Entenda a diferença entre calagem e gessagem

Entenda a diferença entre calagem e gessagem

Com tantas atividades no meio rural, a calagem e a gessagem podem ser cruciais para otimizar as tarefas do campo e prover uma colheita mais saudável e eficiente.

Contudo, é preciso saber a diferença de cada uma, bem como a sua composição, e sua funcionalidade para determinados processos específicos do solo.

Quer saber mais? Então, leia o post até o final e saiba a diferença entre calagem e a gessagem, e quais processos se encaixam melhor em cada uma delas.

Calagem: o que é e qual a sua importância?

Antes de mais nada, podemos entender que a calagem nada mais é do que a preparação de um determinado solo para receber as sementes que serão plantadas no local.

Dessa forma, uma quantidade de calcário é aplicada no solo, fazendo com que a concentração de cálcio e ferro na terra aumente. Com isso, é possível neutralizar o alumínio, de forma que o seu pH seja balanceado.

Máquina aplicando o calcário
Aplicação do calcário ajuda a planta a crescer de forma mais rápida e saudável.

Assim, quando é feita a calagem do solo, a terra irá permitir que a cultura cresça mais rápido e, sobretudo, de maneira saudável. Para que esse processo seja feito, podemos pensar em três maneiras diferentes:

  • Método da Embrapa
  • Método do IAC
  • Método pH-SMP

Contudo, quando o produtor rural for utilizar essa técnica, é preciso verificar qual será o calcário correto para usar no solo, como também a quantidade certa de substâncias que precisam ser adicionadas na mistura.

Caso esse procedimento não seja feito de maneira correta, a aplicação poderá retardar o crescimento da planta, prejudicando o seu desenvolvimento e interferindo diretamente na colheita.

Vantagens da calagem

Antes de tudo, vamos listar algumas vantagens importantes do uso da calagem em sua produção. Confira, abaixo:

1. Elimina a acidez do solo

Como dissemos, uma das vantagens cruciais da calagem é poder eliminar a acidez do solo. Isso acontece quando o terreno pode não apresentar um pH adequado, acarretando o desenvolvimento das plantas.

2. Estimula o crescimento radicular

Sabemos que o sistema radicular está ligado às raízes da planta. Sendo esta a parte mais importante para o seu desenvolvimento, a água e nutrientes são absorvidos e conduzidos pelo organismo do vegetal, fazendo com que seu crescimento seja saudável.

3. Redução do alumínio

Sabe-se que o alumínio é tóxico para a planta, impedindo que o seu crescimento seja eficiente. Além disso, o excesso de alumínio em determinado solo pode torná-lo infértil. Com a redução desse componente, a terra estará mais apta ao crescimento das plantas e tornará a colheita muito mais qualitativa.

Agora que você entendeu o que é a calagem e quais são seus benefícios, vamos diferenciá-la com a gessagem, que também é utilizada nos processos que envolvem a qualidade do solo e das plantas.

Gessagem: o que é e qual a sua importância?

Ele é um insumo que é obtido através da reação do ácido sulfúrico com rochas fosfatadas. A composição química da gessagem é a seguinte:

  • 16% a 20% de Cálcio
  • 13% a 16% de Enxofre
  • Cobre
  • Fósforo
  • Zinco
  • Boro
  • Dentre outros componentes

Ao contrário da calagem, o gesso agrícola não corrige a acidez do solo. Sendo assim, podemos entender que a gessagem neutraliza o alumínio tóxico que está na superfície.

Trator puxando distribuidor para gessagem
Com o uso de um trator é possível fazer a gessagem em grandes áreas.

Dessa forma, podemos verificar que, colocando uma dose adequada de gessagem nos processos agrícolas, traz diversas vantagens para as lavouras.

Benefícios da gessagem

Assim como a calagem, o gesso agrícola possui benefícios importantes, como por exemplo:

  • Condiciona e promove uma melhoria nos solos;
  • Fornece enxofre e cálcio (S e Ca);
  • Promove a redução da quantidade de alumínio presente no solo;
  • Promove um aumento eficiente em relação ao crescimento radicular dos vegetais, fazendo com que as plantas adquiram resistência e consigam suportar a seca;
  • Também pode ser utilizado para gerar o aumento da absorção de água e de nutrientes;
  • Com o seu uso, as plantas conseguem explorar um espaço maior no solo.

No Brasil, existem dois tipos de gessagem:

  • Natural
  • Fosfogesso

Gesso agrícola natural tem sua origem das minas nos Estados do Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Assim, o gesso é produzido através do aquecimento da gipsita, enquanto o fosfogesso é um resíduo derivado do fósforo.

Ambos os gessos agrícolas possuem a mesma funcionalidade no solo, porém ao contrário da gessagem natural, o fosfogesso é mais úmido. Por isso, é comum ouvir relatos de que a sua aplicação costuma ser um pouco mais complicada.

Quando realizar a gessagem?

O processo de gessagem deve ser utilizada quando o solo apresentar uma ou mais características a seguir:

  • Quando o alumínio estiver maior que 0,5 cmol dm-3
  • Quando a saturação por alumínio for maior que 20%
  • Saturação por bases estiver menor do que 35%
  • Quando a quantidade de cálcio estiver menor do que 0,5 cmol dm-3

No vídeo abaixo, tire sua dúvida: afinal a gessagem substitui a calagem?

Fonte: AgricOnline

Gessagem X calagem: entenda a diferença

Para que você consiga entender perfeitamente a diferença entre os dois componentes, vamos enumerar as principais ações de cada uma.

Confira, abaixo:

– Na calagem, o processo pode alterar o pH do solo. Na gessagem, não é alterado;

– Na calagem, há o fornecimento de nutrientes, como cálcio e magnésio. Na gessagem, os nutrientes são o cálcio e enxofre;

– Na calagem, o processo atua nas primeiras camadas do solo. Na gessagem, o processo atua em camadas mais profundas;

– Na calagem, é possível eliminar a acidez, aumentar o CTC e melhorar o aproveitamento de nutrientes. Na gessagem, ocorre a redução do alumínio em profundidade, o aumento do sistema radicular em profundidade e maior absorção de água e nutrientes.

Conforme vimos, é muito importante sabermos as principais características da gessagem e calagem para que medidas eficientes possam ser tomadas para o desenvolvimento das plantas e, consequentemente, para uma colheita mais saudável e farta.

Agora que você já sabe as diferenças de cada uma, você sabe onde comprar esses insumos para sua produção? Em nosso site temos milhares de anúnciantes de todos tipos de calcário, gesso agrícola, além de maquinário como distribuidores e esparramadeiras.

Post Relacionado