Samambaias: conheça 5 espécies e aprenda como plantar e cuidar

Samambaias: conheça 5 espécies e aprenda como plantar e cuidar

As samambaias estão entre as plantas mais antigas do nosso planeta. Em todo o mundo, há registros de aproximadamente 12 mil espécies de samambaias, com diferentes tamanhos e formatos.

Consideradas de fácil plantio e cultivo, as samambaias se adaptaram muito bem em diversos ambientes. Basta um pouco de umidade e calor que logo terão um bom desenvolvimento.

Essas plantas se tornaram grandes companheiras nas casas, sendo ótimas opções de cultivo inclusive em locais com espaço reduzido (como apartamentos), e demandam pouca manutenção. Entretanto, algumas dicas podem ajudar a torná-las sempre fortes e bonitas.

Neste post, vamos apresentar todos detalhes sobre as samambaias, quais são as espécies mais comuns e aprender a como cultivar essas plantas. Boa leitura!

Conheça um pouco mais sobre as samambaias

As samambaias estão entre as plantas mais antigas do mundo. Algumas espécies de samambaias gigantes estavam presentes no início da formação do nosso planeta, junto com os liquens, fungos e musgos, e depois se extinguiram ou evoluíram para dar origem às espécies presentes nos dias atuais.

Floresta com plantio de samambaias
As samambaias existem praticamente desde a origem do nosso planeta e se adaptaram bem às variadas condições climáticas, principalmente à climas tropicais.

São plantas que se adaptaram bem a variadas condições climáticas, desde o forte calor em ambientes agrestes (com areia e muito sol) até a sala de sua casa, em um local com meia sombra.

Entretanto, as samambaias preferem climas tropicais e úmidos, se desenvolvendo melhor em temperaturas próximas de 21ºC. Apesar de gostarem do calor, o ideal é deixá-las sempre em locais sombreados (sem sol direto e perto de janelas), como debaixo de árvores e na varanda. As samambaias não suportam frio. Climas abaixo de 15ºC podem ser prejudiciais ao desenvolvimento da planta.

Uma curiosidade: as samambaias não produzem flores. Assim sendo, elas se reproduzem por esporos, que ficam na parte de baixo das folhas. Mesmo sem flor, encantam pela beleza e pela facilidade de cultivo.

Esporos na reprodução das samambaias
Uma das curiosidades das samambaias é que elas não produzem flores. A reprodução ocorre por esporos.

Leia também: Roseiras: aprenda a cuidar corretamente das suas flores.

Quais são as samambaias mais conhecidas no Brasil?

Agora, vamos apresentar cinco espécies de samambaias cultivadas em nosso país. Confira!

1. Samambaia americana

A samambaia americana (Nephrolepis exaltata), também conhecida como samambaia de Boston, é uma das espécies mais cultivadas no Brasil, desde meados da década de 1980.

Essa espécie é ideal para ser utilizada em projetos de ornamentação de jardins verticais, pendurada em móveis ou junto com outras plantas. As folhas crescem para cima e, com o tempo, ficam pesadas e descem, tornando-a ainda mais linda.

Com uma coloração verde clara, suas folhas são compridas e subdivididas em folíolos lisos e retilíneos, formando touceiras densas e bonitas. Mesmo assim, não são consideradas de grande porte. Sua altura varia de 40 a 60 centímetros.

Samambaia americana plantada em vaso
A samambaia americana é um dos tipos mais cultivados no Brasil, decorando diversos ambientes.

2. Samambaia-jamaica

Originária da Índia, a samambaia-jamaica (Phymatosorus scolopendria) possui folhas separadas, com uma textura mais grossa, penugem em uma tonalidade escura e tem o crescimento considerado rápido.

Essa planta pode chegar a até 70 cm de altura, sendo uma ótima opção em jardins verticais.

A exemplo de outras samambaias, o ideal é deixá-la sempre à meia-sombra. Outro detalhe é que essa planta gosta de um ambiente quente e sem ventos fortes, apenas pequenas correntes fracas de ar.

Detalhes das folhas da samambaia-jamaica
A samambaia-jamaica possui folhas separadas e tem um crescimento mais rápido do que outras espécies de samambaias.

3. Samambaia avenca

A samambaia avenca (Adiantum capillus-veneris) apresenta um tamanho pequeno, podendo chegar a 30 ou 40 cm de altura. Justamente pelo seu tamanho, é uma escolha ideal para ornamentação de apartamentos e espaços pequenos.

Com uma folhagem densa, muito delicada e em formato irregular, a samambaia avenca é muito utilizada na decoração de ambientes internos, desde que tenham boa iluminação, porém sem exposição direta ao sol, assim como as demais samambaias.

Uma curiosidade: muitas pessoas acreditam que a samambaia avenca é um verdadeiro “talismã” que afasta o mau-olhado. Além disso, diz a lenda que, se aparecer murcha, significa que estaria havendo traição entre o casal. Será?

Características da samambaia avenca
A samambaia avenca tem um porte pequeno e possui folhas muito delicadas.

Veja também: Palmeira real x palmeira imperial: quais as diferenças?

4. Samambaia azul

O nome popular da samambaia azul (Selaginella uncinata) já deixa claro qual é a sua principal característica. Suas folhas produzem um reflexo azulado bem característico (apesar da sua coloração verde) que é visualizado dependendo da iluminação e ângulo, o que causa um belo efeito ornamental.

Ademais, os rizomas desta samambaia podem chegar a um metro, sendo considerada uma planta de grande porte.

Vale lembrar: quem tem animais por perto deve se manter atento, pois essa samambaia pode causar intoxicação se ingerida, por isso é necessário posicioná-la em locais de difícil acesso.

Ramos de samambaia azul
O efeito azulado dessa planta de primavera chama a atenção.

5. Samambaia amazonas

A samambaia amazonas (Polypodium decumanum) é nativa do nosso país e apresenta crescimento rápido, com longas e grandes frondes (folhas compostas), que podem ser largas ou estreitas, ao longo da nervura central. Trata-se de uma planta muito procurada porque é de fácil cultivo: exige apenas regas regulares e retirada de folhas secas e velhas.

Na natureza, ela se desenvolve em troncos e pedras, usando essas superfícies como apoio. Mas, uma dica importante: nunca use pregos ou arames para fixá-las no tronco de uma árvore porque podem prejudicar o desenvolvimento e a saúde da planta de apoio. O ideal é optar por um filete de pano, visando fixar as raízes da samambaia.

Também é uma planta que pode causar irritação, devendo ser posicionada longe de animais e crianças.

Folha de samambaia amazonas
A samambaia amazonas possui folhas longas e grandes e é nativa do Brasil. Foto: Mário Franco.

Como cuidar das samambaias?

O primeiro aspecto a ser considerado é o solo utilizado no plantio. Elas precisam de um substrato rico em nutrientes, de onde vão retirar o que precisam para crescer. Uma boa opção de substrato é a fibra de coco.

Existem adubos específicos, que ajudam a fortalecer a planta e que devem ser utilizados apenas uma vez ao mês. Entretanto, a primeira aplicação só dever ser feita após seis meses do plantio no vaso.

As samambaias também precisam que o solo seja úmido o suficiente para representar as condições naturais onde essas plantas vivem, em climas tropicais.

Outro aspecto importante é a circulação de ar no ambiente. As samambaias são plantas que não se dão bem em locais com muita ventilação, uma vez que isso pode causar o ressecamento das folhas e, consequentemente, o seu desfolhamento. Nesse sentido, o ideal é colocá-las afastadas de locais com grande corrente de ar, além, é claro, de evitar a proximidade com aparelhos de ar-condicionado.

Vasos de samambaias a meia sombra
Um dos cuidados no cultivo de samambaias é com a iluminação, evitando deixá-las expostas diretamente ao sol. Além disso, evitar ambientes com muita circulação de ar.

Em relação a quantidade de luz solar que a samambaia deve receber, devemos entender que deve ser suave, sem intensidade. Muito sol poderá prejudicar o desenvolvimento da planta e escurecer suas folhas. Uma janela sem correntes de vento e com luz solar indireta pode ser um bom local.

poda, por sua vez, é necessária para dar manutenção à planta e também em caso de aparecimento de alguma doença. Com isso, a samambaia terá condições de se desenvolver novamente.

Já a rega pode ser feita diariamente, mas em pequenas quantidades, apenas para que a planta tenha sempre a umidade necessária. Mas lembre-se: umidade não é encharcamento! Apenas o suficiente para deixar o solo sempre umedecido.

Por falar em rega, caso o seu vaso esteja num local muito alto e fique difícil manter a umidade necessária, confira no vídeo uma dica interessante: a rega por imersão. Veja também outras duas dicas que, com toda certeza, deixarão as samambaias sempre bonitas:

Fonte: Minhas Plantas.

Motivos para incluir a samambaia no seu projeto paisagístico

O efeito ornamental é o mais evidente para quem opta por inserir essas plantas no seu projeto, mas elas também são uma ótima opção para manter a umidade dos ambientes. Isso porque transpiram e transferem um pouco dessa água ao local.

Também existem estudos apontando a capacidade da samambaia de retirar poluentes do ar, atuando como filtros.

Nos Estados Unidos, foi feito um estudo com a samambaia brake (Pteris vittata) que comprovou a capacidade dessa planta de retirar arsênico do solo e da água.

Samambaias usadas na decoração de ambientes
As samambaias transformam qualquer ambiente, proporcionando uma ornamentação especial.

Como plantar samambaias em vasos?

Conforme citamos neste post, as samambaias são plantas muito antigas e, durante milhões de anos, viviam apenas em seus habitats naturais.

Contudo, entre as décadas de 1970 e 1990, o homem decidiu levá-la a novos ambientes, inclusive dentro das casas, plantando-a em vasos, o que se tornou uma verdadeira “moda”.

Mas, como isso deve ser feito? Confira:

  • Escolha o vaso: as samambaias podem ser plantadas em qualquer recipiente. Porém, caso opte por vaso de cerâmica, é importante utilizar um impermeabilizante interno, porque assim evitará que o recipiente absorva a água da terra;
  • Terra ideal: como são plantas que precisam de umidade, o ideal é utilizar no plantio um condicionador de solo “Classe A“, que possui nutrientes e matéria orgânica em sua composição, desde que sem a existência de sódio, metais pesados ou compostos orgânicos sintéticos em sua composição;
  • Como plantar: o primeiro passo é garantir uma boa drenagem, colocando uma camada de 5 cm de brita no fundo do vaso. Em seguida, coloque o substrato até a borda do recipiente, faça um buraco no meio e coloque o torrão que contém as raízes da samambaia. Depois, aperte bem a planta com as mãos e, se necessário, complete com uma quantidade maior de substrato;
  • Irrigação: como já citamos, não esqueça de manter a umidade necessária para o desenvolvimento das samambaias nos vasos.
Plantio de samambaias em vasos
O plantio de samambaias em vasos é muito comum, principalmente na decoração de ambientes internos.

Conclusão

Neste artigo, apresentamos os tipos de samambaias mais conhecidos e cultivados no Brasil. São apenas algumas delas, mesmo porque, como dissemos, são milhares, como as rendas francesa e portuguesa, de metro, asplênio, mini-samambaia, prata, de java, paulistinha e tantas outras! Escolha aquela ideal ao seu ambiente e desfrute de sua beleza. Aliás, aproveite para adquirir sua samambaia e outros itens de paisagismo no MF Rural!

Para continuar por dentro do assunto, acesse também o nosso artigo com 5 espécies de plantas ornamentais para ter em casa. Boa leitura!

Post Relacionado