Árvores frutíferas: confira as melhores práticas

Árvores frutíferas: confira as melhores práticas

Ter em mente como fazer um bom plantio é o segredo para o sucesso do cultivo de qualquer lavoura. No caso das árvores frutíferas, isso é ainda mais importante: um bom sistema de manejo pode garantir uma boa colheita.

Elas são ideais principalmente para a agricultura familiar, como fonte de renda, ou mesmo em sítios e chácaras.

Sendo assim, listaremos, a seguir, algumas dicas importantes na hora de cultivar as árvores frutíferas.

Adubação das árvores frutíferas

A qualidade do solo, onde será feito o plantio, é um dos fatores mais importantes para o sucesso do cultivo das frutíferas. Isso porque todos os nutrientes que ajudarão no crescimento da planta vêm do solo.

Mulher adubando árvores frutíferas usando luvas
Com uma boa adubação, garante um bom desenvolvimento das árvores frutíferas, desde sua fase inicial.

Assim, é importante que essas árvores sejam adubadas a cada seis meses. A escolha do tipo de adubo vai depender tanto das necessidades da planta frutífera quanto do tipo de solo.

Dessa forma, é importante fazer uma boa análise do solo para verificar quais os nutrientes que estão faltando.

Os tipos mais comuns de adubo, para as árvores frutíferas, são os seguintes:

  • Adubos inorgânicos: esse tipo de adubo é retirado de minerais e são ricos em nitrogênio, fósforo e potássio. Esses dois últimos são essenciais para a fase da floração e desenvolvimento das plantas frutíferas.
  • Adubos orgânicos: vem de vegetais ou animais, e, portanto, precisam se decompor antes de colocar nas plantas. Aliás, os mais conhecidos são o húmus de minhoca, a farinha de ossos e restos de vegetais.

É importante dizer que, embora a adubação seja fundamental para a qualidade das plantas frutíferas, não deva ser feita em excesso.

Aliás, além de prejudicar as plantas, que podem apresentar problemas nas raízes e dificuldade de desenvolvimento, o excesso de adubo pode prejudicar também a natureza.

Controle do mato e plantas invasoras

Tirar o mato e as plantas daninhas é muito importante, uma vez que podem tirar a água e nutrientes das plantas frutíferas.

Portanto, é importante manter a área em volta das árvores livre dessa vegetação, roçando periodicamente toda a área de plantio. Isso pode ser feito através de uma por meio da capina manual, mecânica ou química.

Irrigação das árvores frutíferas

A maioria das árvores frutíferas se desenvolve melhor em solo úmido. Nos períodos muito secos podem atrasar ou até mesmo impedir o desenvolvimento das raízes, folhas, flores e frutos.

Entretanto, as regas não podem ser feitas em excesso. Para essas árvores, as técnicas de irrigação mais conhecidas são as seguintes:

  • Irrigação por gotejamento: esse método apresenta uma boa eficiência, já que consegue manter um bom controle da quantidade de água no solo. Por ser localizada, é uma forma de irrigação que ajuda a evitar o desenvolvimento de plantas invasoras.
Sistema de irrigação por gotejamento em árvores frutíferas
A irrigação por gotejamento é um método bastante eficiente para irrigação das árvores frutíferas.
  • Irrigação por aspersão: É um método pouco indicado para pomares. Consiste na dispersão de água sobrecopa ou subcopa, utilizando-se um conjunto de motobomba, tubulação, aspersores e acessórios.

Também é muito importante escolher um local com boas condições de drenagem, para que as raízes das árvores frutíferas não apodreçam, afetando o crescimento.

Podas

Para manter a planta com o porte adequado, para que seja manuseada, é importante fazer podas.

Assim, uma poda bem feita revigora a planta a cada safra, eliminando os ramos mais antigos. No caso de plantas de grande porte, mantendo a copa alta, o que impede que as frutas toquem o chão.

Poda de árvores frutíferas usando tesoura
A poda deve ocorrer no inverno e garante formação de uma boa copa das árvores frutíferas.

Outra dica é que a poda das árvores frutíferas seja realizada sempre no inverno, período em que a maioria das plantas não produzem novas folhas e frutos.

Clima ideal para as árvores frutíferas

Árvores frutíferas se desenvolvem melhor quando são plantadas em regiões com clima ideal ao seu crescimento.

No caso do Brasil, país com grande variedade de temperatura e umidade, existem frutas nativas bastante diferentes. Portanto, veja, aqui, algumas das frutas nativas brasileiras mais conhecidas.

Escolha das mudas

A qualidade das mudas das árvores frutíferas também deve ser levada em conta para o plantio. Aliás, o ideal é que as mudas estejam saudáveis, com folhas, firmes, e sem pragas e fungos.

Outra dica é que as mudas dessas árvores tenham, pelo menos, 30 centímetros de altura. Mas, pode variar de acordo com a espécie.

Período adequado de plantio de árvores frutíferas

Assim como o clima, é preciso que o plantio seja ser feito conforme a espécie frutífera. É preciso levar em consideração, também, as diferenças das condições climáticas da região.

Algumas espécies não se desenvolvem bem em lugares muito frios, enquanto outras preferem temperaturas mais baixas.

Mas, se você não tem um grande espaço e gostaria de cultivar árvores frutíferas, também é possível plantar algumas dessas espécies em vasos. No vídeo abaixo, confira algumas dicas importantes para escolher o vaso ideal:

Fonte: THAIN Culinária Mundial – Chefe Flávio.

Algumas árvores frutíferas largamente produzidas no Brasil

O Brasil é um dos países do mundo mais ricos em biodiversidade da fauna e da flora, abrigando em seu território uma enorme gama de espécies nativas.

Pensando nisso, selecionamos, aqui, cinco árvores frutíferas bastante cultivadas no país, com algumas dicas de cultivo para cada uma:

Abacateiro

É um exemplo de árvores frutíferas de grande porte, podendo atingir até 30 metros de altura em fase adulta. Por safra, um abacateiro chega a produzir até uma centena de frutos.

Pé de abacate com frutos
O abacateiro é um exemplo de árvore frutífera de grande porte e pode atingir até 30 metros.

Para uma boa produção, o abacateiro necessita de sol, solo drenado, fértil e profundo. Além disso, precisa ser bem regado durante a época de seca.

Jabuticabeira

A jabuticabeira é uma árvore frutífera nativa do Brasil que é comumente encontrada nos pomares ou até mesmo no quintal das casas cultivadas no jardim ou em vasos.

O pé de jabuticaba pode chegar a 15 metros de altura e a frutificação ocorre após 2 a 3 anos do plantio, sendo assim é comum comprar mudas de árvores com mais idade ou produzindo.

Jabuticabeira produzindo frutos
O pé de jabuticaba é muito comum no Brasil e sua árvore serve até para ornamentação.

A sensação em colher esta fruta direto do pé e a capacidade de várias safras no ano é um dos grandes fatores de sucesso desta fruta.

Bananeira

A bananeira pode alcançar até 8 metros de altura, e os frutos podem ser de várias espécies: maça, terra, prata, d’água, nanica, entre outras.

Para seu bom desenvolvimento, é necessário que a bananeira esteja em um espaço com boa luminosidade, bem irrigado e com temperatura média.

Laranjeira

A laranjeira é uma das árvores frutíferas de copa bastante densa e de pequeno porte, podendo chegar a até 8 metros de altura.

Sua frutificação ocorre em todo o ano, mas, de forma mais intensa, a partir do mês de abril. A laranjeira produz melhor em climas mais frios.

Maracujazeiro

O maracujazeiro é uma planta ramificável, crescendo em forma de cipó e enrolando-se em estruturas próximas a ele.

Em relação ao clima, o maracujazeiro apresenta não gosta muito do frio, devendo receber bastante sol para uma boa produção.

Plantação de maracujá com frutos
O maracujazeiro é um exemplo de árvore frutífera ramificada e precisa de estruturas físicas para um bom desenvolvimento.

Como vimos, as árvores frutíferas podem trazer muitos benefícios para o produtor rural, sendo seu plantio e comercialização uma das mais importantes fontes de renda por todo o país, uma vez que as frutas fazem parte da alimentação diária de parte significativa da população.

Diante disso, para obter sucesso no plantio, é essencial que sejam aplicadas boas práticas para o seu cultivo.

Gostou do artigo de como plantar árvores frutíferas? A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) fez um vídeo mostrando como deve ser feito o plantio correto:

Fonte: Vida Verde Sistemas Sustentáveis.

Veja também nosso artigo sobre como fazer adubação com esterco.