Banana: curiosidades sobre a fruta

Banana: curiosidades sobre a fruta

A banana é uma das frutas mais presentes no dia a dia das pessoas no Brasil, além de ser muito fácil encontrá-la em mercados, feiras etc.

Mas, será que você conhece detalhes sobre este alimento? Esse é o nosso objetivo neste conteúdo: apresentar algumas curiosidades sobre a banana.

Antes disso, convidamos os leitores a acompanhar outro artigo relacionado com essa fruta: como plantar banana – aprenda em 6 passos. Boa leitura!

Banana combate o cansaço durante o dia

A banana é uma grande aliada de quem tem a rotina corrida e acaba se sentindo cansado no final de cada dia.

Em virtude de sua composição, esse alimento ajuda a manter a quantidade de açúcar no nível ideal ao longo das horas, sem riscos de baixar e tirar energia do corpo.

Casal na academia comendo banana
Para quem pratica atividades físicas, comer banana ajuda a evitar cãibras e dá muita energia.

Para isso, decerto o ideal é sempre ter uma banana disponível, comendo entre as refeições e não ficar muito tempo sem ingerir algum tipo de alimento. Ela é fonte de fibras, vitamina C, vitamina B6, bem como ajuda no controle da pressão arterial.

Isso sem falar que, por conta do potássio, essa fruta também é importante no sentido de evitar contrações musculares e cãibras. Por isso, atletas gostam de comer pedaços de banana durante suas atividades.

O educador físico e doutor em ciência do movimento humano, Orlando Laitano Lionello Neto, fez um estudo sobre radicais livres e antioxidantes na atividade física. A banana foi uma das frutas utilizadas na pesquisa.

Ele afirma que essa fruta repõe sim as energias e dá força extra. “A banana é muito rica em carboidrato e principalmente a frutose, que é uma excelente fonte de energia para o músculo esquelético durante a prática de exercícios físicos”, observou.

Confira mais algumas curiosidades:

  • A banana pode te ajudar com sua prova na escola. O potássio da fruta ajuda a manter o foco;
  • Comer duas bananas dá mais energia suficiente para um treino de 90 minutos na academia;
  • A fruta possui vitamina B6, que regula os níveis de glicose no sangue. Esta vitamina também vai deixá-lo com uma disposição maior no trabalho, no estudo ou no dia a dia de casa!
  • Banana auxilia no combate à depressão porque contém uma proteína chamada triptofano, que se converte em serotonina que ajuda a relaxar e fazer você se sentir muito melhor comendo esse alimento;
  • Banana alivia a azia por causa do efeito antiácido natural que tem sobre o corpo;
  • As bananas são ricas em fibras. Isso ajuda a regular os movimentos do intestino, sem recorrer a laxantes;
  • Banana pode ajudar a curar a ressaca.

Portanto, como dissemos acima, a banana é uma fruta rica em vitaminas, cálcio, fibras, potássio e antioxidantes. Assim sendo, os benefícios desse alimento são inúmeros, veja o vídeo com cada um deles explicado:

Fonte: 10 Benefícios.

Bananas não são todas iguais

Quando pensamos em banana, logo vem à mente os tipos tradicionais que encontramos no mercado: prata, nanica, pera, ouro… Mas, essa é mais uma das curiosidades: sabia que nem todos os tipos da fruta são comestíveis?

Na verdade, há uma longa lista de tipos de banana ao redor do mundo, algumas delas impróprias na alimentação de humanos.

Por exemplo: a banana-da-selva, encontrada na Amazônia, não pode ser ingerida como alimento, mas serve como componente de remédios.

Ao todo, estima-se que existam mais de 300 tipos de bananas, espalhados pelos continentes ao redor do mundo, em cerca de 100 países.

Outro detalhe curioso: as bananeiras não são consideradas árvores e, sim, “ervas gigantes”.

Isso porque o seu tronco é um pseudocaule formado pela bainha das folhas e seu caule é subterrâneo, de onde brotam as raízes e as folhas. A altura varia de acordo com a espécie e chega a atingir até 7 metros.

Grande quantidade de água na composição

Ao pegarmos uma banana, não relacionamos esta fruta à água, certo? Isso é muito mais simples em um pedaço de melão, melancia ou mesmo laranja. Ainda assim, cerca de 75% da composição da banana é formada por água.

Afinal, os alimentos ricos em água e sais minerais, em geral, têm poucas calorias e são muito nutritivos, sendo uma boa opção visando complementar a dieta de quem quer emagrecer de forma saudável.

Banana tem rápido amadurecimento

Não é raro olharmos para uma banana em um dia e ela estar ainda verde. Depois, no dia seguinte, já bem amarela e, pouco tempo depois, já ficando passada, com as manchas pretas na casca.

Cachos de bananas vendidos em mercado
A dica é comprar banana sempre em pequenas quantidades e, assim sendo, terá uma sempre fresquinha!

Esse rápido amadurecimento tem explicação e a torna uma das frutas mais rápidas neste processo. A questão é a presença de hormônio chamado etileno, que acelera as etapas de maturação do alimento. Portanto, é mais uma das curiosidades dessa fruta.

Fruta mais consumida no Brasil

Dessa maneira, ao fecharmos nossa lista, temos a curiosidade de que a banana é, segundo estimativas de órgãos especializados em frutas, como a Ceagesp, a fruta mais consumida entre os brasileiros.

Ela não é a mais vendida, posto que cabe à laranja, todavia é líder no consumo, principalmente porque diversas famílias acabam plantando suas próprias bananeiras no fundo de casa ou no pomar de sua chácara, sem a necessidade de comprar a fruta.

Portanto, estas são algumas das curiosidades e características que dizem respeito à banana, fruta tão comum na alimentação diária das pessoas.

Aos apaixonados por frutas, conheça seis delas que são nativas do Brasil.

Post Relacionado