Colheitadeiras à venda: o que considerar para a melhor escolha?

Colheitadeiras à venda: o que considerar para a melhor escolha?

Na hora de comprar colheitadeiras, muitas dúvidas vem a tona e este texto pode te dar dicas valiosas de como fazer o melhor negócio.

A agricultura surgiu há mais de 10.000 anos, mas desde então nunca deixou de sofrer transformações e passar por melhorarias. Hoje, existem diversas máquinas que reduzem o tempo de produção e garantem grãos com mais qualidade, como as colheitadeiras.

O Brasil é referência na exportação dessas máquinas, o que mostra o quanto elas são importantes para o desempenho do setor. Em outras palavras, se pretende prosperar e manter o seu negócio competitivo, não pode abrir mão de usar uma colheitadeira.

O valor de uma máquina dessas é bem alto, o que abre caminho para empresas de terceirização que compram colheitadeiras e alugam a produtores cobrando, geralmente, por hora trabalhada. Uma outra opção para quem precisa adquirir este equipamento na colheita é comprar uma máquina usada, pagando um preço bem inferior a de uma nova, se este é seu caso, fique atento à essas dicas.

Neste artigo veremos tudo o que é preciso considerar para escolher a melhor dentre as colheitadeiras à venda. Continue lendo para conferir!

colheitadeiras

As principais marcas disponíveis no Brasil

Como dissemos, o mercado atual oferece diversas opções de colheitadeiras, também chamadas de colhedoras ou colhedeiras. Considerando o que existe de mais avançado em tecnologia aplicada à agricultura, as marcas nacionais mais procuradas são:

  • Massey Ferguson;
  • New Holland;
  • Case-IH;
  • John Deere;
  • Valtra;
  • Jacto.

Seus equipamentos são destaque em exportações para países como Estados Unidos e Argentina e têm uma potência média de 500 cavalos, podendo trabalhar com cana-de-açúcar e uma variedade enorme de grãos, como arroz, café, milho, soja, algodão e trigo. Existem máquinas menores também como é o caso das colheitadeiras de amendoim, feijão, sorgo e diversas sementes.

O que considerar na escolha de colheitadeiras

Avalie a adaptabilidade à sua lavoura

Na hora de escolher a sua colhedora, antes de olhar o valor do investimento é necessário entender perfeitamente qual é o cenário da sua lavoura. O tamanho e relevo do terreno, o tipo de solo, quais grãos são produzidos, sua capacidade produtiva etc. Com essas informações, fica mais fácil identificar nas colheitadeiras à venda qual modelo é mais adequado à sua produção agrícola.

Em geral, os modelos podem ser:

  • Colheitadeiras automotrizes — capazes de realizar toda a operação da colheita;
  • Colheitadeiras de arrasto — contam com um motor auxiliar ou são tracionadas com o auxílio de um trator agrícola;
  • Colheitadeiras montadas — precisam sempre de um trator agrícola para funcionar.

Confira o painel e as condições de uso

Comprar máquinas agrícolas é muito semelhante à compra de um carro: é preciso verificar muito bem todos os detalhes envolvidos, principalmente quanto à sua procedência.

Pelo próprio estado do painel de controle, por exemplo, já é possível ter uma noção das condições de uso gerais do equipamento, mas, sempre que possível, ligue também o motor e verifique se emite mais barulho que o normal ou se faz algum ruído estranho.

Veja se há funcionalidades adicionais

Para investir bem em um maquinário, é essencial considerar o seu custo-benefício. Por isso, após conferir as condições da colheitadeira e o seu preço, valide com o vendedor quais são os diferenciais do equipamento. Ele tem piloto automático? Oferece controle de altura e flutuação da plataforma, para adaptação aos declives do terreno? Esses são alguns exemplos de pontos que você deve ficar atento no momento da compra.

Depois disso, ainda é importante adotar boas práticas na manipulação da colheitadeira. Fique atento para não negligenciar a manutenção preditiva, bem como as normas de segurança. Esses cuidados são primordiais para que a sua produtividade seja sempre a máxima possível!

Enfim, agora que sabe como escolher a melhor entre as colheitadeiras à venda! Empreendedores de sucesso no agronegócio estão sempre acompanhando as novidades desse setor. Então, se você gostou desta leitura, aproveite para nos seguir nas redes sociais e confira nossos próximos conteúdos sobre o assunto! Estamos no Facebook, no YouTube, no Instagram e no Twitter.