Irrigação de precisão: veja como funciona e suas vantagens

Irrigação de precisão: veja como funciona e suas vantagens

Impulsionados pelo crescimento populacional e consequente aumento na demanda por alimentos, os agricultores têm investido em formas de melhorar a produtividade, economizando recursos financeiros e naturais. Nesse contexto, a utilização consciente da irrigação das culturas tem papel fundamental. Dessa maneira, a irrigação de precisão se mostra como importante aliada.

Segundo dados da CNA Brasil, o Brasil tem grande potencial de ampliar as áreas irrigadas por meio da tecnologia, uma vez que atualmente existem cerca de 8,2 milhões de hectares irrigados no país, com potencial de crescimento para 55 milhões de hectares.

Sendo assim, nesse texto abordaremos mais sobre a irrigação de precisão, os tipos de irrigação mais utilizados nas lavouras e as vantagens da irrigação de precisão. Confira!

Você sabe o que é a irrigação de precisão?

Irrigação de precisão é uma forma de otimizar o uso da água no campo. Também conhecida como irrigação 4.0 ou irrigação inteligente, ela consiste no uso de tecnologia de ponta para fazer uma rega mais sustentável, evitando o desperdício do bem mais precioso do planeta: a água.

Assim, a irrigação de precisão utiliza um software gerenciador, que considera informações como local de cultivo, solo, clima, mudanças climáticas e espécies plantadas para definir a irrigação ideal, feita na quantidade certa e nos momentos mais propícios.

Homem agachado próximo a um sistema de irrigação de precisão, com laptop na mão
A irrigação de precisão busca uma forma mais sustentável de realizar essa operação nas lavouras.

Toda a rega passa, então, a ser automatizada. Além do software de gestão, o agricultor precisará investir também em sensores e câmeras. Pode parecer custoso, mas a redução de outras despesas, como água, mão de obra e até em energia elétrica, acaba compensando o investimento e faz esse tipo de irrigação ser muito valioso.

Leia também: Agricultura 4.0: entenda como ela impacta no campo.

Tipos de Irrigação

Como dissemos, um dos pontos principais da irrigação de precisão é a identificação da melhor forma de regar uma plantação. Existem 4 tipos de irrigação e todas eles podem ser automatizados para funcionarem de maneira precisa. Conheça cada um deles.

Irrigação por aspersão

Esse é o tipo de irrigação mais utilizado pois se adapta muito bem em todos os tipos de terrenos e também pela sua versatilidade, onde os equipamentos podem ser mudados de local. Utilizando um maquinário específico e aspersores, a água é pulverizada pela plantação. A quantidade de água, pressão e intervalo de pulverização são controladas por software.

Sistema de irrigação por pivô central em funcionamento em cultura de milho
O sistema de irrigação por pivô central é uma forma de irrigação por aspersão e pode ser controlado remotamente.

Irrigação por superfície

Ideal para solos de textura fina a média (argilo-arenosos) e cultivo de soja e arroz, nessa irrigação a água flui pelo solo de forma natural, onde fica por mais tempo. Sifões ou comportas controlam a entrada e a saída da água de modo a garantir que a quantia certa seja utilizada. Dentro da irrigação por superfície, existem três práticas principais:

  • Irrigação por sulco: consiste na aplicação de água por meio de sulcos situados ao lado das linhas de plantio, podendo ser sulcos retos ou em contorno em nível ou em declives;
  • Irrigação por faixas: método que consiste na inundação total de faixas construídas em nível ou em gradiente longitudinal, delimitadas por diques paralelos. A inundação é realizada por tempo suficiente para aplicar a quantidade necessária de água nas faixas;
  • Irrigação por inundação: método que consiste na construção de diques ou taipas com a finalidade de impedir perdas por escoamento superficial, criando assim uma área inundada, chamada de bacia ou tabuleiro. Essa prática é recomendada para solos com baixa capacidade de infiltração e culturas com raízes profundas e espaçamento pequeno entre plantas.

Veja também: Irrigação e segurança alimentar: qual o papel da eficiência?

Sistema de gotejamento

A irrigação por gotejamento é o tipo que mais traz economia de água para o plantio. A umidade segue por tubos lineares até o local exato onde estão as plantas, caindo em gotas. Esse tipo de irrigação também é muito vantajoso por diminuir a incidência de ervas daninhas na plantação que se beneficiam da aspersão de água.

Ponto de gotejamento na irrigação de precisão, irrigando solo
O sistema de irrigação por gotejamento também pode ser feito de forma precisa, economizando água, custos e aumentando rendimentos.

Irrigação enterrada

Os tubos gotejadores, nesse caso, estão enterrados e umidificam diretamente o solo. Isso faz com que a água demore mais para evaporar. O consumo de água desse método também é muito baixo.

Todos os tipos de irrigação são muito mais econômicos quando usados em conjunto com a tecnologia de precisão, e a indicação de qual é a melhor opção para sua plantação vem de estudos de solo, tipo de agricultura e espécies plantadas.

Em todas as técnicas podem ser utilizadas sondas de solo, drones com câmeras multiespectrais ou térmicas, estações climatológicas, sensoriamento remoto, redes de sensores sem fio, modelos de simulação de crescimento de plantas e softwares. Os dados coletados são processados e sistemas inteligentes acionam os equipamentos conforme necessário.

Confira também: Fatores que influenciam na escolha do sistema de irrigação.

Vantagens da irrigação de precisão

A adequação às práticas de irrigação de precisão traz inúmeras vantagens, tanto ao produtor quanto ao meio ambiente. Vamos listar algumas:

  • Redução do uso da água: com as técnicas de irrigação de precisão é possível economizar até 25% de água na operação;
  • Plantação mais homogênea: com a irrigação de precisão, sua cultura terá água na medida certa, nos pontos certos e no momento adequado, fazendo com que as plantas crescem de maneira mais homogênea, reduzindo falhas por conta de estresse hídrico;
  • Redução de custos: além da redução no consumo de água, esse método também resulta na redução de consumo de energia, trabalho e, consequentemente, dinheiro;
  • Aumento nos lucros: com as práticas da irrigação de precisão, o produtor tem melhores resultados na sua produção, trazendo, consequentemente, um aumento nos lucros.

Com isso, podemos afirmar que essa prática na sua lavoura trará redução de custos, economizará recursos naturais preciosos e tornará o processo de irrigação mais moderno e eficiente. O retorno do investimento acontece de maneira rápida, considerando a economia e também a qualidade superior da produção.

Assista no vídeo abaixo, uma forma de aplicação da irrigação 4.0:

Fonte: Canal Rural.

E então, gostou de saber mais sobre a irrigação de precisão? Vale a pena analisar todos os benefícios e investir nessa tecnologia.

Quer ler mais sobre irrigação? Acesse também nosso artigo sobre fertirrigação: o que é e quais suas vantagens. Boa leitura!

Post Relacionado