O abacateiro está presente em cerca de 10 mil hectares no Brasil, que produz aproximadamente 210 mil toneladas do fruto, figurando como o país de maior média em produtividade – em torno de 21,3 toneladas por hectare/ano.
Aliás, além de abastecer o mercado interno, o Brasil já exporta parte dessa produção (4,5 mil toneladas) à vários países, nos cinco continentes, gerando 5,3 milhões de dólares.
Por este motivo, todos que lidam com essa atividade precisam estar atentos no sentido de manter a qualidade e, acima de tudo, garantir que seus abacateiros estejam sempre saudáveis e em excelentes condições.
Mas, afinal, quais são os principais cuidados com os abacateiros? Acompanhe agora mesmo este artigo do MF Rural e saiba quais os cuidados importantes que são necessários nesse cultivo.
Cuidados com a irrigação do abacateiro
Um dos cuidados importantes visando manter seus abacateiros saudáveis é possuir um esquema de irrigação adequado. Aliás, essas árvores frutíferas precisarão de uma rega profunda e frequente, em uma periodicidade que varie entre uma ou duas vezes por semana.
No entanto, é importante que mantenha sempre um intervalo de tempo suficiente entre o fornecimento de água porque é preciso deixar o solo secar corretamente.
Lembre-se: os abacateiros prosperam quando são regados de forma adequada, mas não podem ficar alagados! Este é um dos principais cuidados.
Cuidados na aplicação de fertilizantes no abacateiro
Quando se trata do abacateiro, é interessante evitar o uso de fertilizantes durante o primeiro ano, uma vez que isso pode queimar as raízes e causar outros danos que não são adequados ao plantio.
Após este período, faça um uso balanceado desta substância cerca de quatro vezes ao ano. Nesse sentido, aqui vai uma dica extra: os abacateiros mais velhos se beneficiam de fertilizantes nitrogenados aplicados durante o final do inverno e início do verão. Este é um dos cuidados necessários.
Cuidados com a poda do abacateiro
Os abacateiros são muito fáceis quando se trata de cuidados. Só é preciso podar durante o final do inverno ou no início da primavera. Essa poda é feita apenas para remover o material morto. Portanto, não exagere!
Se for manter o limite de altura dos abacateiros, apare-os levemente cortando os galhos mais altos.
Caso queira manter sua largura, apare os galhos longos e trabalhe cortando outros que estejam salientes. Depois, deixe-os crescer de forma livre e veja quão belos ficarão!
No vídeo abaixo, confira uma técnica que possibilita a produção de abacate durante quase todo ano:
Compre produtos de qualidade
Por último, mas não menos importante, é fundamental que se conscientize sobre a compra de produtos de qualidade no tratamento do seu abacateiro.
Nesse sentido, o MF RURAL pode te auxiliar nos cuidados, uma vez que é consagrado com um dos principais marketplaces do agronegócio e possui muitos parceiros nesse segmento.
No nosso site, você tem acesso aos principais compradores e vendedores de bens e serviços voltados ao setor. Logo, sempre terá acesso a itens de excelência e por um bom preço!
Gostou do artigo? Então aproveite para ler também nosso post sobre como plantar abacate! Boa leitura!