Conheça tudo sobre o Tucunaré, um predador persistente

Conheça tudo sobre o Tucunaré, um predador persistente

Tucunaré é um dos peixes mais famosos presentes em nosso país, principalmente por conta de seu comportamento peculiar e de sua abrangente presença nos rios brasileiros de norte a sul. Na pesca esportiva é sucesso também, já que a agressividade do animal e o seu pavio curto trazem mais adrenalina para uma prática que, geralmente, é mais calma.

O peixe conta com características muito interessantes, que despertam o interesse de uma grande variedade de pessoas, não só os criadores.

Por isso, preparamos este artigo com tudo sobre o Tucunaré, suas características e hábitos. Confira o artigo na íntegra!

Origem do nome e abrangência da espécie

Tucunaré é bastante popular e, devido ao fato de estar presente em grande parte dos rios brasileiros, ganhou seu espaço em nosso país. De comportamento agressivo, por se tratar de um predador nas águas, é também persistente e não desiste até conseguir de fato pegar sua presa.

Presente nos rios da América do Sul, conhecido inclusive como peacock bass, pode ser visto em águas da Amazônia, Venezuela, Miami, Panamá e, recentemente, Malásia. Outra curiosidade interessante é que se trata de um tipo de peixe que apresenta pelo menos 15 espécies diferentes.

peixes Tucunaré em destaque em águas calmas
Uma das características interessantes do Tucunaré é que ele apresenta escamas em colorações diferenciadas.

Seu nome tem origem no idioma tupi, traduzido como “amigo da árvore”. Isso acontece porque o peixe, ao caçar ou em situações de risco, se camufla próximo às árvores para passar despercebido, inclusive por suas presas.

Outra descoberta que torna o Tucunaré peculiar é o fato de estar presente em águas calmas e paradas como lagos, mas com registros de existência também em águas correntes.

Além disso, pra se ter uma ideia da abrangência desses peixes em território nacional, existe ao menos uma de suas espécies em toda e qualquer região do país, até mesmo no Sul, que tem águas mais geladas.

Apesar desse ponto ser positivo para os amantes de pesca, é fato preocupante do ponto de vista ambiental. O impacto que um peixe agressivo como o Tucunaré pode ter numa região diferente é muito grande, e o problema pode se tornar maior nos próximos anos para a fauna já existente naquele habitat.

No mais, o Tucunaré – apesar de ser visto também em águas mais frias – tem predileção por águas mais quentes. Também é um predador que não mata sua presa pelo simples fato de matar, ao contrário, apenas caça para se alimentar e não tem prazer observado nisso.

Tucunaré adulto presente ao fundo do lago
Outra habilidade curiosa é o fato de serem capazes de nadar para trás.

Confira também: Tambaqui: veja como obter sucesso na criação.

Características do Tucunaré

Dependendo da espécie, você encontra Tucunarés com tamanhos e pesos diferentes, que vivem muito bem em cardumes. Eles pertencem à família dos ciclídeos (Cichlidae), que apresenta a característica marcante de linha seccionada na lateral.

No entanto, é um peixe mimético, que se adapta ao ambiente a que vive, apresenta um ocelo com barras verticais na cauda e maxila superior com capacidade de estender acentuadamente.

De acordo com as diferentes fases da vida, a aparência e a preferência dos Tucunarés muda. Enquanto alevino, apresenta um traço horizontal na lateral e sobrevivência maior nas superfícies das águas. Já quando jovem, o corpo fica cheio de manchas brancas, o que o confunde com o cascalho do fundo dos lagos. E na vida adulta, as barras verticais ficam mais evidentes na lateral e as águas mais profundas passam a ser preferidas.

Em relação ao tamanho, o Tucunaré pode ter entre 50 e 60 cm. Porém, é preciso destacar que, em alguns casos raros, encontra-se Tucunarés com mais de 1 metro, muito maiores do que o normal. Já a respeito do peso, o mais comum são peixes entre 3 e 10 kg, no entanto, é comum capturar Tucunarés de até 1 kg na pesca esportiva.

peixe Tucunaré de coloração verde brilhante com destaque para as linhas horizontais
Os peixes maiores, com mais de 1 metro, já chegaram a pesar até 12 kg, recorde absoluto quando falamos da espécie.

Leia também: Aprenda passo a passo como criar carpas ornamentais.

Curiosidades sobre o peixe

Os peixes, por viverem em um ambiente mais denso que o ar, captam a vibração do som por meio dos ouvidos internos, bexiga natatória e linha vertical. Isso está totalmente relacionado ao equilíbrio espacial e orientação. Já a respeito da visão, os olhos são pouco móveis e funcionam como grandes lentes.

Como dissemos, o Tucunaré é um peixe agressivo, especialmente quando estão solitários e, em épocas de reprodução, são bem territorialistas. Ele ataca a sua presa com toda violência possível, a fim de conseguir se alimentar e proteger os filhotes, especialmente dos lambaris, já que representam especial ameaça aos filhotes.

Alimentação do Tucunaré

Ele se alimenta da maioria dos peixes que rondam seu habitat, sendo eles grandes ou filhotes. Além disso, caso alguma aranha ou qualquer inseto caia no território do Tucunaré, ele também não terá maior dificuldade em eliminar a sua presença.

Além disso, como já dissemos, é um caçador incansável, e por isso, não vai parar de perseguir a presa até que a alcance. Diferente dos outros animais da região, o Tucunaré não se cansa.

peixe Tucunaré visto de frente, detalhe para o posicionamento dos olhos
A espécie é muito visada pelos pescadores, que veem nele, além de um desafio, uma atividade prazerosa na pesca esportiva.

Veja também: Pirarucu: conheça o gigante de águas doces.

Habitat de preferência do Tucunaré

O Tucunaré é um peixe sedentário, prefere águas paradas, mas pode ser encontrado também em águas movimentadas e, como já dissemos, é extremamente territorialista. Não realiza processos de migrações, e prefere ficar próximo às árvores, para se camuflar e conseguir caçar normalmente. Os locais de sua preferência são represas, açudes e rios, ou qualquer outro local em que a água não seja corrente e tenha alimento para ele.

No caso das represas, por exemplo, os Tucunarés preferem ficar mais próximos às margens, onde existem vários galhos pra ele se esconder.

Ademais, é super recomendado a criação desse peixe em aquarismo. Deve-se prover ambientes com troncos e raízes, oferta adequada de oxigênio e com atenção ao pH. Confira as recomendações no vídeo abaixo:

Fonte: Aquarismos sem Mistérios.

Em caso de desbravar os rios em busca de pesca esportiva privilegiando o Tucunaré, é preciso muito cuidado para não caçar a espécie de forma indevida. A captura de filhotes, por exemplo, pode atrapalhar a espécie, o que pode colocar o Tucunaré no risco de extinção daqui alguns anos.

Com responsabilidade na pesca, não deixe de apreciar toda a riqueza que o Tucunaré traz para o nosso planeta.

E então, gostou de conhecer mais sobre esse peixe? Aproveite e acesse também o nosso artigo sobre a Pirarara. Boa leitura!

Post Relacionado