6 dicas para uma sucessão familiar de sucesso na fazenda

6 dicas para uma sucessão familiar de sucesso na fazenda

 

Atualmente, apenas 13% da população brasileira vivem no campo. Se analisarmos, por muito tempo, a vida rural teve grande importância no Brasil e para que esses números tenham caído, significa que muitas fazendas não tiveram continuidade por suas gerações seguintes.

 

O agronegócio brasileiro precisa desenvolver bons planos de sucessão familiar e assim evitar danos patrimoniais e emocionais na hora da transição. Este plano precisa ser adequado ao modelo de negócios adotado pela organização em questão.

 

De forma geral, uma boa sucessão familiar é o resultado de um planejamento bem feito e que tenha respeitado todos os passos do processo. Caso essa transição não seja bem feita, pode acarretar conflitos e problemas, não apenas financeiros, mas também familiares.

 

Pensando nisso, vamos mostrar neste artigo, qual a melhor forma para iniciar a sucessão familiar e quais são os desafios enfrentados. Veja!

 

 

O que é a sucessão familiar?

 

Basicamente, esse é um conceito para definir a passagem de um empreendimento de uma geração para a próxima. Como já citamos, é necessário que haja um planejamento para que ela seja feita da melhor forma possível.

 

Por esse motivo, é muito importante que os sucessores participem do negócio de forma ativa. Além disso, os fundadores precisam participar do negócio durante a entrada dos novos proprietários. Esse tipo de atitude é fundamental para o andamento do negócio.

 

 

Sucessão na fazenda

 

Este tem sido um problema antigo, pois a sucessão familiar no campo é um pouco mais complicada devido à falta de interesse dos sucessores em continuar trabalhando no campo.

 

Ainda assim, nos últimos anos, houve uma melhora no número de jovens interessados em permanecer na vida rural. Isso aconteceu devido à tecnologia chegar aos campos e ter aproximado essa realidade da vida na cidade.

 

Dessa forma, ficou mais fácil ter uma boa gestão das fazendas através de novas técnicas.

 

 

Como iniciar o processo de sucessão familiar nas fazendas?

 

O ideal é que se inicie essa transição familiar o quanto antes for possível. Essa é uma forma de fazer com que os sucessores estejam por dentro do que acontece na fazenda.

 

pai e filho sentados de costas na cerca observando a fazenda
O ideal é que a sucessão familiar ocorra o quanto antes, fazendo com que o sucessor tenha interesse na fazenda.

 

Isso vai fazer com que o processo de sucessão aconteça de forma mais branda, uma vez que eles estarão por dentro dos procedimentos de gestão do negócio.

 

Para começar, é preciso que os fundadores, normalmente os pais ou avós, sejam brandos na hora de iniciar a conversa com os mais jovens. O intuito é trazer esse sucessor para o dia a dia da fazenda e de forma que ele tenha interesse.

 

É preciso que os fundadores estejam em boas condições de saúde para isso e é esse o motivo de haver uma necessidade de iniciar a transição o quanto antes.

 

Não é indicado que a sucessão ocorra quando um dos fundadores esteja doente ou até mesmo a beira da morte, pois isso pode influenciar negativamente durante o processo. Todos os envolvidos estarão abalados emocionalmente e a transição não acontecerá da maneira que se deve.

 

 

Principais obstáculos nessa sucessão

 

É natural que haja alguns obstáculos nesse processo, porém eles devem ser ultrapassados para que haja um resultado positivo. São eles:

 

• Falta de interesse dos sucessores, normalmente por serem mais jovens;

• Falta de comunicação entre pais e filhos;

• Poucos recursos para dar seguimento ao negócio;

• O sucessor não sabe como gerir o negócio;

• Existem divergências entre os atuais gestores e os sucessores;

• Os herdeiros são despreparados;

• Conflito de interesses entre as partes;

• Diferenças culturais.

 

Mesmo com todos os problemas que podem surgir no caminho, sabemos que é possível ter uma sucessão familiar de sucesso na fazenda. Para isso é preciso seguir algumas dicas que podem fazer toda diferença nesse processo.

 

 

Seis dicas valiosas:

 

Planejamento na sucessão

 

Como já falamos anteriormente, o planejamento é imprescindível para que todo o processo de transição das atividades nas fazendas funcione de forma adequada. O ideal é que ele se inicie o quanto antes.

 

Uma boa dica é a realização de reuniões periódicas entre todos os envolvidos na sucessão, tanto os atuais administradores, quanto os próximos.

 

Isso vai fazer com que todos estejam por dentro do que acontece com o negócio rural e sintam mais vontade de participar.

 

 

Tenha um plano de sucessão

 

Para garantir a continuidade na administração da fazenda é essencial que haja um plano de sucessão. Essa atitude vai fazer com que a transição seja feita de forma segura e sem riscos para a gestão do negócio.

 

O plano tem como intuito minimizar possíveis atritos entre os envolvidos e auxiliar na escolha dos sucessores.

 

 

Organização e documentação

 

Para evitar problemas para o sucessor é necessário que a fazenda tenha todos os seus documentos regularizados, isso inclui o pagamento em ordem dos impostos.

 

Ter tudo documentado e organizado vai auxiliar os próximos gestores na hora de administrar o negócio.

 

 

Facilite todas as informações

 

Todas as atividades da fazenda devem estar relacionadas e de fácil acesso para os sucessores. Isso inclui os contatos dos fornecedores, identificação dos compradores, onde estão os melhores preços de insumos e quais são os funcionários mais confiáveis.

 

 

Gestão bem feita

 

Para que os sucessores possam gerir a fazenda de forma correta, é preciso que lhes seja entregue um negócio com uma boa administração.

 

Tenha em mãos as informações a respeito das safras, despesas, receitas, problemas enfrentados, entre outros.

 

 

Relacionamento

 

Além das dicas acima, é preciso que haja uma boa comunicação entre os atuais administradores e os sucessores. Ela é importante para que não haja nenhum tipo de ruído nas informações passadas de um para o outro.

 

Com esse tipo de atitude, a empresa rural terá muito mais chances de encontrar o caminho para o crescimento.

 

De forma geral, a sucessão familiar na fazenda pode parecer um processo estressante para todas as partes. Mas é importante entender que, se bem feita, pode ser uma ótima chance para estreitar os laços familiares e empresariais.

 

Como mostrado, é necessário ter um planejamento para que este período seja ultrapassado de forma tranquila e com chances de trazer bons frutos para o negócio. Todas as etapas da transição precisam ser seguidas de forma fiel.

 

Gostou desse artigo? Para saber mais, acesse o nosso site e conheça nossos produtos e serviços.

 

Related Post