Gestão de combustível: o que é e qual a sua importância

Gestão de combustível: o que é e qual a sua importância

O combustível é um recurso essencial para uma propriedade agrícola, afinal, ele é utilizado para o funcionamento de diversas máquinas e veículos necessários para plantar, manejar e colher a lavoura, além de inúmeras outras atividades. Entretanto, nem todo produtor tem o hábito de fazer uma gestão de combustível.

Para ajudar nessa questão, vamos explicar o que é a gestão de combustível, qual a sua finalidade e qual a importância de realizá-la. Além disso, mostraremos como fazer um gerenciamento eficiente desse recurso, para que ele seja utilizado de maneira sábia, maximizando os lucros da propriedade. Vamos lá?

O que é a gestão de combustível?

A gestão de combustível é um conjunto de práticas utilizadas para estimular um consumo mais inteligente e eficiente do combustível na propriedade, aplicando técnicas para evitar o seu desperdício. Seu bom uso acarreta uma série de benefícios para o produtor e também ao meio ambiente.

O custo do combustível é bastante significativo, dessa maneira, utilizá-lo de maneira descontrolada pode gerar um grande prejuízo financeiro. Assim, é importante focar em medidas que busquem racionalizar o seu uso sem colocar em risco a produtividade e a eficiência do maquinário.

Entrega de combustível para o produtor rural que realiza gestão de combustível
Realizar a gestão do combustível na sua propriedade é muito importante para manter os custos de produção sob controle.

Entretanto, a gestão de combustível não compreende apenas o combustível em si, mas também todas as máquinas agrícolas, e os colaboradores que operam essas máquinas. Dessa maneira, é possível analisar fatores indiretos que ocasionam um maior gasto desse recurso.

Como fazer uma gestão de combustível eficiente?

Agora que você entendeu o que é a gestão de combustível, está na hora de conferir como colocá-la em prática. Veja a seguir:

Capacitação de colaboradores

Uma maneira de fazer uma gestão eficiente de combustível é por meio da capacitação dos colaboradores. É importante que eles conheçam e coloquem em prática as melhores técnicas para um uso consciente de combustível enquanto estão utilizando as máquinas da propriedade e, assim, economizar nesse recurso.

Realização de manutenções periódicas

Um dos principais motivos para o gasto excessivo de combustível são problemas no maquinário agrícola, fazendo com que ele desperdice combustível ou esteja se esforçando além do necessário, o que resulta em um maior gasto para manter a sua eficiência. Dessa maneira, invista em manutenções preventivas e periódicas para evitar esse problema.

Trabalhadores realizando manutenção de trator agrícola
Máquinas agrícolas com a manutenção em dia são mais eficientes no uso de combustível.

Controle de quilometragem

Mesmo que sejam equipamentos utilizados apenas na propriedade, como tratores ou colheitadeiras, vale a pena fazer um controle da quilometragem para ser possível entender quanto de combustível as máquinas utilizam para fazer um processo de colheita ou aragem do solo, por exemplo.

Dessa maneira, será possível realizar cálculos para avaliar se a quantidade utilizada é necessária ou está excedendo o ideal. O mesmo deve ser feito para veículos que costumam percorrer grandes distâncias, como caminhões que transportam a produção ou até mesmo animais.

Ter esse controle também ajuda a encontrar variações nesse valor, caso elas surjam, para que a sua causa seja investigada.

Uso de tecnologias

A utilização de tecnologias e equipamentos mais modernos também são uma maneira eficiente de economizar combustível. Os novos veículos já saem de fábrica com alterações que permitem uma redução na utilização de combustível, bem como um aumento da sua eficiência e produtividade para os seus condutores.

Máquinas agrícolas modernas auxiliam na gestão de combustível
Equipamentos mais antigos costumam ter um gasto energético maior, por isso, vale a pena analisar se não está na hora de trocá-los.

Qual a importância da gestão de combustível?

Como você pode perceber, a gestão de combustível pode se fazer presente em muitos aspectos na propriedade, sobretudo no modo como suas máquinas agrícolas e veículos estão sendo utilizados. Veja a seguir algumas vantagens de investir nesse gerenciamento:

Aprimoramento da projeção de gastos

A gestão de combustível permite que você tenha um melhor conhecimento sobre os gastos da sua propriedade. Por meio dela, você saberá a quantia gasta nesse item e o que pode ser elaborado para reduzir os seus custos, sem que isso afete a qualidade da lavoura ou a utilização de equipamentos importantes para o dia a dia.

Redução de custos

Um dos principais benefícios em fazer a gestão de combustível é reduzir os seus custos com esse recurso. Suas máquinas e equipamentos utilizarão apenas o necessário para realizar as atividades e o dinheiro gasto no combustível sobressalente pode se tornar novos investimentos para a propriedade ou até mesmo lucro para o produtor.

Agricultora com pequena sacola de dinheiro na mão, representando lucro
Com uma correta gestão de combustível, o produtor pode reverter o custo com o excesso desse recurso em outros investimentos.

Aumento de eficiência e produtividade

Como explicamos, a eficiência dos seus equipamentos será aumentada. Isso ocorre principalmente porque uma das atitudes para fazer uma boa gestão de combustível é realizar manutenções preventivas, fazendo com que as máquinas gastem menos combustível e também consigam desempenhar suas funções de maneira mais satisfatória.

Dessa maneira, sua propriedade também ganhará em produtividade, já que a alocação de combustível será realizada de maneira muito mais inteligente e as máquinas serão melhor aproveitadas.

Sendo assim, realizando a gestão de combustível você consegue usufruir de todas essas vantagens para ter uma propriedade muito mais produtiva e lucrativa.

E então, esse texto foi útil para você? Aproveite e acesse também o nosso post sobre biodiesel. Boa leitura!

Post Relacionado