Como plantar banana: aprenda em 6 passos

Como plantar banana: aprenda em 6 passos

Assada, frita, in natura, com guloseimas ou até mesmo em geleias, é inegável que a banana é uma das frutas favoritas dos brasileiros.

Rica em vitaminas A, C e do complexo B, além de possuir muito fósforo, magnésio e potássio, este alimento oferece inúmeros benefícios à saúde, como energia e força, combate a gastrites e inflamações intestinais, prevenção de cãibras e outras vantagens que a fazem ser marca registrada no cardápio nutricional de inúmeros indivíduos.

Segundo a Embrapa, a banana é a fruta mais consumida no mundo, sendo o Brasil o quarto maior produtor, com mais de 6 milhões de toneladas produzidas em 455 mil hectares, gerando aproximadamente R$13 bilhões de faturamento por ano, empregando mais de 500 mil pessoas diretamente.

Não é à toa que, cada vez mais, seja comercialmente no ramo agropecuário, em sítios ou chácaras ou por conta própria, até mesmo em casa, num jardim ou quintal, muitos estão se empenhando para aprender como cultivá-la de forma eficaz, saudável e, claro, saborosa.

Ainda assim, existem muitas dúvidas sobre como plantar essa fruta tão conhecida e, pensando nisso, separamos tudo para você entender como fazer. Confira!

Primeiro passo: escolha o tipo de banana que você quer plantar

Antes de tudo, você precisa escolher o tipo de banana que quer cultivar, já que existem grandes variedades. Como:

– Banana nanica, que é indicado que seja plantada em lugares que ventem bastante;

– Banana-maçã, que demanda menos água e defensivos químicos;

– Banana prata, predominante no Nordeste e Centro-Oeste;

– Banana ouro, comum em regiões litorâneas;

– Banana-da-terra, mais cultivada em áreas tropicais;

– Banana roxa (banana São Tomé), rara, exótica e de curto ciclo de vida

– Entre outras.

Cachos de banana roxa no pé
A banana roxa é geralmente menor que as outras, de sabor bem docinho

Segundo passo: escolha o local adequado

Antes de plantar uma bananeira, o mais importante é saber se o local oferece condições boas para isso. Por exemplo, se o clima é o adequado e se o fruto resistirá bem neste ambiente.

Para fazer o cultivo dessa fruta, é importante que o solo seja fértil, mantenha-se sempre bem drenado, rico em matéria orgânica e, acima de tudo, livres de encharcamentos e de geadas, uma vez que isso pode trazer uma série de problemas para a planta e, consequentemente, para os frutos que vai colher.

Ademais, essa planta ocupa, pelo menos, cinco metros. Sendo assim, fique esperto para que o seu espaço seja grandioso o suficiente e que essa área seja pouco acidentada ou plana.

Várias bananeiras plantadas respeitando espaçamento
Ao plantar, respeito o espaçamento entre as bananeiras para que elas possam se desenvolver com tranquilidade

Terceiro passo: atente-se à temperatura

A temperatura ideal para plantar o pé de banana é entre 20 °C e 24 °C, mas a faixa entre 15 °C e 35 °C é considerada aceitável. Temperaturas acima ou abaixo disso paralisam o crescimento e danificam seus frutos.

Além disso, áreas muito úmidas são maiores as causadoras de doenças tanto nas folhas, quanto nos frutos da bananeira. Portanto, é fundamental saber qual o local ideal para o tipo que você escolheu cultivar.

Para se ter uma ideia, a banana d’água é a mais sensível ao frio e a banana-maçã é a mais resistente. Já a ouro, não sobrevive muito tempo à falta de água, assim como a nanica.

Por isso, é preciso ter muita atenção na hora do plantio e escolher a época certa, com base nas condições climáticas da região.

Quarto passo: prepare o solo para o plantio

Preparar o solo é fundamental para aumentar suas chances de colher frutas de qualidade. Por isso, comece arando-o e aplicando pesticidas com um mês de antecedência ao plantio. Em seguida, mantenha-o limpo com capinas regulares, retire as folhas velhas e prepare-se para a adubação.

Muda de bananeira plantada em terreno
O terreno onde vai plantar a muda ou rizoma deve ser limpo e bem preparado

Neste passo, utilize adubos que ajudem a deixar a terra fértil e acelerem a maturação das suas bananas. Para isso, você pode utilizar esterco de curral, de aves e até mesmo acrescentar outros nutrientes, como o potássio.

Tudo isso vai ajudar a encontrar um bom resultado e a preparar o espaço para receber as mudas.

Quinto passo: comece a cultivar

Bananeiras precisam ser plantadas a partir de mudas de plantas adultas, chamadas de rizomas. Para o plantio, é preciso que seja feito manualmente, em covas que tenham 30 x 30 x 30 centímetros. Além disso, o espaçamento entre as mudas precisam ser cerca de dois a três metros, variando de acordo com os portes.

Tenha em mente que uma bananeira não pode interferir no espaço da outra, para não atrapalhar no desenvolvimento. Por isso, quanto mais afastadas plantar, melhor será.

Sexto passo: hora de colher

A colheita precisa ser realizada apenas um ano após um plantio. Por isso, é importante ter paciência e cuidar do seu cultivo ao longo de todos estes meses.

Enorme cacho de bananas maduras no pé
Se todas as etapas de plantio forem bem feitas, o resultado será de cachos de banana com grande produção

Assim, uma vez que tenha chegado a hora, é importante usar luvas e retirar os cachos com um facão, tomando cuidado para que as batidas não causem o escurecimento da fruta. Tenha em mente que isso pode estragar a poupa e alterar o sabor, portanto, tenha delicadeza.

No mais, lembre-se que a frequência para o “nascimento” das suas bananas dependerá do tipo escolhido, o que faz esse intervalo de tempo variar.

Agora, você poderá aproveitar o que há de melhor nessa fruta, podendo consumi-la in natura, frita ou até mesmo fazendo o famoso bolo de banana.

Quer saber mais?

O MF Rural é uma empresa que auxilia vendedores e compradores a realizarem negócio no mercado Agro. Confira nossos serviços e divulgue essa ferramenta a seus amigos!

Veja abaixo um vídeo explicativo sobre como plantar e colher banana rápido:

Fonte: Canal tio locoo

Post Relacionado