Bezerros de corte: melhores práticas na criação

Bezerros de corte: melhores práticas na criação

A criação de bezerros de corte exige um manejo adequado, que garanta a qualidade da carne e assegure a sustentabilidade do sistema de produção.

Com o intuito de obter alta eficiência na produção e lucro ao criador, as vacas de cria devem parir um bezerro todo ano. Entretanto, não basta apenas o nascimento desses animais. É preciso que os bezerros sobrevivam e se desenvolvam.

Nesse sentido, é necessária a adoção de diversas práticas na criação. Porém, organizar este manejo de forma que cada procedimento entre na rotina do rebanho muitas vezes é um desafio. Por isso, listamos aqui algumas medidas que devem ser adotadas pelos criadores, visando garantir a qualidade dos bezerros de corte. Acompanhe!

Planejamento e equipe de trabalho

Para ter sucesso na aplicação das boas práticas de manejo de bezerros de corte é necessário, primeiramente, planejamento e organização.

É importante, por exemplo, conhecer antecipadamente quantos bezerros irão nascer a cada semana. Dessa forma, poderá planejar as necessidades de espaço, leite e alimentos sólidos (ração e feno), que deverão ser disponibilizados aos bezerros.

Também é necessário oferecer treinamento à equipe para que seja possível dar continuidade às rotinas de manejo desses animais (aleitamento, cuidados sanitários e higienização, dentre outros) e realizar a desmama de forma segura.

Bezerros de corte criados no pasto
Cuidar dos bezerros é uma tarefa que exige uma boa equipe de trabalho e dedicação.

Planejamento do curral

O curral é o local onde o gado é manejado com maior frequência. É composto de várias estruturas, que devem ser pensadas de forma a facilitar o manejo dos animais, inclusive dos bezerros. É preciso levar em conta a quantidade de cabeças de gado, as chuvas, a topografia do local e a distância da pastagem.

O gado é sensível a questões espaciais, relativas à luz e sombra e a curvas acentuadas, devido à sua estrutura anatômica. Assim, é importante planejar bem o projeto de construção e adaptar as necessidades dos animais às da sua fazenda, principalmente quando se trata da criação de bezerros de corte.

Nas instalações, coloque bebedouros e comedouros com dimensões que proporcionem acesso de todos os bezerros ao mesmo tempo. Além disso, também deve-se atentar para a altura e profundidade, visando garantir que todos animais possam ter acesso a água e alimento (feno e concentrado) mesmo quando estiverem em níveis baixos.

Bezerros e animais adultos dentro do curral
Entre as boas práticas, o curral deve ser adequado para receber principalmente os bezerros.

Também é importante dispor de instalações próprias para alojar bezerros fracos ou doentes (baia hospital), pois facilita os cuidados e reduz os riscos de contágio entre animais. Use camas para cobrir o piso de galpões e baias onde os animais serão alojados, de preferência, palha ou capim seco.

Vale ressaltar que nem sempre é necessário construir um curral novo visando que se tenham boas práticas de criação, uma reforma pode oferecer resultados satisfatórios.

Cuidados no momento do nascimento dos bezerros de corte

Com tudo planejado e equipe bem treinada, a próxima etapa na adoção de boas práticas no manejo dos bezerros de corte é cuidar do momento do nascimento. O manejo poderá ser complicado se o rebanho for numeroso, e se não houver piquete maternidade e mão de obra suficiente.

É crucial que o ambiente onde ocorrerá o nascimento apresente condições adequadas, para evitar estresse durante a realização dos procedimentos necessários.

Também é fundamental que a equipe que vai cuidar dos bezerros conheça bem os manejos, auxiliando no momento de iniciar a amamentação, até que possam mamar com autonomia. Todos os bezerros recém-nascidos, sobretudo os doentes ou fracos, precisam ser acompanhados diariamente nas primeiras semanas de vida.

Além disso, e equipe deve estar familiarizada com a oferta do colostro, a cura do umbigo, a separação do bezerro da mãe, pesagem, entre outros procedimentos. A seguir, vamos detalhar alguns deles:

Cuidados após o nascimento dos bezerros de corte
As melhores práticas na criação dos bezerros começam logo no nascimento desses animais.
  • Ingestão de colostro – Os bezerros, tanto de corte como de leite, devem ingerir colostro na quantidade de 10% do peso do animal, nas primeiras 24 horas. Isso porque é fundamental visando a absorção de anticorpos passados pela mãe.

É preciso sempre observar se os animais tem alguma dificuldade em ingerir esse colostro. Analise o comportamento dele, que deve ser bastante ativo. Se isso não ocorrer, há indícios de que o bezerro ainda não ingeriu o colostro.

  • Cura do umbigo – Deve ser feita após o nascimento, com objetivo que não ocorra atração de moscas e o desenvolvimento de infecções.

Além disso, com esse procedimento, fecha-se a porta de entrada de outros microrganismos que poderão futuramente causar quadros de diarreia e artrite nesses animais.

  • Aplicação de endectocida – A aplicação desses antiparasitários deve ser feita após avaliação de cada caso. Muitas vezes vai depender se a propriedade rural estiver numa área com grande quantidade de miíases (infecções).

Vacinação dos bezerros de corte

A vacinação dos bezerros é uma prática muito importante na criação animal. Essa medida garante boas condições de saúde do gado e segue uma obrigação legal.

O criador deve ter em mente que a destinação desses bezerros de corte será a utilização da carne na alimentação humana. Já no caso da bovinocultura de leite, trará reflexos na produção de leite, durante a fase reprodutiva da novilha.

Bezerro cuidados com a saúde
Manter a vacinação em dia garante a saúde dos bezerros. Fique atento ao calendário e às doses necessárias.

A diarreia é um sinal clínico bastante observado nos bezerros recém-nascidos, entretanto, outros agentes podem causar esse sintoma. Nestes casos, a melhor indicação de tratamento deve ser dado pelo médico-veterinário.

Principais vacinas

É importante vacinar os bezerros contra paratifo ou salmonelose entre os 15 e 20 dias de vida. Além disso, as vacas precisam ser vacinadas no oitavo mês de gestação para evitar essa doença.

A vacinação de bezerros contra o carbúnculo é aplicada em todos os animais na primeira dose, e depois de um mês ocorre a revacinação. Após esta fase, os animais são vacinados uma vez por ano, não importando a data ou idade.

Também vacine os bezerros contra a TPB (Tristeza Parasitária dos Bovinos) aos três meses de vida. Depois, observe os dois meses necessários à reação vacinal, garantindo a imunização contra os carrapatos a partir do quinto mês.

As principais vacinas elaboradas para o gado bovino são: da brucelose bovina, da clostridiose, do botulismo, da febre aftosa, da leptospirose, da raiva bovina e da IBR/BVD. É importante consultar um veterinário com o fim de saber as categorias que devem receber cada tipo de vacina.

Além disso, é preciso ter em mente que as vacinas têm uma composição muito delicada e precisam ser adequadamente armazenadas. As recomendações na aplicação precisam ser rigorosamente seguidas.

Identificação dos bezerros de corte

A identificação individual dos bezerros de corte é muito importante para que se tenha controle de informações sobre a saúde, estrutura física e uso de vacinas e medicações.

Assim, o ideal é que ela seja feita o quanto antes. De preferência, nos primeiros dias de vida dos bezerros. Sempre de maneira tranquila e segura para que os animais não sejam submetidos a estresse. Confira os métodos utilizados:

Tatuagem

Esse método de identificação dos animais é relativamente fácil e permanente. O sucesso da identificação dos bezerros de corte depende diretamente da atenção dedicada à realização do procedimento.

Assim, é muito importante ter os alicates em boas condições de uso e que os códigos de identificação estejam limpos.

Brincos de identificação

É um dos métodos de identificação mais comuns entre os bezerros. Como a tatuagem, também é de administração bastante fácil. Porém, apresenta como ponto negativo a possibilidade de falha na retenção, ou seja, a perda do brinco e da identificação do animal.

Isso pode ser evitado usando brincos de boa qualidade e assegurando um bom procedimento de aplicação.

Bezerro marrom no posto com brinco de identificação
Usar brincos de identificação é uma das melhores práticas de criação dos bezerros de corte.

Marcação à fogo

Embora seja uma das formas mais antigas de identificação de animais e também confirmar a vacinação contra a brucelose, dentre outros procedimentos, é uma prática que levou pesquisadores da Unesp a elaborar um manual de manejo de boas práticas de bovinos, que desaconselha o seu uso.

Isso porque, quando se pensa no bem-estar animal e exposição ao estresse, esse método é o menos aconselhado, uma vez que pode causar, além de bastante dor, queimaduras graves. Outro problema apontado é que prejudica o couro do animal. Esses danos podem desvalorizar o preço pago ao pecuarista.

Cuidados com a nutrição dos animais

No caso da bovinocultura de corte, os bezerros são criados ao pé da vaca e permanecem no pasto, junto com a mãe.

Nos primeiros dias de vida, os animais ficam dependentes somente da habilidade materna e do leite ingerido, até se adaptar e começar a pastejar, conforme o seu desenvolvimento ruminal, sem interferência humana. Clique aqui para ler mais sobre alimentação de bezerros.

Bezerros de corte alimentação a pasto
No caso dos bezerros de corte, nem sempre há pasto disponível. Portanto, é preciso ficar atento à alimentação e necessidade de suplementos.

Entretanto também existem produtores que utilizam o sistema de creep feeding. Nele, os bezerros já recebem dieta sólida a partir da primeira semana de vida.

A partir de dois meses de idade, os animais estão aptos a começar a receber a cana-de-açúcar e ureia na sua alimentação. Deve-se, entretanto, tomar cuidado para evitar possíveis casos de intoxicação.

Como a cana possui um valor baixo de proteína, é necessário acrescentar ureia e sulfato de amônio, resultando uma dieta equilibrada principalmente usada na época da seca do ano.

Além disso, sobretudo em períodos de seca ou de chuvas intensas, é fundamental oferecer a suplementação adequada aos animais.

No vídeo abaixo, conheça o sistema de curral Creep Feeding. Trata-se de um cocho privativo, dentro de um cercado, ao qual somente o bezerro, principalmente de corte, tem acesso a suplementação balanceada, facilitando sua criação:

Fonte: Pecuária Forte.

Confinamento dos bezerros de corte

confinamento do gado consiste no fornecimento de condições de engorda, sobretudo na sua fase final, através da oferta de dieta balanceada e água em cochos visando a otimização das condições ao abate.

Assim, ocorre o aumento da eficiência produtiva dos animais em comparação àqueles alimentados apenas com pasto, além de redução dos custos da criação. Isso porque a idade de abate do gado é reduzida, permitindo o aproveitamento das áreas da propriedade rural à outros tipos de cultivo ou mesmo reposição dos animais.

Mas, quando se trata da criação de bezerros de corte, existe uma dúvida de muitos pecuaristas: o uso do confinamento compensa, levando-se em consideração os custos de produção? Confira as vantagens abaixo e faça as suas contas!

Rentabilidade

No Brasil, nos últimos anos, os períodos de estiagem estão cada vez mais prolongados. Isso acaba afetando o planejamento da propriedade e, consequentemente, o desempenho de bezerros recriados a pasto, devido ao comprometimento da oferta e da qualidade desses alimentos.

Sendo assim, o pecuarista tem como melhor saída optar pela recria de bezerros de corte sob regime de confinamento. É uma estratégia que também encurta o ciclo produtivo e melhora a rentabilidade da fazenda. Assim, vai proporcionar um ganho de peso igual ao obtido no período das águas a pasto, com baixo custo.

Bezerros em local de confinamento
Confinamento garante melhores condições de engorda e reduz o tempo para abate.

Outra vantagem de confinar a recria é a possibilidade de adquirir bezerros de reposição numa época de maior oferta e baixa procura.

É uma época em que o pecuarista está se desfazendo de animais, e não adquirindo novos, em razão da escassez de pastagem. Assim, quem recria em confinamento pode comprar a reposição a preços mais baixos.

Desmama dos bezerros

Outro ponto positivo diz respeito ao estresse da desmama, que tem impacto direto na perda de peso de bezerros.

Em propriedades de cria, quando a desmama ocorre no período da seca, além da ausência da mãe, o bezerro tem um estresse a mais, pois vai se alimentar em pastos com forragens de baixa qualidade.

Já a recria confinada reduz esse efeito negativo, uma vez que possibilita o fornecimento de uma dieta balanceada, com ingredientes de qualidade, com menor gasto energético, pois os animais caminham menos à procura de alimento.

Há, ainda, a possibilidade de desmamar o bezerro já nas baias de confinamento. Assim, o animal vai se adaptando ao ambiente quando for apartado da mãe.

Pouca oferta de pasto aos bezerros de corte

De todas as vantagens citadas acima, o pecuarista deve pensar também no próprio pasto que deverá entrar na fase de recuperação com a chegada do período das águas.

Com o confinamento, não haverá sobrepastejo no período de seca, permitindo o rebrote pleno das gramíneas no início do período chuvoso, o que traz maior ganho econômico à propriedade.

Bezerros de corte alimentados em sistema de confinamento
Em situações em que há falta de pasto, os bezerros de corte precisam ser alimentados com suplementação. O confinamento, logo no começo, evita esse problema.

Além disso, é preciso lembrar que no começo do “período das águas” nem sempre as chuvas são regulares.

Quando o capim começa a rebrotar, os animais ficam ávidos por consumir as folhas novas, o que prejudica a recuperação da pastagem. Portanto, se o gado estiver ausente na fase de rebrote, a planta cresce plenamente, preservando suas reservas energéticas.

Embarque e transporte dos bezerros

O transporte de bovinos é uma atividade importante na cadeia produtiva da carne. Milhares de bovinos são transportados todos os dias em nosso país, tendo como principal destino os abatedouros.

Nas melhores práticas de criação dos bezerros de corte, o transporte desses animais, ainda jovens, exige mais cuidado. É preciso atenção especial na manutenção da densidade de carga correta e no monitoramento das condições dos animais durante a viagem.

Transporte de animais cuidados
O transporte dos animais é uma tarefa que merece atenção e cuidados especiais principalmente com os bezerros.

Quando o transporte envolver bezerros em fase de amamentação, eles devem ser transportados em compartimentos separados de suas mães ou de qualquer outro animal adulto.

Outra recomendação é oferecer água aos bezerros no caso de viagens com mais de 8 horas de duração. Um estudo realizado no estado do Mato Grosso apontou que os bezerros que receberam água duas vezes durante a viagem, dentro do próprio compartimento de carga e em intervalos de 6 horas, apresentaram menor perda de peso e menor taxa de mortalidade, se comparado com as condições de outro grupo de bezerros que não recebeu água nesse período.

Desembarque

Da mesma forma que ocorre no caso de animais adultos em situações de emergência, ao desembarcar os bezerros é preciso tomar todos os cuidados, causando o mínimo de estresse e seguindo os procedimentos das boas práticas de manejo, sem agredir nem assustar os animais.

As privações de comida e água trazem mais riscos aos bezerros do que aos animais adultos, com maior ocorrência de desenvolvimento de quadros graves de desidratação, que pode, inclusive, resultar em morte.

Conclusão

Portanto, neste artigo procuramos apresentar as melhores práticas na criação de bezerros de corte. Muitas das informações citadas acima também servem para criação de bezerros de leite. Mas, existem detalhes específicos, por isso, sugerimos também a leitura do artigo que trata sobre o manejo correto de bezerros leiteiros. Boa leitura!

Post Relacionado