Árvores frutíferas: espécies, mudas e cuidados

Árvores frutíferas: espécies, mudas e cuidados

No Brasil, temos uma variedade imensa de espécies de árvores frutíferas, suficiente para atender a todos os gostos. Como produtores, estamos em terceiro lugar no ranking mundial, colhendo aproximadamente 41 toneladas de frutas anualmente.

Elas são parte importante da nossa alimentação, contém fibras, vitaminas, proteínas e sais minerais necessários para o bom funcionamento do organismo.

Se você está pensando em plantar uma árvore frutífera em casa, ou formar um pomar, neste post vamos te apresentar espécies, ensinar como escolher boas mudas e todos os cuidados necessários para o cultivo. Aproveite a leitura!

Espécies de árvores frutíferas

A laranja é a fruta mais produzida no país. No entanto, o Brasil é um dos lugares mais ricos em biodiversidade do mundo, nos presenteando com uma enorme variedade de espécies.

Se você quer plantar uma espécie originária do Brasil, acesse nosso post em que te mostramos seis frutas nativas, e se quiser mais opções, neste outro você encontra espécies oriundas da Mata Atlântica. Ou ainda, aqui você descobre informações sobre 25 tipos de palmeiras.

Além disso, selecionamos aqui, cinco árvores frutíferas bastante cultivadas no país, com algumas dicas de cultivo para cada uma:

Abacateiro

É um exemplo de árvore frutífera de grande porte, podendo atingir até 30 metros de altura em fase adulta. Por safra, um abacateiro chega a produzir até uma centena de frutos.

Ademais, é adaptável a diversas condições climáticas, o que permite seu cultivo em quase todo o Brasil. Possui as raças mexicana, guatemalense e antilhana, com alta, média e baixa tolerância ao frio, respectivamente.

Pé de abacate com frutos
O abacateiro é um exemplo de árvore frutífera de grande porte e pode atingir até 30 metros.

Jabuticabeira

A jabuticabeira é uma árvore frutífera nativa do Brasil que é comumente encontrada nos pomares ou até mesmo no quintal das casas, cultivadas no jardim ou em vasos.

O pé de jabuticaba pode chegar a 15 metros de altura e a frutificação ocorre após 2 a 3 anos do plantio, sendo assim é comum comprar mudas de árvores com mais idade ou produzindo.

Jabuticabeira produzindo frutos
O pé de jabuticaba é muito comum no Brasil e sua árvore serve até para ornamentação.

Bananeira

A banana é a principal fruta consumida no Brasil e no mundo. É originária de regiões de clima tropical úmido, sendo muito sensível ao déficit hídrico.

Existem muitas variedades, mas no Brasil as mais consumidas são a Prata, a Nanica, a Maçã, a Ouro e a Terra.

Para seu bom desenvolvimento, é necessário que esteja em um espaço com boa luminosidade, bem irrigado, temperatura média e umidade relativa alta.

Laranjeira

O Brasil é o maior produtor de laranjas do mundo, representando mais de 30% produção mundial, e a exportação de suco de laranja movimenta bilhões de dólares anualmente.

Pode ser plantada em todas as regiões do Brasil, mas é no Estado de São Paulo que tem alcançado as maiores produtividades. Na região Nordeste a produção é dependente de irrigação.

Pode-se produzir o ano inteiro, se realizado o plantio de cultivares que possuem épocas diferentes de maturação de frutos.

Maracujazeiro

O maracujá é oriundo da América Tropical e existem mais de 150 espécies nativas do Brasil, que é o maior produtor mundial, mas nem todos os frutos são comestíveis e/ou aproveitáveis.

O maracujazeiro é uma planta ramificável, que cresce em forma de cipó e enrola-se em estruturas próximas a ele. Em relação ao clima, não gosta muito do frio, devendo receber bastante sol para uma boa produção.

Em plantios comerciais, as espécies mais cultivadas são o maracujá roxo, o maracujá amarelo e o maracujá doce.

É uma planta autoestéril, ou seja, precisa de agentes polinizadores para produzir frutos, como a mamangava, ou na sua ausência, deve ser realizada polinização artificial.

Plantação de maracujá com frutos
O maracujazeiro é um exemplo de árvore frutífera ramificada e precisa de estruturas físicas para um bom desenvolvimento.

Mudas de árvores frutíferas

Mudas são plantas jovens, com sistema radicular desenvolvido, utilizadas para implantação de pomares. Devem ser sadias e ter boa genética.

Adquirir mudas de qualidade é um desafio, pois há pouca fiscalização, o que faz com que sejam comercializadas mudas com problemas sanitários e que produzem menos que o esperado.

Por isso, na hora de adquirir suas mudas, procure por um viveiro credenciado, e observe os seguintes pontos:

  • as mudas devem ter uma identificação que apresente o nome, endereço e número de registro do viveirista;
  • também deve ter o nome da espécie e, quando for o caso, da variedade de copa e porta-enxerto;
  • devem ter raízes fortes e sadias;
  • o local do enxerto deve estar bem cicatrizado;
  • a planta deve ser bem ramificada;
  • o caule não pode ser torto ou bifurcado.

Frutíferas em vasos

Cada vez mais moradores de grandes cidades vêm valorizando uma alimentação mais consciente, buscando conhecer a procedência ou até mesmo cultivando seu próprio alimento.

Se você é uma dessas pessoas e não tem um grande espaço, saiba que é possível plantar algumas espécies de frutas em vasos. Acesse nosso artigo sobre como cultivar árvores frutíferas em vasos para aprender mais.

Abaixo, confira algumas dicas importantes para escolher o vaso ideal:

Fonte: THAIN Culinária Mundial – Chefe Flávio.

Cuidados especiais com árvores frutíferas

Ao cultivar árvores frutíferas, precisamos tomar alguns cuidados extras. Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar a ter uma boa produção de frutas.

Preparo de solo

Em primeiro lugar, o terreno deve ser roçado para facilitar as operações futuras. Depois, vem a análise de solo, que deve ser feita com amostras retiradas de duas profundidades: 0 a 20 cm, e 20 a 40 cm.

O preparo de solo deve ser feito de 30 a 90 dias antes do plantio, sendo comum a média de 60 dias. Nessa etapa são feitas as covas em que as mudas serão plantadas, com dimensões de 40x40x40 ou 60x60x60, a depender da espécie.

Com o resultado da análise de solo em mãos, deve-se prosseguir com a calagem, que deve ser feita 60 dias antes do plantio, utilizando preferencialmente calcário dolomítico distribuído uniformemente, incorporando metade do calcário antes da aração e metade depois.

Muitas frutíferas exigem aplicação de calcário diretamente nas covas. Ele serve para corrigir a acidez do solo, facilitando a absorção de nutrientes pelas plantas.

O espaçamento, a densidade do pomar e a disposição das plantas vai depender da espécie, variedade, clima, tipo de solo, tamanho da área, finalidade do pomar, do sistema de condução e do emprego de mecanização.

Adubação das árvores frutíferas

Em pomares, são realizados dois tipos de adubação: de formação e de produção/frutificação. Devem sempre ser orientadas pelos resultados das análises de solo.

De maneira geral, na época de outono e inverno devem ser aplicados fertilizantes fosfatados e o adubo orgânico. O emprego de nitrogênio deve ser fracionado, utilizando na fase de brotação, depois do raleio, e depois da colheita.

É importante dizer que, embora a adubação seja fundamental para a qualidade das plantas frutíferas, não deve ser feita em excesso. Além de prejudicar as plantas, o excesso de adubo pode prejudicar também a natureza.

Mulher adubando árvores frutíferas usando luvas
Com uma boa adubação, garante um bom desenvolvimento das árvores frutíferas, desde sua fase inicial.

Irrigação das árvores frutíferas

A irrigação é uma prática importante para obtenção de frutos de boa qualidade. Nos períodos de estiagem podem haver atraso ou até mesmo impedimento do desenvolvimento das raízes, folhas, flores e frutos.

O consumo de água vai depender do solo, da espécie, da umidade do ar, entre outros fatores.

O sistema de irrigação deve ser escolhido levando em consideração o tipo de solo, a disponibilidade de água, o clima, o sistema de cultivo, o manejo do solo e o custo da energia.

Alguns sistemas de irrigação utilizados em pomares são:

  • inundação;
  • em sulcos;
  • aspersão;
  • microaspersão;
  • gotejamento.

O sistema de irrigação por gotejamento é o mais utilizado, e tem o menor consumo de água de todos os sistemas. Além disso, normalmente é associado à fertirrigação.

Sistema de irrigação por gotejamento em árvores frutíferas
A irrigação por gotejamento é um método bastante eficiente para irrigação das árvores frutíferas.

Podas

O objetivo da poda é dar formato à planta, ao mesmo tempo que estimula a sua produção. Para realizá-la, é importante conhecer os hábitos de frutificação de cada espécie.

Existem alguns tipos diferentes de podas:

  • formação, que tem o objetivo de fornecer a estrutura inicial para a planta, e é feita até o terceiro ano pós plantio;
  • frutificação, que visa manter o equilíbrio da produção por meio do desponte ou desbaste de ramos, sendo mais utilizada em espécies de clima temperado,
  • limpeza, realizada pós colheita para retirar galhos secos e quebrados.

Além disso, tem a poda de inverno (ou poda seca) e a poda de verão (ou poda verde).

A primeira, é feita em frutíferas que perdem as folhas. Deve ser realizada quando os primeiros botões florais aparecerem nas pontas dos ramos, estimulando a brotação. Uma dica é começar pelas cultivares mais precoces, e tomar cuidado com geadas tardias.

A segunda é feita quando a planta está em estágio vegetativo, e tem o objetivo de arejar a copa, melhorar a insolação e a coloração dos frutos.

É importante também sempre realizar as podas com boas ferramentas. Além de apropriadas, elas devem estar limpas, afiadas e lubrificadas.

Poda de árvores frutíferas usando tesoura
A realização de uma boa poda pode ajudar a árvore produzir mais frutos.

Outros cuidados

Além dos manejos já citados, pode ser necessária a realização de outras atividades para obtenção de um pomar produtivo:

  • espaldeiramento;
  • estaqueamento;
  • tutoramento;
  • escoramento de ramos;
  • indução da floração;
  • polinização artificial;
  • ensacamento de frutos;
  • quebra de dormência;
  • cobertura morta;
  • quebra-ventos;
  • entre outras.

Toda espécie exige alguns cuidados especiais, por isso, conhecer profundamente as particularidades da cultura que você escolher plantar é de extrema importância.

Como vimos, as árvores frutíferas podem trazer muitos benefícios para o produtor rural, sendo seu plantio e comercialização uma das mais importantes fontes de renda por todo o país, uma vez que as frutas fazem parte da alimentação diária de parte significativa da população.

Gostou do artigo de como plantar árvores frutíferas? A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) fez um vídeo mostrando como deve ser feito o plantio correto:

Fonte: Vida Verde Sistemas Sustentáveis.

Quer saber ainda mais sobre árvores frutíferas? No nosso blog, também já ensinamos a plantar pitanga, kiwi, caqui, manga, uva e até pitaya. Não deixe de entrar para conferir!

Post Relacionado

Como plantar tomate-cereja

Como plantar tomate-cereja

Apesar de os tomates Salada Longa Vida e Italiano dominarem o mercado brasileiro, o tomate-cereja está ganhando cada vez mais…