Como plantar abacate: confira as melhores técnicas

Como plantar abacate: confira as melhores técnicas

O plantio de abacate pode ser uma boa alternativa econômica principalmente para a agricultura familiar. Mas, você também pode plantar em seu quintal ou chácara.

Isso porque, o processo não exige produtos ou recipientes específicos, basta cuidar corretamente da semente ou caroço.

Nesse sentido, daremos o passo a passo de como plantar abacate. Você verá que o resultado será uma bela muda, que logo se transformará em um abacateiro, com belos frutos. Confira as melhores técnicas!

Plantar abacate: escolha a semente ou caroço

O processo para surgimento da muda é muito semelhante ao da batata, como você vai ver. Para que isso ocorra, é importante encontrar um pé de abacate de origem orgânica que estará livre de qualquer mudança genética.

Para o plantar abacate em casa, basta pedir a um vizinho, amigo ou familiar que tenha um abacateiro.

Por outro lado, os produtores que desejam usufruir de plantações da fruta, devem encontrar bons fornecedores de sementes ou mudas prontas.

A preparação da semente de abacate

O próximo passo exige paciência, pois é preciso preparar a semente ou caroço de abacate e aguardar o surgimento da muda.

Para que isso aconteça, é só colocar palitos na semente, o suficiente para apoiar em cima de um copo.

Copo de água com semente de abacate espetada com palitos
A semente de abacate deve ser colocada em um copo de água e espetada com palitos.

Esse recipiente deve estar com água, a ponto de cobrir metade da semente. Depois desse processo, o copo deve ser colocado perto de uma janela e pronto! É só aguardar a muda germinar.

Confira também como plantar suculentas e cactos em vasos.

A espera do surgimento do broto

A terceira etapa para plantar abacate diz respeito a esperar o tempo da própria semente ou caroço. Isso quer dizer que você precisa deixar o broto surgir e tomar forma, o que pode demorar semanas.

Para crescer saudável e evitar problemas de água acumulada, você vai trocar essa água toda semana. O broto vai surgir a partir de duas semanas. Mas é importante deixar ele se desenvolver.

O aparecimento das primeiras folhas do pé de abacate

Aos poucos o broto vai começando a tomar forma de uma planta. A partir do segundo mês ele já apresenta folhas. Mas não se engane, deve permanecer nesse copo até que tenha pelo menos 20 centímetros.

Plantar muda de abacate num vaso
Após o surgimento das primeiras folhas, é hora de transferir a muda para um vaso.

Assim que atingir esse tamanho, é bom fazer a primeira poda, retirando as folhas mais velhas e deixando as novas. Daí finalmente chega o momento de passar para um vaso.

Como plantar a muda do abacate

A partir da passagem para um vaso, é preciso vigiar o desenvolvimento da planta. Assim, quando o vaso não comportar mais seu tamanho é hora de retirar a muda.

Nesse momento ela é plantada em um jardim ou na plantação, conforme você quiser. Logos os frutos vão aparecer a depender da espécie.

Por exemplo, a espécie precoce dá frutos em abril e junho; e a espécie tardia em julho e outubro.

Cada abacateiro pode produzir até quatro caixas da fruta. A produção começa a produzir a partir dos seus três anos.

Frutos de abacate, com um deles cortado ao meio
Cada pé de abacate chega a produzir quatro caixas da fruta. Uma boa fonte de renda na agricultura familiar.

O interessante é que quanto mais antigos os pés, mais podem produzir. Além do mais, adapta-se bem a todo o território brasileiro.

Portanto, essas são as informações que você precisa para plantar abacate. Agora, já sabe como ter bons resultados, tendo muita paciência e atenção para com a semente.

No vídeo abaixo, confira como ter abacateiro em vaso, produção em até 6 meses:

Fonte: Cantinho de Casa.

Veja também as melhores práticas para o cultivo de árvores frutíferas.

Post Relacionado