam ter receio de plantar sorgo granífero, por ter medo de não encontrar compradores. Entretanto, não se preocupe, pois o cereal é hoje bastante aceito.
Por conta disso, é possível dizer que há vantagens consideráveis e verdadeiras na plantação desse tipo de alimento.
Logo abaixo, conheça todos esses benefícios para ajudar a tomar uma decisão que, se for bem pensada, pode mudar de forma positiva o rumo dos seus negócios.
Tolerância
A tolerância no cultivo do sorgo granífero é realmente o diferencial desse cereal em relação a outras plantas parecidas, como o milho e o trigo.
É uma planta que consegue se adaptar a diversos tipos de situações e, embora tenha um limite, essa capacidade de adaptação ainda é algo bastante considerável.
Em primeiro lugar, é notável dizer que o sorgo consegue resistir a altas temperaturas sem perder a sua qualidade.
Não obstante, há o limite que deve ser respeitado para que a produção desse plantio seja satisfatória. A temperatura ideal de seu cultivo é entre 16ºC e 38°C.
E, quando se fala em tolerância do sorgo granífero em relação a outros tipos de plantas com usos semelhantes, sem dúvida, é válido comentar que ele não demanda tanta água quanto essas outras opções.
Quando se faz comparações, é possível ver que ele também não tem tanta necessidade hídrica, o que é interessantíssimo quando um agricultor quer plantar sorgo em um local seco ou em uma época com pouca incidência de chuva.
Dependendo do local, a plantação desse cereal pode se tornar um negócio ainda mais vantajoso.
Grande quantidade de palhada
O sorgo também gera palhada em sua produção, a qual pode ser usada para cobrir o solo ou ser colocada no sistema de plantio direto das culturas subsequentes.
A palhada funciona como uma ferramenta de preservação, porque diminui as perdas causadas pelas chuvas e retém a umidade do solo, além de aumentar os nutrientes nele e fazer com que, com o tempo, a produção da cultura subsequente melhore bastante.
Quase sem aflatoxinas
As micotoxinas são substâncias tóxicas que afetam os alimentos através de fungos, também conhecidas como mofos e bolores quando esses alimentos são colocados em locais com umidade e temperaturas muito altas.
Na produção de sorgo, as aflatoxinas quase não ocorrem.
A altura da planta
Também é interessante pensar na altura da planta de sorgo granífero. Quanto mais alta a planta estiver, mais aumenta o potencial de produção de matéria seca.
E a matéria seca, por outro lado, tem uma maior durabilidade por conta da palhada.
Outros benefícios do sorgo granífero
Por último, é interessante citar que o sorgo não é tão afetado pelos nematoides, que são vermes parasitas que atingem as plantas.
Contra os nematoides em geral, começar uma produção de sorgo granífero é bastante útil para lidar com situações assim, que podem ser desesperadoras.
Isso acontece porque grande parte das suas cultivares são más hospedeiras de nematoides Meloidogyne arenaria, M. Incognita e M. Javenica.
Essas espécies de sorgo granífero ainda são médias hospedeiras de nematoides como Pratylenchus brachuyurus.
Veja no vídeo abaixo, uma explanação sobre a cultura do sorgo como substituição ao milho no sistema produtivo:
O MF Rural é um marketplace de Agronegócio que promove o encontro de pessoas que querem vender ou comprar produtos agrícolas. Está interessado no que temos a lhe oferecer? Acesse o site e pesquise o que deseja comprar. É fácil e rápido!