Colheitadeiras à venda: o que considerar para a melhor escolha?

Colheitadeiras à venda: o que considerar para a melhor escolha?

A agricultura surgiu há mais de 10.000 anos, mas desde então nunca deixou de sofrer transformações e passar por melhorias. Hoje, existem diversas máquinas que reduzem o tempo de produção e garantem grãos com mais qualidade, como as colheitadeiras.

O Brasil é referência na exportação dessas máquinas, o que mostra o quanto elas são importantes para o desempenho do setor. Em outras palavras, se pretende prosperar e manter o seu negócio competitivo, não pode abrir mão de usar uma colheitadeira.

Na hora de comprar colheitadeiras, muitas dúvidas vêm à tona e este texto pode te dar dicas valiosas de como fazer o melhor negócio. Confira!

A importância das colheitadeiras na agricultura

As colheitadeiras, ou colhedoras, são ferramentas importantes na busca por eficiência, praticidade e aumento da produtividade nas lavouras. Com a crescente demanda por alimentos em todo o mundo, a produção mecanizada auxilia os produtores na busca por melhores resultados.

colheitadeiras
As colheitadeiras são ferramentas essenciais na produção agrícola.

Quando falamos em valores, o custo de aquisição de uma colhedora é bem alto, o que abre caminho para empresas de terceirização que compram colheitadeiras e alugam a produtores cobrando, geralmente, por hora trabalhada. Uma outra opção para quem precisa adquirir este equipamento na colheita é comprar uma máquina usada, pagando um preço bem inferior à de uma nova, se este é seu caso, fique atento à essas dicas.

As principais marcas disponíveis no Brasil

Como dissemos, o mercado atual oferece diversas opções de colheitadeiras, também chamadas de colhedoras ou colhedeiras. Considerando o que existe de mais avançado em tecnologia aplicada à agricultura, as marcas nacionais mais procuradas são:

  • Massey Ferguson;
  • New Holland;
  • Case-IH;
  • John Deere;
  • Valtra;
  • Jacto.

Os equipamentos dessas marcas são destaque em exportações para países como Estados Unidos e Argentina e têm uma potência média de 500 cavalos, podendo trabalhar com cana-de-açúcar e uma variedade enorme de grãos, como arroz, café, milho, soja, algodão e trigo, com as variedades de modelos específicas para cada tipo de grão. Existem máquinas menores também como é o caso das colheitadeiras de amendoim, feijão, sorgo e diversas sementes.

O que considerar na escolha de colheitadeiras

Existem alguns pontos que o produtor deve considerar antes de adquirir uma colhedora. São elas:

Avalie a adaptabilidade à sua lavoura

Na hora de escolher a sua colhedora, antes de olhar o valor do investimento é necessário entender perfeitamente qual é o cenário da sua lavoura, como o tamanho e relevo da área, o tipo de solo, quais grãos são produzidos, sua capacidade produtiva etc. Com essas informações, fica mais fácil identificar nas colheitadeiras à venda qual modelo é mais adequado à sua produção agrícola.

Em geral, os modelos podem ser:

  • Colheitadeiras automotrizes: capazes de realizar toda a operação da colheita;
  • Colheitadeiras de arrasto: contam com um motor auxiliar ou são tracionadas por um trator;
  • Colheitadeiras montadas: precisam sempre de um trator agrícola para funcionar.

Confira o painel e as condições de uso

Comprar máquinas agrícolas é muito semelhante à compra de um carro: é preciso verificar muito bem todos os detalhes envolvidos, principalmente quanto à sua procedência.

Pelo próprio estado do painel de controle, por exemplo, já é possível ter uma noção das condições de uso gerais do equipamento, mas, sempre que possível, verifique as condições gerais de conservação e estado de funcionamento da máquina.

Veja se há funcionalidades adicionais

Para investir bem em um maquinário, é essencial considerar o seu custo-benefício. Por isso, após conferir as condições da colheitadeira e o seu preço, valide com o vendedor quais são os diferenciais do equipamento. Ele tem piloto automático? Oferece controle de altura e flutuação da plataforma, para adaptação aos declives do terreno? Esses são alguns exemplos de pontos que você deve ficar atento no momento da compra.

Depois disso, ainda é importante adotar boas práticas de operação e manutenção da colheitadeira. Fique atento para não negligenciar as manutenções preventivas, bem como as normas de segurança. Esses cuidados são primordiais para que a sua produtividade seja sempre a máxima possível!

Enfim, agora que você sabe como escolher a melhor entre as colheitadeiras à venda, basta entrar em nosso site e conferir as máquinas disponíveis à venda! Empreendedores de sucesso no agronegócio estão sempre acompanhando as novidades desse setor em nossa plataforma.

Então, se você gostou desta leitura, aproveite para nos seguir nas redes sociais e confira nossos próximos conteúdos sobre o assunto! Estamos no Facebook, no YouTube, no Instagram e no Twitter.

Post Relacionado