Subestação de energia em Trindade-GO é ampliada e passa a ter capacidade de abastecimento para 66 mil residências

Subestação de energia em Trindade-GO é ampliada e passa a ter capacidade de abastecimento para 66 mil residências

  • Implantação de novo transformador dobrou a potência instalada da subestação e beneficiará 57 mil clientes.
  • Obra permitirá atender mais de 40 solicitações de liberação de carga de empreendimentos da região.

 

A Enel Distribuição Goiás inaugurou nesta terça-feira (10), às 10h, a ampliação da Subestação Trindade. Com investimento total na ordem dos R$ 20 milhões, a subestação foi totalmente modernizada e digitalizada e agora conta com o dobro da potência instalada, totalizando 66 MVA, que são suficientes para atender, por exemplo, cerca de 66 mil residências, que equivalem ao município de Caldas Novas.

Além da ampliação da instalação, a distribuidora construiu 32 quilômetros de novas redes de distribuição, que representam quase o dobro da distância entre o trevo de Goiânia, onde começa a Rodovia dos Romeiros (GO-060), até a entrada do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade. Esse conjunto de ações e investimentos contribuirá para a melhoria da qualidade do fornecimento de energia para 57 mil clientes residenciais, comerciais e industriais de Trindade e Goiânia.

Trindade: A Capital da Fé dos goianos

Com cerca de 121 mil habitantes, o município de Trindade fica localizado na Região Metropolitana da capital e é nacionalmente conhecido pelo turismo religioso. Além disso, a cidade possui grandes indústrias, como fábricas de refrigerantes, frigoríficos e curtumes.

O responsável pela área de Alta Tensão da Enel Distribuição Goiás, Roberto Vieira, elenca a obra da Subestação Trindade como uma das mais importantes realizadas pela empresa até aqui. “Não só pela grandeza da ampliação, afinal instalamos mais um transformador que vai adicionar 33 MVA de potência ao sistema, mas também pela importância do município. A Enel está contribuindo para proporcionar um desenvolvimento ainda mais rápido e eficaz para a cidade e para a região”, afirma.

O presidente da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas, explica que além do novo transformador, os equipamentos existentes foram modernizados e automatizados, tornando a subestação totalmente digitalizada. “Com a instalação das novas tecnologias, podemos monitorar todo o sistema em tempo real e operá-lo de forma remota, diretamente do nosso Centro de Operação da Distribuição (COD), em Goiânia”, esclarece. José Luis acrescenta, ainda, que, com a ampliação, a Enel atenderá mais de 30 MVA de demanda reprimida no município, que representa o atendimento às solicitações de liberação de carga para cerca de 40 empreendimentos da região.

A obra também contempla a instalação de dois Bancos Capacitores, com 5,4 MVAr cada, que reduzem a sobrecarga dos equipamentos do sistema elétrico e melhoram a qualidade da energia fornecida pela subestação. Toda a área da subestação também foi reurbanizada e a iluminação modernizada.

As melhorias na Subestação Trindade fazem parte de um pacote de ampliações e reformas de 130 subestações em todo o Estado, acordado em agosto com o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o governo estadual. A partir da aceleração das ações e dos investimentos, já foram concluídas sete obras de ampliação e modernização de subestações, nos municípios de Trindade, Anápolis (Daia), Jataí, São Miguel do Araguaia, Alto Horizonte, Quirinópolis e Cristalina.

Sobre a Enel Distribuição Goiás

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, serve a 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Post Relacionado