Palmeiras nativas: 4 espécies para usar no paisagismo

Palmeiras nativas: 4 espécies para usar no paisagismo

As palmeiras são espécies muito procuradas para compor projetos paisagísticos. Porém, com mais de 2600 opções, o processo de escolha pode ser bem trabalhoso. Sendo assim, selecionamos neste artigo 4 espécies de palmeiras nativas para auxiliar na sua missão e, de quebra, valorizar a flora nacional. Confira!

Açaí

Provavelmente você já conhece o açaí, mas já considerou usá-lo no paisagismo? De nome científico Euterpe oleracea, essa palmeira nativa da Amazônia é de porte grande, pode apresentar vários estipes, atingir até 20 metros de altura, além de possuir folhagem volumosa.

Ela é perene, e na fase reprodutiva apresenta floração e frutificação contínuas, embelezando ainda mais o ambiente. Para ter sucesso no seu cultivo, o açaí necessita de bastante água e prefere locais um pouco sombreados.

Além disso, quando jovem, pode ser cultivado em vasos, e quando adultas, essas palmeiras podem formar canteiros mistos em combinação com outras plantas e arbustos. Também apresentam um belo efeito ao serem plantadas em conjunto junto à muros, uma ao lado da outra.

Palmeiras da espécie Euterpe oleracea, comumente chamada de açaí
Além de valorizar uma palmeira nativa, ao utilizar o açaí no seu paisagismo, você terá a oportunidade de consumir os frutos in natura.

Buriti

Entre as palmeiras nativas do Brasil, o Buriti (Mauritia flexuosa) é uma das mais abundantes. Com até 35 metros de altura e estipe único de 50 cm de diâmetro, possui folhas grandes que formam uma coroa arredondada.

É uma espécie dióica, ou seja, existem palmeiras machos e fêmeas, que apresentam inflorescência durante todo o ano, produzindo frutos em cachos, no caso das fêmeas. Gosta de clima ensolarado, solo rico em matéria orgânica e úmido, demandando muita água.

Tem crescimento lento, porém é muito elegante e robusta. Burle Marx, renomado paisagista brasileiro, valorizava bastante essa palmeira.

Palmeiras nativas do Cerrado, chamadas de Buritis
Essa espécie de palmeira é muito encontrada no Cerrado brasileiro, em áreas de veredas, brejos e terrenos alagáveis. Por isso, possui raízes aéreas, por onde absorve oxigênio.

Leia também: Plantas para jardim: descubra as melhores para sua casa.

Coqueiro

O coqueiro, ou coco da baía (Cocos nucifera) tem origem um pouco controvérsia. Algumas fontes tratam como uma espécie nativa brasileira, enquanto outras alegam que chegou ao Brasil no período colonial, trazida da África, ou ainda, que é originária da Ásia. De toda maneira, é a palmeira mais importante economicamente em todo o mundo, muito valorizada pelo seu fruto mas também pelo seu efeito paisagístico.

Pode atingir 30 metros de altura e suas folhas até 3 metros de comprimento. Possui inflorescência em cachos pendentes de cerca de 1 metro, com flores pequenas, brancas ou amarelas. É uma espécie que vegeta bem, gosta de solos arenosos e salinos, portanto, vão muito bem em áreas litorâneas.

De crescimento rápido, requer sol pleno, não tolera frio nem seca. Ademais, possui uma cultivar chamada de coqueiro anão, que não passa de 3 metros de altura, vive cerca de 20 anos e é bem precoce e produtiva.

Jardim de coqueiros
Os coqueiros fazem muito sucesso em projetos de paisagismo, sendo utilizados em calçadões, parques, orlas e avenidas.

Jussara

Outra palmeira nativa bem conhecida dos brasileiros é a espécie Euterpe edulis, chamada comumente de Jussara, Juçara ou Içara, é famosa pelo seu palmito.

Originária da Mata Atlântica, essa palmeira possui estipe único e fino, alcança até 10 metros de altura e apresenta cerca de 15 a 20 folhas grandes e pinadas.

Ainda pouco utilizada no paisagismo, essa espécie tem crescimento lento, entretanto, não necessita de muito espaço e suas raízes não são profundas, o que possibilita seu plantio em jardins, próximo à áreas construídas. Ela gosta de meia-sombra, solo úmido e rico em matéria orgânica.

Palmeira Juçara ao redor de demais espécies
Enquanto jovem, essa palmeira pode ser cultivada em vasos, mas atente-se para a iluminação: não deve ser nem totalmente sombreada e nem à sol pleno.

E então, gostou de saber mais sobre essas palmeiras nativas? Quer conhecer mais espécies? Acesse também nosso post que aborda outros 25 tipos de palmeiras. Boa leitura!

Post Relacionado