Qual é o melhor adubo para a sua lavoura?

Qual é o melhor adubo para a sua lavoura?

Escolher o melhor adubo para sua lavoura nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso conhecer bem os tipos de nutrientes que podem ser usados, em quais pontos trazem vantagens, período do ano de maior efetividade, como aplicá-los, etc.

Dessa forma, neste conteúdo, abordaremos este assunto de forma mais detalhada. Primeiramente é preciso deixar claro que não é uma escolha tão simples.

É importante entender todos os pontos que precisam ser pensados na hora de escolher o adubo para garantir uma lavoura mais qualificada e produtiva.

Tipos de adubo para a lavoura

Primeiramente, vamos citar os tipos de adubo que podem ser escolhidos. São várias opções, como o adubo orgânico, mineral, folear e os formulados para determinada atividade.

Cada um tem suas características próprias. Portanto, para saber o melhor é preciso entender o contexto de cada lavoura.

Isso envolve também o tempo desejado para se obter resultado. Além disso, o tamanho da plantação e do espaço físico disponível para o processo de adubação.

Comparação entre adubo orgânico e mineral

Entrando ainda mais no tema, um tópico interessante é a comparação entre os tipos de adubo orgânico e mineral.

Afinal, uma das formas de saber qual a melhor opção é, obviamente, colocando no papel as diferenças entre estes tipos de adubo, para constatar os prós e contras de cada um.

Esterco como adubo orgânico em plantação
O esterco é um exemplo de adubo orgânico para lavouras. O produto possui quantidade menor de nutrientes.

Começando pelo adubo orgânico, que é obtido por meio de matéria de origem vegetal ou animal, como esterco. Costuma ter os nutrientes menos concentrados.

Por isso, é necessário aplicar maior quantidade do produto para se obter um resultado satisfatório. Isso leva a uma dificuldade maior, caso o tamanho da área a ser usada seja muito extensa.

Em grandes plantações, o trabalho de usar o adubo orgânico, além do investimento nas quantidades de nutrientes, é um fator negativo muito relevante.

Adubo mineral: características

O adubo mineral, obtido a partir de extração mineral ou refino de petróleo (como o cloreto de potássio), resolve esta questão. É que tem característica oposta: ele é extremamente concentrado. Assim, em larga escala, é mais fácil utilizá-lo.

Por outro lado, a favor do adubo orgânico está o fato de melhorar o solo em que a lavoura é produzida.

Pensando no planejamento a longo prazo, este produto garante maior qualidade da terra, melhora a fertilidade e a retenção de nutrientes. Já o adubo mineral pouco muda a constituição do solo nestes aspectos citados.

Para que isso aconteça, é preciso faz uma análise do solo em laboratório, afim de detectar as deficiências específicas da terra e têm funções determinantes no desenvolvimento da planta.

Homem de luva segura porção de adubo mineral
O adubo mineral é mais concentrado. Mas, a aplicação depende de uma análise do solo para saber as deficiências.

O maior benefício da adubação mineral é a aplicação exata do que está deficiente na terra para a cultura em questão.

Sendo assim, já fica claro que, como o contexto de escolha entre o adubo orgânico e mineral, vai depender do seu objetivo: ter um solo melhor a longo prazo ou um resultado mais rápido e facilitado pelo uso do adubo mineral?

Assim, responder a estas perguntas é essencial e mostra como não existe uma solução fechada sobre qual o melhor adubo. Por isso, vai depender do agricultor definir os objetivos de sua produção agrícola.

Adubo foliar

Mais um ponto que deve ser apresentado é a questão dos adubos líquidos. Este formato vem crescendo nos últimos anos. A melhora nas tecnologias relacionadas à agricultura permite que a qualidade seja cada vez maior.

Dentro dos tipos de adubo líquido, uma forma destacada é a chamada adubação foliar. Focaremos nela como mais uma opção clara na escolha do melhor uso dos nutrientes na lavoura.

Máquina pulverizando lavoura com fertilizante foliar
Através da adubação folear, os nutrientes passam primeiro pelas folhas das plantas até chegar ao solo.

Aliás, o adubo foliar é capaz de dar às plantas a quantidade de nutrientes necessárias para seu funcionamento. Isso, dentro dos objetivos da lavoura, com desenvolvimento completo de suas capacidades produtivas.

Diferente dos orgânicos e/ou minerais, citados no tópico anterior, a adubação foliar, como o nome já diz, não é feita diretamente no solo.

Ela é colocada na superfície das folhas de plantas. A partir dos processos internos, o produto chega às raízes. Depois disso, conclui o processo de adubação no solo daquela área de plantio.

Ciclo das plantas

O principal desafio do adubo foliar é entender perfeitamente o ciclo de funcionamento das plantas.

Por exemplo: o processo de abertura dos estômatos, para que o produto possa se infiltrar e chegar às raízes, é feito pelos vegetais em momentos de luz solar intensa.

Portanto, não adianta aplicar a adubação foliar em momentos de pouca luminosidade, sob risco de perder a sua eficiência.

Outros detalhes, como a temperatura e o pH da solução também tem importância neste processo.

Assim, é preciso muito conhecimento e tempo de estudo para aplicação do adubo foliar. Se não há esta possibilidade, é melhor não arriscar este formato.

Alguns dos elementos mais utilizados, como adubo foliar, são o zinco e o manganês, entre outros.

Confira, no vídeo abaixo, como deve ser feita a adubação foliar nas lavouras de soja, conforme projeto da Embrapa:

Fonte: Embrapa.

Entenda os objetivos para descobrir o melhor adubo para a lavoura

Usando a adubação orgânica, a mineral ou a foliar fica claro o ponto principal da discussão. É preciso entender as condições da lavoura, objetivos do produtor, velocidade necessária, proteção do solo a longo prazo, etc.

Dessa forma, não adianta fechar a ideia em um tipo de adubo, que seria a melhor solução para todas as questões. Há prós e contras em todos eles, como foi visto. O que importa é a criação de um plano claro de ação na lavoura.

Melhor adubo para plantação
Portanto, na hora de escolher o melhor adubo para sua lavoura, o produtor precisa definir primeiro os seus objetivos

Com as ideias bem definidas, é possível comparar os diferentes tipos de adubação, sempre com a base nos planos do agricultor.

Portanto, a partir daí, certamente ficará mais fácil ver qual é o tipo que resolve o maior número de problemas, pensando nos objetivos gerais.

Confira também nosso artigo que dá sete dicas de como fazer adubação corretamente na lavoura.

Post Relacionado