A banana é a fruta mais consumida no Brasil, chegando a 27 quilos por habitante a cada ano. Ela é tão importante que ganhou até um dia especial: 22 de setembro.
Em nosso país, as condições climáticas permitem que seja cultivada de Norte a Sul, durante o ano todo. Por isso, o Brasil é o quarto maior produtor dessa fruta do mundo, fica atrás apenas da Índia, China e Indonésia.
Sendo assim, neste artigo vamos falar sobre a importância econômica da banana, apresentar os tipos de banana mais comuns que são cultivados no Brasil, seus benefícios à nossa saúde e as formas de consumo. Boa leitura!
Importância econômica da banana
No Brasil, a produção de banana ultrapassa as 6,8 milhões de toneladas, e quase a totalidade é destinada ao mercado interno, menos de 2% é exportado.
O estado de São Paulo é o maior produtor brasileiro, com mais de 26% de participação nacional, isto, é, cerca de sete milhões de toneladas. Outros estados que se destacam na produção de banana são a Bahia (913,7 mil toneladas), Minas Gerais (888,4 mil ton.) e Santa Catarina (703,3 mil ton.), conforme levantamento do IBGE.
Essa atividade é responsável por cerca de 500 mil empregos diretos e quase a metade de sua produção vem da agricultura familiar.
Conheça os tipos de banana
Embora quase 1.000 tipos de banana sejam cultivados em todo o mundo, em diferentes tamanhos e espécies (inclusive selvagens), no Brasil existem aqueles que são mais comuns, no cultivo e no consumo.
Os tipos de banana mais cultivados no Brasil são: prata, nanica, maçã, ouro e terra. Dependendo da variedade, cada bananeira pode produzir de 5 a 15 pencas de uma só vez.
Agora, conheça um pouco mais sobre esses tipos mais cultivados e consumidos no Brasil:
Banana-nanica
Apesar do nome indicar uma variedade “pequena”, na verdade a banana-nanica tem um tamanho grande que pode chegar a 24 centímetros. Esse nome se deve ao tamanho da bananeira, que tem baixa estatura em relação à outras espécies, mas é uma campeã de produtividade: cada cacho pode ter até 400 bananas e pesar quase 45 quilos.
Ademais, esse tipo de banana, também conhecida como “banana d’água”, se adaptou muito bem em solo brasileiro e é muito consumida por atletas pela sua alta concentração de potássio, que previne câimbras.
Além disso, ela contribui no controle da pressão arterial, suas fibras ajudam a normalizar o trânsito intestinal e auxilia na digestão. Também possui muitas vitaminas.
Banana-maçã
Com uma casca grossa e firme, a banana-maçã é diferenciada pelo tamanho – é pequenina – textura e sabor. Essa fruta é originária das Américas Central e do Sul, sendo também produzida aqui no Brasil, embora represente apenas cerca de 2% da produção nacional da fruta.
A banana-maçã tem esse nome por conta do seu aroma de maçã. A polpa é macia, branca e tem uma fácil digestão. Por isso é muito indicada para crianças e idosos.
Ademais, essa fruta contém uma boa quantidade de potássio e fibra, além de serem mais ricas em vitaminas C e A do que as bananas comuns.
Leia também: Banana: curiosidades sobre a fruta.
Banana-prata
Originária da Ásia, de onde foi levada à todos os continentes, a banana-prata é inegavelmente uma das mais preferidas pelos brasileiros, possuindo tamanho médio e menos doce que outras mais consumidas no Brasil.
Possui 89 calorias a cada 100 g e 358 mg de potássio, e é certamente uma das menos calóricas e de maior durabilidade: pode ser consumida até quatro dias depois de amadurecer, o que facilita a comercialização e consumo.
Sua polpa é bem consistente e pouco doce, o que faz dela o tipo ideal para fritar. Sua casca é bem amarela com pequenas manchas amarronzadas.
A banana-prata é rica em proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas, minerais, ácido fólico e potássio. Esse tipo de banana é recomendado sobretudo no tratamento de pressão arterial, diarreia e insônia.
Banana-ouro
A banana-ouro é a menor entre todas as bananas. O seu tamanho não ultrapassa os 10 cm, pesando em média 40 gramas. Entretanto, é a que possui maior valor calórico: possui 112 calorias (kcal) por porção e 355 mg de potássio.
Aliás, é um tipo de banana bem comum em regiões litorâneas, tem uma polpa perfumada e doce, sendo ideal o seu consumo in natura. Possui magnésio, um mineral relacionado com a boa saúde óssea e também arterial.
Banana-da-terra
Diferente da banana-ouro, a banana-da-terra é a maior do país, podendo atingir 26 centímetros de comprimento. O seu peso pode chegar em até meio quilo. Com essas características, é conhecida também como banana-comprida.
A maior parte da produção está concentrada nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. É o tipo de banana que mais possui vitaminas A, C e B1. Além disso, é muito usada em pratos cozidos e fritos, pois não deve ser consumida in natura, por ser um pouco indigesta.
No vídeo abaixo, confira como prepará-la de forma simples e rápida:
Conclusão
Portanto, mostramos neste artigo os tipos de banana mais produzidos e consumidos no Brasil, e apresentamos informações sobre os benefícios ao nosso organismo.
Após conhecer os tipos mais consumidos no Brasil, que tal aprender como plantar banana? Acesse nosso post e confira!