Marchigiana: conheça as principais características da raça

Marchigiana: conheça as principais características da raça

A raça Marchigiana é voltada à pecuária de corte, tendo os animais elevada capacidade de ganho de peso. A precocidade sexual é outra importante característica desses bovinos.

Neste artigo, vamos falar sobre a origem, a chegada dessa raça ao Brasil, e também apresentar as principais características dos animais da raça Marchigiana. Boa leitura!

Origem da raça Marchigiana

A raça Marchigiana foi introduzida no século V na Itália, na região de Marche, pelos povos bárbaros (anglo-saxões), que ocuparam a região depois da queda do Império Romano.

Primeiramente, esses animais eram criados em regiões de climas extremos (como verões quentes e secos e invernos úmidos e frios), em montanhas com pastos de qualidade inferior. Mesmo diante dessas condições desfavoráveis, desenvolveram-se muito bem.

No Brasil, a chegada do gado de corte da raça Marchigiana ocorreu em 1965, quando um italiano naturalizado brasileiro, Ermano Bonaspetti, trouxe doses de sêmen de touro Marchigiana da Itália, realizando, assim, inseminações em vacas da cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.

Animal da raça marchigiana adaptação
Os animais da raça Marchigiana se adaptaram muito bem às condições brasileiras, principalmente ao clima.

As inseminações deram certo e, por isso, ele acabou ficando responsável pela distribuição do sêmen à vários criadores gaúchos.

Quatro anos depois, em 1969, foi realizada a primeira importação de animais puros italianos, sendo dois touros e 10 vacas (para São Paulo). A partir daí, outros animais dessa raça foram introduzidos ao rebanho brasileiro.

Mesmo que esteja no Brasil há menos de 60 anos, a raça já conta com um rebanho numeroso. A estimativa é de que existam cerca de 38 mil animais puros inscritos no livro genealógico da Associação Brasileira dos Criadores de Marchigiana, além de outros 100 mil registrados por meio de cruzamentos.

Características do gado da raça Marchigiana

A raça Marchigiana é uma raça taurina, que proporciona alto rendimento e qualidade de cortes, com maciez e com menos gordura intramuscular, ou seja, é a chamada “carne mais magra”, que costuma ser bem valorizada, pordendo ser consumida tanto no dia a dia como também no churrasco especial.

Os animais apresentam elevada capacidade de ganho de peso: os machos podem ultrapassar os 1.200 Kg e as fêmeas, 700 Kg. Destaca-se, também, o rendimento de carcaça que é superior a 60% para machos e fêmeas.

Além disso, não se pode esquecer da precocidade sexual, outra característica da raça. Os machos já estão aptos à reprodução a partir dos 18 meses, e as fêmeas, aos 16 meses, gerando bezerros que pesam cerca de 42 Kg no nascimento.

Precocidade sexual de raças bovinas
Entre as características, a raça Marchigiana possui uma precocidade sexual. Os bezerros nascem pesando 42 Kg.

Outras características:

  • É um animal de grande porte, bem desenvolvido. É muito parecido com a raça Tabapuã, por conta do pelo e resistência ao clima;
  • Possui uma pelagem clara (branca) com pelos finos, curtos e sedosos e com extremidades de pigmentação mais escura. Quando o bezerro nasce, possui uma coloração castanho-avermelhada;
  • A cabeça é relativamente leve, curta e larga. Tem perfil retilíneo e com marrafa (região localizada entre os chifres) bem destacada;
  • Com um tronco alongado que tende a ser cilíndrico e linha dorsal reta, possui membros curtos e musculosos, como é o caso do pescoço;
  • Temperamento: por ser um animal bastante imponente devido ao seu tamanho e peso, os bois não são muito recomendados para rodeios, pois não costumam ser muito fáceis de domar.

Cruzamentos

O cruzamento de raças taurinas com raças zebuínas é muito vantajoso em termos de produtividade. Tendo isso em vista, a raça Marchigiana é bastante utilizada em cruzamentos, principalmente com a raça Nelore.

O resultado são animais adaptados às condições habituais de alimentação e manejo, que apresentam um rápido ganho de peso, idade de abate mais baixa, além de uma carne marmorizada de qualidade.

Aliás, com o fim de obter animais mais precoces, a raça passou por uma evolução nos últimos cinco anos, resultando numa sensível diminuição na altura dos animais, maior profundidade torácica, comprimento e musculosidade.

Confira no vídeo abaixo, os resultados do cruzamento entre o gado Marchigiana com o Nelore:

Fonte: Thiago Rodrigues.

Gostou deste texto? Por falar em raças de bovinos, nossa sugestão é acessar o artigo que trata sobre uma das principais raças de gado de leite, o gado holandês. Confira!

Post Relacionado