Uso de Drones auxilia nas inspeções de rede elétrica em Goiás

Uso de Drones auxilia nas inspeções de rede elétrica em Goiás

  • Equipamentos permitem visualizar detalhes da rede com precisão e segurança, além de possibilitarem uma melhor programação dos serviços.

A Enel Distribuição Goiás está utilizando drones para inspecionar a rede elétrica do Estado e aumentar a agilidade das ações de manutenção. Em agosto, a distribuidora vai inspecionar cerca de 1,1 mil quilômetros de redes de média tensão e 120 quilômetros de linhas de alta tensão nas regiões de Anápolis, Pirenópolis, Goianésia, Cocalzinho, Campo Limpo de Goiás, Formosa e Cachoeira Alta.

A iniciativa reforça o compromisso da Enel com a inovação e a tecnologia, focadas na melhoria da qualidade do serviço prestado em Goiás.

Os novos equipamentos contam com câmeras de alta resolução, que filmam todo o trajeto do voo e registram imagens em 3D. Com o auxílio das imagens, técnicos da empresa conseguem, por exemplo, maior efetividade nas inspeções das redes de média e alta tensão, melhores condições para elaborar e acompanhar projetos de ampliações de subestações, detalhes de instalações em locais de difícil acesso, auxiliando nas emergências sem comprometer a segurança dos colaboradores, além de avaliar o estado de conservação das estruturas da rede elétrica e a presença de objetos estranhos e galhos próximos a rede.

Também é possível realizar transmissões ao vivo via internet durante ações emergenciais, melhorando a programação e aumentando a agilidade dos serviços.

Além disso, os drones também são equipados com câmeras de termovisão, ferramentas que permitem verificar a temperatura de equipamentos, cabos e conexões da rede, a fim de identificar e prevenir possíveis falhas.

As informações geradas durante os voos são repassadas para equipes em solo, permitindo a realização de serviços na rede com segurança e precisão.

O diretor de Infraestrutura e Redes da Enel Distribuição Goiás, Jose Luis Salas, explica que o objetivo é ter uma visão aérea das linhas de distribuição de alta tensão e redes de média tensão. “Conseguimos verificar pontos de aquecimento na rede onde é necessário realizar ações de manutenção preventiva ou corretiva de equipamentos ou, ainda, áreas para realização de podas de árvores que estejam muito próximas à fiação elétrica.

A inspeção aérea permite planejar melhor o trabalho das equipes, ganhando tempo e atuando com mais precisão na melhoria da qualidade do fornecimento de energia”, afirma.

A aquisição de drones faz parte do compromisso da Enel em buscar soluções inovadoras, diminuindo os riscos à segurança dos colaboradores, dos clientes e da população em geral.

A iniciativa complementa o trabalho de inspeção aérea já realizado com o uso de helicópteros desde 2018 e que vai vistoriar cerca de 57 mil quilômetros de redes até o fim de 2019, totalizando investimento de R$ 21,6 milhões.

Sobre a Enel Distribuição Goiás

 

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, serve a 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Post Relacionado