Chianina: conheça a raça de gado “gigante”

Chianina: conheça a raça de gado “gigante”

A criação do gado da raça Chianina é uma atividade muito comum nos países europeus, mas também está presente em solo brasileiro. A espécie ganhou grande popularidade devido ao seu porte grande e admirável.

Primordialmente, devido ao seu porte, esse animal era muito usado para atividades relacionadas à tração. Entretanto, nos dias atuais, o gado Chianina é considerado um gado de corte, frequentemente destinado à produção de carnes de ótima qualidade.

A introdução desta espécie no Brasil permitiu o cruzamento com outras raças de bovinos, principalmente com o Nelore, possibilitando o surgimento de animais com porte mais robusto. A atividade proporcionou muitas vantagens aos criadores. Leia, neste artigo, mais características sobre essa raça.

Gado Chianina: qual é a origem da espécie?

O gado Chianina é originário da região do Vale de Chiana, pertencente à Toscana, na Itália. Alguns indícios afirmam que esta espécie já povoava o planeta nos anos 1.500 a.C.

Dessa forma, o gado Chianina pode ser compreendido como a espécie mais antiga do território italiano. Alguns registros indicam que essa raça é híbrida, resultante do cruzamento entre as espécies Bos brachyceros e Bos primigenius.

Exemplar de touro da raça chianina usada para cruzamentos
Pelas suas características, o gado Chianina atrai a atenção dos criadores, principalmente para cruzamentos.

O gado Chianina chegou ao Brasil em 1956, pelo estado de São Paulo, que recebeu oito exemplares da espécie, sendo dois machos e seis fêmeas.

Desde o primeiro momento, os criadores perceberam que o animal apresentava um grande potencial, principalmente na produção de carne. Por isso, muitos resolveram investir na aquisição da espécie, inclusive pelo fato de que havia se adaptado bem às condições climáticas brasileiras.

Por isso, outros pecuaristas decidiram comprar novos lotes, entre os anos de 1964 e 1972. Essas novas remessas de animais desembarcaram nos estados de Pernambuco, São Paulo e Bahia.

Veja também: Marchigiana: conheça as principais características da raça.

Características do gado Chianina

Conforme citamos no início do texto, uma das principais características do gado Chianina é a grandeza do seu porte, responsável por proporcionar uma aparência única e exuberante. Além disso, o animal apresenta uma estrutura muscular fortemente desenvolvida.

Gado chianina chama a atenção pelo tamanho.
A raça de gado Chianina chama a atenção pelo seu tamanho e por ser muito musculoso. No começo era usado como tração, mas logo chamou a atenção de criadores em todo mundo pela qualidade da carne.

Aliás, outro aspecto notável nessa espécie bovina pode ser percebido no grande peso da massa corporal. A longevidade também é uma qualidade muito apreciada pelos criadores em relação ao gado Chianina. Essa característica é muito importante no setor da agropecuária.

A seguir, confira as principais características físicas do gado Chianina.

Porte do animal

O gado Chianina é considerado uma das maiores raças bovinas do planeta. Essa grandeza é visível em algumas características como peso e tamanho.

Os machos da espécie, com apenas um ano de vida, podem pesar mais de 400 kg. Quando adultos, atingem 1,80 m de altura e pesam cerca de 1.300 kg, podendo adquirir até 2 kg de massa corporal por dia. As fêmeas, por sua vez, pesam em média 750 kg, podendo alcançar até 900 kg.

Longevidade de animais com destaque os bezerros
A longevidade é outra caraterística importante do gado Chianina.

Outro destaque é quanto à velocidade nas etapas de crescimento após a fase do desmame. Os bezerros nascem em média com 42 kg e estão aptos à reprodução a partir dos 16 meses para fêmeas e 18 meses em relação aos machos.

Esses animais podem ser abatidos em um prazo que varia de 18 a 24 meses de vida, de acordo com o regime de pasto suplementado. Além disso, o gado Chianina apresenta uma estrutura muscular altamente constituída, proporcionado rendimento de carcaça superior a 60%.

Cabeça

A cabeça do gado Chianina apresenta um perfil reto, é leve e pequena. As narinas são amplas e dilatadas, os olhos são expressivos e as orelhas são pequenas e retilíneas.

Ademais, com relação aos chifres, são direcionados para fora e com curvatura para frente e para cima. Nos animais jovens apresentam cor escura, e nos adultos são mais claros na inserção e pretos nas extremidades.

Animais com características específicas
Os animais da raça Chianina são diferenciados, com características específicas, entre elas a cabeça e o chifre.

Pescoço

Os machos dessa espécie possuem um pescoço musculoso e curto, já o das fêmeas possuem comprimento médio. A barbela demonstra um discreto desenvolvimento, que segue desde o queixo até a região do osso esterno.

Pelos

O gado Chianina possui pelos na tonalidade branca porcelana. Os machos podem apresentar uma coloração acinzentada, sendo facilmente observada na parte anterior do seu corpo.

Os pelos têm uma textura sedosa, com característica fina e encurtada. As extremidades possuem tonalidade escura. A pele desses animais é flexível e fina, com pigmentação preta.

Corpo

O gado Chianina apresenta um tronco longo e cilíndrico. A estrutura da região também é considerada musculosa e profunda e, além disso, as costelas são afastadas umas das outras, além de possuírem uma característica alongada e arqueada.

Corpo de bovinos como destaque
O corpo do gado Chianina chama muito a atenção dos criadores.

A giba pode ser percebida na região da cernelha, contendo uma espessura fina. Essa espécie apresenta os cascos resistentes, com tonalidade preta. A garupa desses animais é larga.

A cauda está em um local bem adaptado, apresentando coloração preta na vassoura. O umbigo é encurtado. A parte do úbere é bem estruturado e bem distribuído.

Ademais, o maior touro do mundo já registrado em fontes confiáveis é da raça Chianina. Confira no vídeo abaixo:

Fonte: Maiores do Mundo.

Cruzamentos do gado Chianina

É comum acontecer o cruzamento entre o gado Chianina e as raças zebuínas no Brasil, principalmente com o Nelore. Esse processo é responsável por originar bezerros de grande porte e elevada precocidade.

Outro aspecto interessante para o setor da agropecuária se encontra na carne desses animais, pois o alimento apresenta uma qualidade excelente, sendo frequentemente consumida.

Qualidade da carne da raça chianina
Como gado de corte, a qualidade da carne é um dos diferenciais da raça Chianina e faz sucesso em todo o mundo.

A carne não contém gordura na região das fibras, possuindo uma pequena proporção gordurosa na parte subcutânea. Dessa forma, a carne do gado Chianina é consumida com frequência na Itália, mas também faz muito sucesso em outras regiões do planeta, incluindo o Brasil.

Gostou do texto sobre as características da raça Chianina? Acesse o nosso site e aproveite para ler outros conteúdos, como este que aborda os cuidados necessários na compra de gado. Boa leitura!

Post Relacionado