Girolando: o que você precisa saber sobre a raça

Girolando: o que você precisa saber sobre a raça

Considerada uma raça diferenciada e genuinamente brasileira, o Girolando traz características que se destacam entre as raças de gado leiteiro criadas em nosso país.

Dessa forma, é uma das favoritas dos pecuaristas que investem na produção de leite, sendo hoje responsável por 80% da produção leiteira do Brasil.

Ademais, devido a sua rusticidade, o gado Girolando também pode ser criado a pasto, o que contribui para reduzir os custos de produção de leite, em relação às outras raças.

Neste artigo, vamos apresentar tudo sobre o Girolando: como surgiu, graus sanguíneos, seus atributos, produção de leite, entre outras características. Boa leitura!

Surgimento da raça Girolando

Segundo os criadores mais antigos, o gado Girolando surgiu por volta da década de 1940, no Vale do Paraíba, estado de São Paulo, e foi praticamente um “acidente”.

Isso porque, na época, um touro da raça Gir invadiu uma pastagem vizinha e cobriu algumas vacas da raça Holandesa, que predominava nos rebanhos daquela região.

Então, ao nascerem os bezerros desses cruzamentos, os criadores observaram que eram animais diferentes dos tradicionais.

Características da raça girolando
O surgimento da raça Girolando foi uma espécie de “acidente”. Mas, deu tão certo que hoje é responsável por 80% da produção leiteira do Brasil.

Com o passar do tempo, esses animais frutos daqueles cruzamentos foram demonstrando características interessantes, tais como: rusticidade, precocidade e capacidade de adaptação (herdados da raça Gir), além de uma boa produção de leite (advinda da raça de gado Holandês).

O sucesso foi tanto que outros criadores resolveram investir também nessa criação, e ao mesmo tempo buscavam um melhoramento zootécnico daquele cruzamento “acidental”.

No dia 1° de fevereiro de 1996, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reconheceu oficialmente o Girolando como raça. Além disso, delegou à Associação Brasileira dos Criadores de Girolando a missão de realizar o Serviço de Registro Genealógico e o Programa de Melhoramento Genético em todo o país.

Girolando e seus graus sanguíneos

Apesar do direcionamento dos acasalamentos buscar a composição racial de 5/8 Holandês + 3/8 Gir, diversas composições raciais são permitidas dentro da formação da raça Girolando, desde 1/4 Holandês + 3/4 Gir, até 7/8 Holandês + 1/8 Gir. Na tabela abaixo, estão representados os principais acasalamentos praticados dentro do Programa de Melhoramento Genético do Girolando:

Girolando e seus graus sanguíneos
Confira a tabela de cruzamentos da raça Girolando. Objetivo é ter um gado produtivo e padronizado.

Atributos da raça Girolando

Como se não bastasse os parentais do Girolando já possuírem uma alta qualidade e desempenho, com o passar do tempo a raça Gir passou por um upgrade genético. Dessa forma, tornou-se, também, uma das melhores raças leiteiras do mundo.

Logo, o Girolando vem herdando cada vez mais todas as atualizações genéticas que o Gir e o Holandês têm passado. Portanto, tem encontrado um mercado cada vez mais disposto a recebê-lo, já que suas qualidades estão tomando uma popularidade cada vez maior.

Alguns atributos marcantes dessa raça são:

  • Capacidade de produzir leite a pasto;
  • Heterose;
  • Alta resistência ao carrapato;
  • Liquidez no mercado;
  • Adaptabilidade;
  • Produção leite com menores custos.
Animal da raça girolando produção leiteira
O gado Girolando se destaca entre as raças de produção de leite no Brasil, por suas características diferenciadas e constante evolução genética.

Produção de leite é destaque

A pecuária de leite brasileira é caracterizada por uma grande diversidade de sistemas de produção e manejo. Portanto, podemos encontrar, dentro da mesma região, rebanhos que trabalham de forma totalmente diferente uns dos outros.

A capacidade de adaptação do Girolando ajuda muito o produtor de leite a enfrentar várias situações, principalmente quando há aumento no custo de produção do litro de leite ou quando há uma redução no preço pago ao produtor e, dessa forma, tem que se adequar à essa nova realidade financeira.

Graças ao melhoramento genético realizado pelos criadores, as vacas vêm registrando constantes aumentos de produtividade leiteira.

No ano 2000, por exemplo, o rendimento anual (em até 305 dias) alcançava 3.695 kg. Dezenove anos depois, essa produtividade subiu para 5.671 kg, ou seja, em torno de 47% a mais.

O pico de produção de leite de uma vaca Girolando ocorre até aos 8 anos, podendo manter uma boa produção até aos 15 anos de idade.

Além disso, são animais dóceis, possuem o chamado de “temperamento leiteiro”, o que facilita o manejo.

Duas vacas da raça girolando no curral
O gado da raça Girolando produz uma boa quantidade de leite, atendendo às necessidades dos produtores.

Fertilidade do gado Girolando

A eficiência reprodutiva do Girolando é mais um dos seus pontos fortes, pois se adapta muito rapidamente às condições em que é submetido.

A conformação anatômica do aparelho reprodutivo das matrizes é considerada perfeita, corrigindo até os problemas que são notados nas raças puras.

Tanto novilhas quanto vacas, possuem baixos índices de problemas de parto e retenção de placenta. A idade média ao primeiro parto ocorre por volta de 33 meses.

Já os bezerros possuem uma ótima velocidade de crescimento, atribuídos à habilidade materna, herança genética, rusticidade e precocidade. Esses animais gozam de boa saúde desde o nascimento, fator crucial para o sucesso da criação.

Nos machos Girolando, a temperatura do corpo está intimamente relacionada com a regulação da temperatura da bolsa escrotal (descida e subida) proporcionando assim uma maior produção de espermatozoides viáveis.

Vaca girolando com bezerro habilidade materna
As vacas Girolando têm uma boa habilidade materna e são animais dóceis, facilitando o manejo.

Criação de vacas Girolando a pasto

Como citamos neste artigo, o Girolando é uma raça bastante rústica e, por isso, mantém um bom rendimento mesmo criadas a pasto, o que permite a redução do custo de produção do leite se comparado com as Holandesas, por exemplo.

Assim sendo, mesmo produzindo um volume de leite menor (média de 18 litros/dia) do que as vacas holandesas (35 litros de leite/dia, em média), há vantagem porque o custo de produção é menor.

Com o fim de garantir essa produtividade mesmo a pasto, os criadores precisam apenas acrescentar na dieta alimentar uma suplementação mineral convencional e a utilização de algum volumoso como silagem de milho ou cana com ureia.

Criação de gado a pasto vantagens
A criação do gado Girolando a pasto é outra vantagem aos pecuaristas porque reduz o custo de produção do leite.

No vídeo abaixo, confira o depoimento de um pecuarista que decidiu trocar o gado Holandês pelo Girolando na produção de leite:

Fonte: TV Direta Mococa

Tirando dúvidas

Aliás, a Associação Brasileira de Criadores do Girolando realizou uma live, em parceria com o MF Rural, para falar sobre o mercado de gado de leite. Na oportunidade, o CEO do grupo MF Rural, Roberto Lucas, entrevistou o médico veterinário e técnico da Girolando, Niltoin Barcelos Jr. Não deixe de assistir!

E então, gostou do artigo? Para continuar por dentro do assunto, acesse também o nosso post sobre a raça Jersey. Boa leitura!

Post Relacionado