Volumosos e concentrados na alimentação de bovinos

Volumosos e concentrados na alimentação de bovinos

Uma alimentação adequada aos bovinos está dividida entre alimentos volumosos e concentrados. Afinal, a produção de carne, couro e a própria procriação está em boa parte pautada em uma nutrição saudável.

Neste artigo, vamos apresentar os principais volumosos e concentrados que são importantes para uma boa alimentação do gado de corte, sem perder de vista o aspecto financeiro, garantindo uma boa taxa de retorno frente aos recursos investidos. Confira!

Pecuária de corte no Brasil

A pecuária de corte é uma das atividades econômicas que mais se destacam no Brasil, uma vez que temos o maior rebanho bovino do planeta, representando 14,3% do total mundial, e também somos o maior exportador de carne do mundo.

Segundo a Embrapa, essa produção de carne bovina resulta de décadas de investimento na área tecnológica, aumentando a produtividade e a qualidade do que o país exporta, chegando a mais de 150 países.

Para se ter uma ideia, 80% da carne bovina que consumimos aqui é produzida em território nacional e a exportação do produto configura 30% do PIB do Agronegócio, o equivalente a 6% do PIB brasileiro.

Grande parte desse sucesso se deve ao manejo correto da alimentação dos animais. Embora no Brasil mais de 90% dos rebanhos sejam em regime de pastagens, é importante ficar atento a um equilíbrio de nutrientes. Só assim, será possível a produção de uma carne de qualidade e a manutenção da saúde do rebanho.

Nesse sentido, tem-se os alimentos volumosos e concentrados, cada um com características distintas. Entenda melhor a seguir.

Volumosos e concentrados na alimentação bovina
No que diz respeito ao gado de corte, a alimentação é um dos fatores importantes pois influencia na qualidade da carne.

Importância de uma boa dieta para bovinos de corte

Obviamente, considerando que a finalidade da criação de bovinos de corte é oferecer carne de qualidade, a alimentação fornecida ao animal, desde de bezerros e garrotes faz toda a diferença no que é depois encaminhado para o consumidor.

Sendo assim, ao longo dos anos, estratégias nutricionais foram sendo criadas e aperfeiçoadas para cada tipo de criação, condição do ambiente e até mesmo época do ano, de modo a ter um maior controle da dieta e do ganho de peso do rebanho.

Embora não haja uma receita ideal para a alimentação de todos os bovinos, já que ela pode variar conforme disponibilidade e preço de alimentos, além de outras questões, há dois tipos de alimentos presentes nessa dieta: o volumoso e o concentrado.

Resumidamente, podemos compreender que o volumoso é o alimento utilizado para estimular a ruminação, enquanto o concentrado é aquele utilizado para melhorar o desempenho e o desenvolvimento do animal, buscando reduzir a idade tanto para o primeiro parto quanto para o abate.

vaca e bezerro angus com boa conformação corporal para corte
Algumas raças apresentam desenvolvimento e boa aptidão para a carne, quando há estímulos por meio de uma alimentação adequada e balanceada os resultados são mais expressivos desde cedo.

O que são os alimentos volumosos

Os volumosos são alimentos com alto teor de fibra bruta, superior a 18% na matéria seca, isso quer dizer que são alimentos com muito volume e poucas calorias, de valor energético e de custo mais baixo.

Um volumoso pode ser seco ou úmido e tem por objetivo oferecer fibras que estimulem a salivação, mastigação e ruminação do animal, de modo que o rúmen permaneça saudável, além de contribuir com a manutenção das taxas de gordura corporal e também do leite.

Eles podem ser divididos entre secos e úmidos, confira alguns exemplos:

  • Pastagens naturais como as braquiárias;
  • Forrageiras para corte;
  • Capineiras (gramíneas de alta produtividade);
  • Silagem de milho, sorgo ou capim;
  • Cana-de-açúcar;
  • Bagaço de cana hidrolisado;
  • Restos culturais;
  • Resíduos de agroindústria.

Aliás, no momento de escolher quais volumosos usar na alimentação dos bovinos de corte, é preciso levar em consideração critérios como: disponibilidade na sua propriedade, custo, valor nutricional, capacidade de produção e condições de armazenamento.

Uso de bagaço de cana como volumoso na alimentação de bovinos
O bagaço de cana-de-açúcar vem se destacando na elaboração de volumosos, uma vez que este subproduto possui características excelentes para alimentação bovina e baixo custo de produção.

Concentrados na alimentação de bovinos

Em contraponto, os concentrados tem alto valor energético e oferecem boas calorias, facilitando a taxa de conversão e o ganho de peso. Como o nome sugere, esses alimentos tem maior concentração de nutrientes. Possuem baixo teor de fibra bruta e podem ser de dois tipos:

  • energéticos: baixo teor proteico, mas alto teor energético. É o caso de alimentos como farelo de trigo, grão de milho, farelo de arroz e raiz de mandioca;
  • proteicos: oferecem energia, mas, além disso, têm alta concentração de proteína. É o caso de alimentos como grãos de oleaginosas, farelo de algodão, amendoim ou soja.

Alguns exemplos de alimentos concentrados:

  • Grãos de forma geral;
  • Farelos como de soja, amendoim e algodão;
  • Trigo;
  • Arroz;
  • Melaço;
  • Polpa cítrica;
  • Caroço de algodão;
  • Casca de soja.

Investir em concentrados, embora mais caro, traz um considerável aumento na produtividade. Isso não significa que é recomendado simplesmente aumentar a quantidade de concentrados, porque uma dieta mal formulada pode trazer problemas como acidose ruminal e acarretar em doenças hepáticas.

Ademais, o uso dos concentrados nas dietas está entre as estratégias visando melhorar a eficiência alimentar, e possibilita melhor desempenho do animal, o que resulta em redução da idade de abate. No caso de bovinos de corte criados em confinamento, os concentrados representam pelo menos 70% de ingredientes, principalmente nas dietas de terminação.

Uso de concentrados em confinamento
O uso de concentrados é maior quando os animais são criados em sistema de confinamento.

Volumosos e concentrados: conclusão

Portanto, na hora de planejar a nutrição do gado de corte é necessário levar em conta os alimentos volumosos e concentrados, para que haja um bom balanço nutricional. Ambos são importantes à dieta dos bovinos com suas características e propriedades.

Lembrando que, um detalhe sobre o concentrado é que representa entre 70 e 80% do custo envolvido na alimentação dos animais, de modo que investir em bons produtos volumosos é essencial para quem deseja reduzir custos, uma vez que estes são mais acessíveis e podem cobrir parte da necessidade nutricional dos bovinos.

Quanto a quantidade a ser fornecida ao gado, é sempre importante levar em consideração a realidade de cada propriedade, a disponibilidade desses alimentos, além de fatores relacionados aos animais. Dessa maneira, é importante consultar sempre um profissional da área com o propósito de obter os melhores resultados e garantir a saúde dos animais.

Agora que você já tem algumas dicas para balancear a alimentação de seu rebanho, pode aproveitar para procurar os melhores insumos e garantir uma boa produção. Veja aqui os nossos produtos para nutrição animal.

Quer continuar por dentro do assunto? Acesse também o nosso post sobre confinamento a pasto. Boa leitura!

Post Relacionado