A Enel Distribuição Goiás está trabalhando em um novo projeto para otimizar o tempo das ocorrências de falta de energia na zona rural, principalmente, no período chuvoso.
A empresa analisou a duração das ocorrências e identificou que, na maioria dos casos, a equipe era encaminhada ao local para realizar os reparos na rede elétrica e não conseguia ter acesso por causa das porteiras trancadas e a falta de comunicação com o proprietário.
Nesses casos, é necessário entrar em contato com o cliente e agendar um horário para o atendimento, o que torna o processo lento e muitas vezes impacta mais de uma propriedade.
Com o objetivo de otimizar esse trabalho, a Enel está trabalhando em um projeto piloto nos municípios de Bela Vista, Gameleira e Silvânia, em parceria com os produtores rurais, onde cada fazenda tem dois cadeados, um de acesso do proprietário, outro de acesso dos colaboradores da Enel.
O idealizador do projeto, Emiliano Campani, responsável pela operação de Goiânia e Região Metropolitana, esclarece que desta forma, as equipes em campo poderão realizar os reparos na rede, mesmo quando as porteiras estão trancadas, otimizando o tempo das ocorrências.
“Já foram comprados 200 cadeados com a chave padronizada e a distribuidora está avaliando os resultados para expandir o projeto para outros municípios. É importante que os produtores rurais apoiem a ação, uma vez que os cadeados só são instalados com a autorização deles”, explica Campani.
Além disso, a empresa acompanhará os colaboradores que terão acesso as chaves, com assinatura de termo de responsabilidade e monitoramento diário para garantir a segurança da ação.
A Enel Distribuição Goiás também ampliou o número de postos avançados de atendimento no Estado, ou seja, mais que dobrou a quantidade de bases de atendimento espalhadas pelo Estado, de 29 para 62, encurtando distâncias e ganhando em agilidade nos reparos na rede elétrica, especialmente na zona rural.
Nas bases de atendimento a empresa conta com equipes, veículos, ferramentas e todos os materiais necessários para a realização de atendimentos emergenciais e de rotina.
Saiba identificar nossas equipes
Os técnicos da Enel atuam 24 horas por dia, tanto na cidade quanto na zona rural, sempre uniformizados, com crachás e em veículos caracterizados. Muitas vezes, os atendimentos são realizados durante a noite, por isso os veículos também contam com faixas refletivas e giroflex (luz no teto do carro), para facilitar a identificação, garantindo a segurança dos técnicos e clientes e a eficiência do trabalho.
Atendimento ao produtor rural
A Enel também está reforçando os canais de atendimento para os produtores rurais com o objetivo de se aproximar cada vez mais desses clientes que têm necessidades específicas e precisam de mais facilidade para falar com a distribuidora e reportar suas ocorrências.
Atualmente, além dos canais de atendimento tradicionais da empresa, já está disponível o Whatsapp, (62) 98591-9241, exclusivo para produtores rurais. A ferramenta agiliza a comunicação entre o cliente e a companhia, otimizando o envio das equipes e a assertividade em encontrar as propriedades rurais, mesmo as mais distantes.
Em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), também está disponível o aplicativo Apporteira, que é mais um canal direto entre a Enel e o produtor rural. No aplicativo, que é de autoria da Faeg, o cliente comunica a falta de energia e informa o endereço, podendo incluir informações adicionais, como pontos de referência, o que também facilita a chegada das equipes no local.
No aplicativo, o cliente também tem a opção de clicar no ícone do WhatsApp e ser direcionado imediatamente a uma conversa direto com a companhia. O Apporteira está disponível gratuitamente para Android e IOS (http://www.apporteira.com.br/).
Todos os clientes da companhia podem entrar em contato pelos outros canais de atendimento: site (www.enel.com.br), aplicativo Enel Goiás (disponível para Android e iOS), pelo WhatsApp, dando um oi para o número (21) 99601-9608, pelo Facebook (www.facebook.com/EnelClientesBR) ou Twitter (twitter.com/EnelClientesBR) e pelo 0800 062 01 96.
Confira o podcast Minuto Energia, com comentários sobre o assunto: