Depois do sucesso na Agrishow, considerada a maior feira do segmento agrícola da América Latina, o Grupo MF Rural anunciou que irá montar um estande diferenciado na Expointer, em 2023, no Rio Grande do Sul. A exposição é considerada uma das maiores mostras do país, com destaque aos setores da agricultura e da pecuária. Aliás, é a maior feira de exposição de animais da América Latina.
“Pretendemos levar novamente o ambiente virtual (da plataforma online) à um evento presencial e de relevância internacional. Neste ano, a Expointer bateu todos os recordes, tanto de público como de negócios“, afirmou Rafael Lucas, CEO do MF Rural e que irá coordenar mais este projeto.
Rafael e Roberto Lucas, diretores do Grupo, estiveram presentes na Expointer 2022, feira que é realizada desde 1972 no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, na Grande Porto Alegre. Eles conheceram a nova estrutura da mostra, que ficou interrompida por dois anos em virtude das restrições impostas pela Covid-19, a exemplo dos demais eventos presenciais.
“Acertamos todos os detalhes com a comissão organizadora e agora só estamos definindo o local para instalação do estande. Temos algumas opções. Nossa prioridade é que seja uma localização privilegiada e em um tamanho que atenda às nossas necessidades“, observou Rafael.
A proposta do MF Rural é levar um número bem maior de parceiros e, por isso, o tamanho da área na Expointer é importante.
Estande na Agrishow foi um sucesso
O estande montado pelo grupo MF Rural neste ano na Agrishow foi um sucesso, segundo os relatos dos parceiros que participaram do projeto. Todos já anunciavam na plataforma de marketplace e tiveram a oportunidade de fechar negócios e buscar novos clientes.
A proposta de montar um estande diferenciado e abrir espaço aos parceiros, em grandes eventos e mostras de padrão nacional e internacional, visa exatamente dar essa oportunidade de expor os produtos de forma presencial.
“Nós sabemos que montar um estande em eventos dessa magnitude tem um investimento muito elevado e acaba sendo inviável para muitos se forem tentar de forma individual. Por isso, o MF Rural montou a estrutura e abriu o espaço aos parceiros, por um custo que é viável à todos“, relatou Rafael Lucas.
Aqueles que participaram do estande do MF Rural neste ano ficaram bastante satisfeitos com os resultados. De acordo com o balanço realizado entre os parceiros, o volume de negócios fechados chegou a R$ 100 milhões durante o evento realizado em maio.
Projeto será ampliado na Expointer
Ao analisar os números apresentados pelos clientes parceiros do projeto na Agrishow, Rafael Lucas constatou que o sucesso de vendas foi maior para aqueles que apresentaram seus produtos, levando até maquinários.
Os visitantes da exposição paravam e queriam conhecer mais detalhes. Muitos fecharam negócios já naquele momento, além de marcar novos contatos.
A empresa Cochos Borges, por exemplo, trouxe um cocho de concreto e fechou inúmeros negócios. “Eu vendi oito cochos para um cliente de São Simão. Um cliente de Boituva comprou 20 cochos. Teve cliente que precisava de 50 cochos e outro de mais 50. Fiquei muito feliz de participar da Agrishow. Para a gente aqui foi espetacular! Se Deus quiser, o ano que vem estaremos de novo”, afirmou na época o dono da empresa, Nivaldo Aparecido Borges.
Por isso, a diretoria do Grupo MF Rural decidiu que na Expointer será necessária uma área ainda maior, pois, dessa maneira, os parceiros terão espaço para montar suas estratégia para atrair mais clientes.
“Aqueles parceiros que estiveram na Agrishow já disseram que pretendem estar com a gente nos próximos projetos. Se levarmos em conta que outras empresas já nos procuraram, vamos precisar de uma grande área“, enfatizou Rafael.
Na Expointer, a força da pecuária e da agricultura
Diferentemente de outras feiras, que são mais voltadas ou à pecuária ou à agricultura, na Expointer os dois segmentos são muito fortes, o que chamou muito a atenção da diretoria do Grupo MF Rural.
Isso vai ao encontro ao próprio slogan da empresa: “O Agronegócio passa por aqui“, ou seja, todos as áreas do setor rural procuram ser valorizadas.
Rafael explicou que na pecuária, por exemplo, todas as raças estão expostas e com julgamentos a todo momento durante a Expointer.
“Para se ter uma ideia, cada raça bovina tem um restaurante específico. E por falar em carne, o curioso é que na Expointer cada estande tem a sua churrasqueira e o churrasco ocorre o dia todo“, lembrou.
O mesmo acontece em relação à agricultura, com os grandes fabricantes aproveitando o evento para expor e apresentar seus lançamentos. Isso sem falar de muitas empresas que aproveitam os “dois públicos” (agricultura e pecuária): só neste ano teve a participação de aproximadamente 742 mil pessoas.
“Gostaríamos de agradecer à receptividade da Comissão Permanente da Expointer que nos recebeu tão bem e nosso objetivo é apresentar um projeto inovador logicamente voltado ao nosso propósito de levar o ambiente virtual ao presencial, onde todos farão bons negócios“, concluiu Rafael Lucas.
Assim que o MF Rural definir a área na Expointer, apresentaremos todos os detalhes do projeto. Aliás, este será apenas um dos projetos que estão previstos para 2023, quando o grupo vai completar 19 anos, se consolidando no agronegócio brasileiro. Hoje, é considerado o portal mais completo desse segmento, que é um dos mais importantes da economia nacional.