Silagem de milho na alimentação do gado

Silagem de milho na alimentação do gado

A silagem de milho é um dos produtos mais importantes para a alimentação dos bovinos. Fornece um grande volume de alimento, rico em energia, o que resulta em um excelente potencial na produção de leite e carne.

Aliás, você saberia mensurar a importância da alimentação na produtividade do seu rebanho? Por mais simples que isso possa parecer, garantir uma dieta adequada ao gado pode ser uma das tarefas mais desafiadoras para o pecuarista.

Isso porque cada tipo de animal apresenta necessidades diferentes, que variam de acordo com a raça, idade, peso e até mesmo o tipo de atividade desenvolvida. Mas, afinal, o que ele deve comer visando alcançar o seu real potencial de rendimento?

Aliás, dentre os diversos tipos de alimentos que podemos oferecer aos bovinos, a silagem de milho é um dos componentes mais importantes, e bastante indicado, por conta dos benefícios que proporciona ao animal.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, continue nesse post acesse também nosso artigo sobre os melhores alimentos para bovinos de corte.

Quais os benefícios da silagem de milho na alimentação do gado?

Antes de falarmos sobre os pontos positivos de se introduzir a silagem de milho na alimentação do seu gado, é importante entender o que é a silagem.

Ela é uma prática de armazenamento da forragem, processo que diminui os riscos de perda nutricional e, ao mesmo tempo, proporciona um maior prazo de validade.

Gado leiteiro alimentado com silagem de milho
A silagem de milho é muito usada na alimentação do gado leiteiro e de corte, proporcionando energia e proteína.

Existem vários tipos de silagem, sendo uma delas a do milho. É uma das mais populares no Brasil por conta de ter um cultivo mais fácil do que as demais culturas agrícolas.

É utilizada principalmente na alimentação de vacas leiteiras e do gado de corte. Ela é indicada por conta da capacidade de fornecer ao rebanho dois itens essenciais: energia e proteína.

A silagem do milho acaba sendo bem aceita pelos animais por conta da sua palatabilidade. Além disso, a planta é boa para a digestão e, como mencionamos, rica em energia, o que contribui numa melhor produção de leite e carne.

Outra justificativa para o uso da silagem na alimentação do gado é a questão da conversão alimentar, que é uma maneira de ver a eficiência do animal, através de um cálculo que leva em consideração o consumo de alimento e o seu peso médio.

Alguns estudos mostram que a dieta, a base de silagem de milho, promove um aumento maior de peso.

Sistema digestivo dos animais ruminantes

Entender sobre o sistema digestivo do gado é um ponto importante. Esses animais apresentam três compartimentos, que são o rúmen, retículo e omaso, chamados de “estômagos falsos”, além do abomaso (considerado o verdadeiro). Nos três primeiros é onde ocorre a digestão microbiana e de alimentos fibrosos e grosseiros.

Isso faz com que a digestão desses animais seja muito sensível. Por isso, a ingestão de produtos oriundos do milho, como é o caso da silagem, precisa ser feita com cautela.

Isso porque, dependendo da maneira que é adicionada a dieta animal, acaba ajudando ou prejudicando por conta da concentração de amido.

Cuidados ao introduzir a silagem de milho na dieta

Por mais que tenha vantagens, a introdução da silagem de milho precisa ser feita com o auxílio de um especialista.

Ele vai orientar o pecuarista sobre a quantidade de alimento que deve ser dado. É preciso levar em consideração alguns pontos, como o tamanho do rebanho e o peso de cada animal. Somente assim ele terá propriedade para fazer o balanceamento ideal da dieta.

Por mais que a silagem de milho possa ser utilizada na alimentação do gado, em muitos casos como alimento exclusivo de animais que vivem confinados, que geralmente entram com 400 quilos e podem atingir até 500 quilos (um aumento de 100 quilos) no momento do abate, o custo-benefício pode não ser tão interessante.

Estocagem de silagem para o gado
Silagem de milho sendo preparada para alimentação do gado. Produtor precisa seguir as recomendações de especialistas no sentido de que o resultado seja o melhor possível.

O consumo exclusivo de silagem de milho pode proporcionar um ganho diário de peso variando entre 600 e 700 gramas. Se levar em consideração o tempo de engorda e o objetivo para atingir uma carne de qualidade à venda, isso acaba sendo antieconômico ao produtor.

Assim sendo, a orientação é que seja feita uma dieta introduzindo outros tipos de alimentos também como complemento, que irão suprir outras necessidades nutricionais do gado.

Uma coisa é fato: não é indicado que o produtor determine o tipo de nutrição por conta própria, uma vez que pode representar um enorme risco.

Caso o concentrado seja muito alto, por exemplo, isso pode resultar em problemas de saúde como inflamação dos cascos e acidose, o que prejudica na produção de leite.

Produto de qualidade

Como podemos perceber, a silagem do milho proporciona diversas vantagens na alimentação do gado em comparação a outros tipos de alimentos. No entanto, para que ocorra a engorda do gado, é preciso levar em consideração alguns fatores, como a produção adequada.

Um produto de qualidade é indispensável. Isso deve ser considerado ainda na fase de plantio. É fundamental que toda a etapa ocorra da maneira correta no sentido de que o produto final seja o melhor, ou seja, uma silagem de qualidade.

Para que se tenha um alto valor nutricional, os cuidados devem vir desde a semeadura. Ela deverá ser feita, de preferência, sob a orientação de um técnico especialista.

Colheita de milho para produção de silagem
O produtor deve ficar atento ao período de colheita do milho para que a silagem tenha um alto valor nutricional.

A colheita deve ocorrer quando a matéria seca atinge em torno de 30%. Isso acontece, em média, em um período de 10 dias desde o plantio. Fique atento ao prazo.

Quando passam do tempo, o processo de compactação acaba sendo mais difícil, o que pode resultar em queda de produtividade e desperdício.

De acordo com o coordenador técnico de Bovinocultura da Emater-MG, José Alberto de Ávila, a palavra-chave na produção da silagem é planejamento, principalmente quando a criação de gado ocorre em regime engorda a pasto,

O período de chuvas favorece o regime de pasto, com um custo de produção mais barato. A dúvida é daqui a 90 ou 120 dias, quando o pasto cai de qualidade e o produtor depende de suplementação com a utilização da silagem. Por isso é importante planejar a produção”, destaca.

Caso deseje entender melhor como funciona o processo de silagem do milho, fizemos um outro post explicando o passo a passo detalhado.

Quer aprender a produzir a silagem de milho? No vídeo abaixo, veja o passo a passo dessa importante fonte de alimentação ao gado:

Fonte: Rio Grande Rural.

Tenha sempre em mente que pensar na alimentação dos seus animais é um ponto importante. Isso porque influencia na qualidade do seu produto final e, consequentemente, torná-lo propenso a ter prejuízos financeiros.

Pensando na alimentação dos animais, confira também nosso artigo sobre a silagem de girassol na alimentação de bovinos.

Post Relacionado