Tratores autônomos: o que são, como funcionam e quais suas vantagens?

Tratores autônomos: o que são, como funcionam e quais suas vantagens?

Os tratores autônomos foram responsáveis por uma verdadeira revolução dentro do agronegócio mundial. Atualmente, com essa tecnologia, é possível aumentar a produtividade consideravelmente devido à sua maior precisão nas operações, maximizando a sua capacidade de produção e reduzindo paradas e falhas operacionais.

Contudo, muitos agricultores não conhecem esses novos equipamentos, seu funcionamento, bem como as suas vantagens. Se você se enquadra nesse grupo, fique tranquilo, pois estamos aqui para te apresentar todas essas informações essenciais. Confira!

O que são e como funcionam os tratores autônomos?

Antes de mais nada, vamos explicar o que são os tratores autônomos para que possamos compreender melhor como eles funcionam.

Basicamente, estamos falando de equipamentos que funcionam sem a necessidade de contato direto de seres humanos. Esses maquinários realizam as operações sem a presença de um motorista, contando com satélites e uso de GPS para se locomoverem e executarem todo o trajeto pré-determinado dentro da propriedade.

Além disso, possuem câmeras inteligentes capazes de identificar objetos que possam atrapalhar a rota e danificar a própria máquina.

Existem modelos de tratores autônomos que, ao detectarem algum objeto desconhecido, enviam notificações para um operador remoto, o qual define qual ação deve ser tomada nesse caso. Feito isso, a máquina pode continuar realizando o seu trabalho normalmente, sem maiores dificuldades.

Já outros modelos são compostos por câmeras que detectam e calculam a distância de obstáculos em 360º. Essas imagens passam por uma rede neural profunda que classifica cada pixel em aproximadamente 100 milissegundos, determinando se a máquina deve ou não continuar o seu trajeto.

Trator autônomo de cor vermelha com grade aradora em campo. Ao fundo, silos.
Tratores autônomos contribuem para o aumento da produtividade nas lavouras.

Esses maquinários são capazes de trabalhar durante todo o dia, sem interrupções, gerando o aumento da produtividade de todas as operações. Por esse motivo, essa nova tecnologia está promovendo uma verdadeira revolução no meio agrícola.

Detalhe importante a ser destacado é que esses tratores podem, ainda, ser monitorados em tempo real por meio de um centro de operações, via desktop ou smartphone, que mostra a sua localização, velocidade, nível de combustível, dados, métricas e todo status da máquina, além de vídeos ao vivo.

Quais os benefícios que os tratores autônomos apresentam?

Apesar de serem máquinas com alto valor de aquisição, os tratores autônomos podem proporcionar uma série de vantagens para os seus proprietários. Entre os principais benefícios, está a menor interferência humana nos procedimentos, diminuindo consideravelmente a possibilidade de erros.

Ademais, existem ainda muitas outras vantagens que podemos listar quando falamos de tratores autônomos. Confira:

  • Reduz o número de acidentes envolvendo operadores;
  • Os danos ao trator, por conta de mau uso, são praticamente inexistentes;
  • número de falhas operacionais diminui consideravelmente em função da menor intervenção humana;
  • Manutenções corretivas são necessárias com menor frequência;
  • Retrabalhos são raros, afinal a tecnologia garante que o serviço seja realizado de forma correta;
  • Os tratores autônomos podem produzir muito mais que os tratores convencionais.

Como podemos ver, as vantagens do uso dos tratores autônomos são muitas. A alta produtividade e a diminuição do número de acidentes são os pontos de maior destaque dentre todas elas.

Trator autônomo de cores vermelha e preta em campo. Ao fundo, vegetação verde.
Dentre os benefícios dos tratores autônomos, estão: a redução dos números de acidentes, a diminuição de falhas nas operações e a menor frequência na realização de manutenções corretivas.

Leia também: Prevenção de incêndios em máquinas agrícolas: dicas e cuidados.

O operador vai perder o seu posto?

Como vimos, os tratores autônomos podem gerar aumento da produtividade de maneira bastante considerável. São, ainda, responsáveis por reduzir o número de acidentes e garantem a rentabilidade do negócio, podendo funcionar até mesmo durante a madrugada.

No entanto, isso faz com que um questionamento se torne cada vez mais comum: os operadores irão perder seus postos de trabalho? Por mais que a sua função mude, a resposta para essa questão é: não.

Isso se dá porque o trator autônomo precisa ser monitorado remotamente e o responsável por esse monitoramento deve estar atento às possíveis falhas e erros de trajeto, por exemplo. Em alguns casos, a máquina identifica obstáculos e informa a situação ao operador remoto para que ele defina o que deve ser feito posteriormente.

Logo, o uso de tratores autônomos não faz com que a presença humana seja desnecessária. O que existe é a possibilidade de diminuição do número funcionários para a realização do serviço. Contudo, ainda assim, não se pode atribuir à máquina o processo completo a ser executado.

Os operadores precisam se manter atualizados para ocupar novos postos de trabalho, adequando-se às demandas e às tecnologias que estão sendo empregadas no meio agrícola.

Trator autônomo de cores vermelha e preta em campo. À frente, braços de homem que veste camisa xadrez, segurando tablet com interface de controle.
Os tratores autônomos precisam de monitoramento remoto.

E então, gostou de conhecer melhor os tratores autônomos? Aproveite e leia também o nosso artigo sobre como fazer um checklist operacional do trator. Boa leitura!

Post Relacionado