Trigêmeos da raça Nelore nascem em centro de pesquisa

Trigêmeos da raça Nelore nascem em centro de pesquisa

O nascimento de trigêmeos, um fato considerado raro em se tratando de rebanhos de corte, está sendo comemorado pelos técnicos da Embrapa Cerrados. Os filhotes, dois machos e uma fêmea, nasceram de uma mesma vaca da raça Brasil Genética Nelore (BRGN) e todos passam bem.

Segundo o veterinário Luiz Osvaldo Rezende, partos gemelares com sucesso, com mãe e filhotes saudáveis, representam menos de 0,5% do total. Em 20 anos de profissão, foi o primeiro caso que presenciou. O parto foi normal, o que também é considerado raro.

Os bezerros, carinhosamente chamados pela equipe do centro de pesquisa de Chocolate, Baunilha e Nevasca, nasceram com cerca de 22 quilos cada um.

Vaca mãe de trigêmeos com bezerro
A vaca teve parto normal de trigêmeos. Mas, está amamentando um por vez. Fotos: Carlene Rezende.

Os trigêmeos estão sendo amamentados pela mãe, em sistema de revezamento. Mas, também com ajuda de mamadeira, já que a vaca não tem leite suficiente para três filhotes.

O veterinário explica que é muito raro nascerem trigêmeos, principalmente com monta natural. Isso porque a vaca não libera muitos ovócitos (células reprodutivas), diferente das ovelhas, onde essa situação é bastante comum. No caso de inseminação artificial eventualmente pode ocorre a gestação de mais de um embrião.

Bezerros trigêmeos da raça nelore
Os bezerros passam bem. Agora, a expectativa é saber se os machos serão ou não férteis.

Rezende acredita que a gestação gemelar pode ter ocorrido devido o tratamento hormonal usado no rebanho.

No entanto, explica que, em caso de gêmeos e também de trigêmeos, ocorre a troca de sangue e anticorpos entre os fetos dentro da placenta, o que causa uma patologia genética nos bezerros, conhecida como freemartinismo, que faz com que 90% das fêmeas nasçam inférteis. No caso dos machos, a infertilidade não é certa. Será motivo de estudo por parte da Embrapa Cerrados.

Veja mais notícias agrícolas e fique por dentro do mundo do agronegócio brasileiro.

Post Relacionado