Saiba mais sobre as agroflorestas e suas vantagens

Saiba mais sobre as agroflorestas e suas vantagens

 

Atualmente, as preocupações com o meio ambiente e com o aproveitamento do espaço crescem significativamente no Brasil e no mundo.

 

Há análises que afirmam que a população mundial ultrapassará os 9 milhões de pessoas na metade do século XX. E diante desse cenário, indivíduos, instituições e corporações precisam reavaliar suas ações.

 

Diversos produtores estão buscando alternativas para reduzir os impactos no meio ambiente, otimizar o seu aproveitamento espacial, diversificar a produção, e atender uma demanda crescente da sociedade. Uma dessas alternativas é o sistema agroflorestal.

 

 

 Leia também: Fazendas: saiba tudo sobre o assunto!

 

 

 

O que são as agroflorestas?

 

Por conta dessa conjuntura marcada por uma ampliação da preocupação com as questões ambientais e com a otimização produtiva, o sistema agroflorestal tem crescido aceleradamente no Brasil e em países de todo mundo.

 

As agroflorestas são alternativas em que há uma combinação entre a floresta e as plantações agrícolas de variadas culturas. Ou seja, o agricultor cultiva uma série de produtos em um ambiente compartilhado com arbustos e árvores.

 

Reflorestamento produtivo através da implementação de sistemas agroflorestais.

 

Nessa modalidade, a criação de animais também é articulada com a cultura de diversos gêneros agrícolas, bem como, com as diferentes espécies de plantas e árvores (muitas vezes exóticas). Essa combinação incrementa amplamente a produtividade e, consequentemente, a lucratividade.

 

 

Os diferentes tipos de agroflorestas

 

Existem algumas modalidades de sistemas agroflorestais. O produtor precisa avaliar uma série de detalhes para escolher a melhor alternativa.

 

Segundo o site da Associação O Eco, há três diferentes tipos de agroflorestas:

 

  • sistemas agrossilvipastoris: articulam a pecuária e a agricultura com a floresta;
  • sistemas silviagrícolas: associam a vegetação florestal com os cultivos agrícolas;
  • sistemas silvipastoris : árvores são combinadas com a criação de animais.

 

 

Sistema Agroflorestal

 

 

Os sistemas agroflorestais como aliados da revitalização da terra

 

Um dos grandes benefícios dos sistemas agroflorestais é justamente a sua capacidade de contribuir com a recuperação de diferentes tipos de solo.

 

De acordo com o site culturamix, agroflorestas são muito importantes e eficientes fontes de “adubo verde”, agente importante na otimização do solo.

 

As agroflorestas também protegem as culturas de pragas e ervas daninhas que podem ser altamente prejudiciais para os cultivos.

 

 

A otimização do espaço e a ampliação do lucro

 

Como já foi dito, por meio dos sistemas agroflorestais é possível articular áreas florestais com a cultura de vários tipos de produtos e com a criação de diferentes espécies de animais.

 

Essa combinação interessante possibilita a redução do espaço utilizado pelo produtor a partir dessa relevante diversificação da produção, o que amplia a lucratividade.

 

 

Embrapa faz boas recomendações sobre os sistemas agroflorestais

 

Os sistemas agroflorestais têm contado com o respaldo de importantes organizações e entidades.

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), por exemplo, afirma em seu site oficial que:

 

“Sistemas Agroflorestais otimizam o uso da terra, conciliando a preservação ambiental com a produção de alimentos, conservando o solo e diminuindo a pressão pelo uso da terra para a produção agrícola. Podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas”.

 

Confira em nosso site os melhores produtos do mercado do agronegócio.

 

Post Relacionado