Aprenda passo a passo como criar carpas ornamentais

Aprenda passo a passo como criar carpas ornamentais

A criação de carpas ornamentais é sinônimo de rentabilidade, com exemplares que chegam a ser comercializados, aqui no Brasil, por até R$ 15 mil, levando em conta o potencial genético.

Em terras nipônicas, “Koi” se refere a qualquer variedade de carpa, e aquelas de coloração específica, com tons em branco, vermelho e preto são denominadas “Nishikigoi“. Vale a pena ressaltar que esse é um peixe pra competição e muitíssimo apreciado no Japão.

Aqui no Brasil, por sua vez, já é possível encontrar grandes criadores que detém premiações e um banco genético interessante, o que é importante considerar caso deseje iniciar sua criação comercial.

E então, ficou interessado na criação de carpas ornamentais? Confira neste artigo mais informações sobre as carpas, motivos para investir nessa atividade e o passo a passo para iniciar sua criação. Boa leitura!

Conheça mais sobre as carpas

Originalmente, as carpas eram peixes de cores acinzentadas e cultivadas por agricultores japoneses, que pensavam no sustento das famílias.

Então, foram realizados cruzamentos sucessivos entre a população, o que deu origem às diversas cores das carpas Nishikigoi. Com cruzamentos genéticos e choques sanguíneos, detalhes referentes a pigmentação, escamas e outras características começam a se destacar e até hoje são parte da seleção e valorização das carpas.

Na cultura oriental, os Nishikigoi são símbolos de coragem e perseverança. Também são temática de lendas e do folclore, que conta com festividades específicas. Esse detalhe com certeza contribui ainda mais para o valor comercial das carpas.

Já em terras brasileiras, alguns criadores detém a genética de qualidade das carpas japonesas, o que valoriza ainda mais a comercialização e traz um nível mais profissional à atividade.

Em meados de 2015, o mercado de carpas já mobilizava aproximadamente R$ 700 milhões por ano, ou seja, certamente há muito espaço para alcance de lucros com a criação desse peixe. Se considerar as competições a nível internacional, com certeza o valor de comercialização aumenta ainda mais, mesmo que seja limitado ao contexto de criadores competidores.

Acompanhe alguns detalhes que o criador de carpas abaixo descreve:

Fonte: Globo Rural.

Leia também: Lambari: como criar essa espécie de peixe em cativeiro.

Por que criar carpas ornamentais?

A criação de carpas ornamentais exige certo investimento do criador – especialmente no começo – e conhecimento da espécie e do mercado. Também é uma atividade que demanda tempo para que tenha resultados.

Por outro lado, é um mercado com potencial de rentabilidade alta e a criação é relativamente simples.

Além disso, trata-se de uma atividade que valoriza a paisagem. Seja em aquário ou em lagos, artificiais ou não, as lindas cores das carpas ornamentais contribuem de forma significativa para a estética do ambiente, ainda mais se o paisagismo também for planejado.

Assim, a partir do momento em que sua criação estiver bem estabelecida, ela pode começar a gerar retornos, seja através de turismo para visitação ou mesmo da venda de peixes provenientes do seu espaço.

Crianças pequenas observando carpas laranjas em um lago
O sucesso na paisagem é garantido, já que as carpas são peixes de coloração bem diferenciadas e que chamam bastante atenção.

Passo a passo da criação de carpas ornamentais

A fim de facilitar e direcionar os primeiros passos para iniciar uma criação de carpas, preparamos uma sequência lógica para que seja possível iniciar na atividade sem grande complicações.

Primeiramente, antes de começar, dê atenção a esses pontos:

  • Planejamento da finalidade da criação, ou seja: aquarismo, paisagismo, visitação, exemplares para venda ou comércio;
  • Determinação de um valor inicial de investimento;
  • Conhecimento básico da espécie e detalhes envolvidos como reprodução e alimentação;
  • Comportamento e longevidade.

Tendo todos esses aspectos observados, dê início ao seguinte passo a passo:

Passo 1: Local de criação

Uma carpa adulta tem, em média, de 30 a 90 centímetros de comprimento, e pesa de seis a nove quilos. No entanto, há registro de exemplares que chegaram a pesar mais de 30 quilos. O fato é que não são peixes pequenos, e que de acordo com o ambiente a que estão submetidos, elas ficam maiores ou menores. Portanto, é bem importante que tenham espaço suficiente pra que não atrofiem.

Não é impossível criar carpas em um aquário, mas ele deve ter no mínimo 400 litros. Mesmo assim, esse tamanho só é suficiente para abrigar três carpas que ainda estão em fase de crescimento. O ideal é criá-las em um espaço que não restrinja os seus movimentos e permita que elas cresçam com saúde.

Os tanques são bons para separar as carpas em diversas fases de crescimento. No entanto, o lago será o mais semelhante ao ambiente natural do animal. O ideal é que ele tenha entre 30 e 80 cm de profundidade, e a dimensão dele deve levar em conta que cada carpa adulta precisa de 500 a 800 litros de água para se desenvolver bem.

Piscina de carpas ornamentais
As melhores opções são os tanques, lagos e piscinas artificiais, que podem ser feitos dos mais diversos materiais e em espaços bem planejados.

Passo 2: Propriedades físicas e químicas da água

Outro detalhe muito importante é a qualidade e temperatura da água. É essencial que a limpeza da água seja feita absolutamente sem nenhum produto químico, pois as carpas são animais sensíveis, e o uso desse tipo de substância pode afetar substancialmente a saúde dos animais.

A limpeza deve ser feita com filtros apropriados, e é importante que não falte oxigênio (O2) na água. Há equipamentos apropriados para isso. Em muitos casos, se faz necessário mais de 2 filtros, que vão realizar a completa limpeza da água, garantindo assim, a saúde dos peixes e a limpeza do ambiente, além da disponibilidade de O2.

O pH adequado para as carpas é de 7,5, o que é considerado normal. Em relação a reprodução em cativeiro, manter esse pH é muito importante, considerando o fato que para levar ao “choque de sobrevivência” as fêmeas são levadas a ambientes com pH 5, que é ácido. Entendendo como risco de vida, ocorre a indução hipofisária e a ovoposição pra fertilização do macho.

As carpas convivem muito bem em águas paradas e a faixa tolerável de temperatura para mantê-las confortáveis está entre 8 a 30ºC.

De fato, a temperatura é fator determinante, ou seja, as carpas utilizam duas vezes mais oxigênio dissolvido a cada elevação de 10ºC na temperatura, então a regulação de filtros que realizam a limpeza da água deve ser estritamente controlada, disponibilizando oxigênio em boa quantidade, ou a termorregulação deve ser muito eficiente.

Par de carpas
Atenção as temperaturas: muito altas diminuem o oxigênio disponível e muito baixas podem colocar as carpas em um estado de hibernação.

Passo 3: Alimentação das carpas

As carpas ornamentais são animais onívoros, o que quer dizer que eles se alimentam tanto de plantas quanto de carne. Portanto, é possível alimentá-las com plantas ou pequenos animais. Mas o ideal mesmo é oferecer ração balanceada e com os nutrientes necessários para os peixes.

A alimentação adequada é tão importante que interfere completamente na pigmentação e brilho dos peixes, dessa forma, optar por uma ração balanceada e de qualidade é essencial.

Descobrir a quantidade ideal implica conhecer o peso de suas carpas, ou ao menos ter uma ideia.

  • Carpas adultas devem receber a quantidade de 2% do peso delas;
  • Carpas em fase de crescimento devem receber 6% do seu peso vivo.

Além disso, é importante também que a alimentação seja feita de forma fracionada durante o dia. Aconselha-se 3x ao dia ofertar alimento em porções equilibradas. Também é interessante optar por um alimentador automático ou um único tratador, já que esses peixes tem habilidade de reconhecer o seu tratador até mesmo pela voz.

O ideal é sempre consultar um especialista, que possa dar orientações quanto à quantidade e frequência ideal para alimentação do seu criatório. Além disso, escolha um ponto fixo para a alimentação das carpas e dê condições pra que elas reconheçam, podendo ser até treinadas após um tempo.

Carpas ornamentais sendo alimentadas diretamente nas mãos do tratador
As carpas são peixes que não possuem dentes e podem se alimentar diretamente nas mãos do tratador.

Veja também: Piscicultura ornamental: um mar de infinitas possibilidades.

Dicas para melhorar a qualidade de suas carpas

  • É fundamental que a quantidade de animais seja o ideal para o dimensionamento de sua área, seja piscina, lago, ou tanque. Assim, você garante o pleno desenvolvimento das carpas;
  • Profundidade ideal de 80 cm;
  • Carpas adultas precisam de 700 litros de agua em média;
  • O movimento natatório das carpas ao fundo do seu habitat faz com que os detritos circulem, o que facilita a limpeza do ambiente por parte do filtros;
  • Carpas são peixes para ser vistos de cima, pois a beleza se concentra no dorso dos mesmos. Por isso, criação em aquários não são recomendadas.

Para finalizar esse conteúdo, abaixo você pode conferir um vídeo que preparamos com as principais curiosidades sobre as carpas:

E então, gostou de saber um pouco mais sobre criação de carpas? Aproveite e acesse também o nosso artigo sobre o pirarucu. Boa leitura!

Post Relacionado