Dicas de economia de energia: como pagar menos no seu consumo

Para auxiliar os clientes goianos a economizarem energia no campo, a Enel Goiás dá algumas dicas que trazem resultados na conta de energia.

O especialista Adriano Faria, explica que muitos produtores rurais utilizam equipamentos de alto consumo de energia durante todo o processo de produção. “Temos alguns vilões da conta de energia dos produtores rurais, como é o caso dos pivôs-centrais e sistemas de irrigação. Medidas simples, como verificar as instalações periodicamente e planejar as atividades para produção, auxiliam no combate ao desperdício”, completa.

Em casa, os clientes também podem adotar novos hábitos de consumo que, além de auxiliar a redução da demanda nos horários de pico, ajudam a diminuir o valor da conta de energia. Confira abaixo algumas dicas:

Para instalações rurais

 

Equipamentos

A conservação dos aparelhos aumenta a vida útil e garante que os equipamentos estão sendo usados de forma eficiente. Instalações velhas ou em mau estado de conservação podem ser responsáveis pelo funcionamento inadequado de equipamentos.

Instalações antigas, com muitas emendas ou feitas com fios de telefone, causam desperdício de energia e podem até causar incêndios. Além disso, essas instalações podem apresentar fuga de corrente, o que aumenta o consumo e a conta de energia.

Fique atento ao seu consumo de energia. É importante identificar os equipamentos que mais consomem e usá-los de forma consciente. É preciso planejar todos processos e acionar o sistema de irrigação apenas quando necessário. Atividades que não forem planejadas podem aumentar os custos da produção.

Produtores de leite, no processo de ordenha, são necessários entre 200 e 1.000 litros de água quente por dia, para a esterilização dos equipamentos. O aquecimento é realizado, normalmente, por meio de resistência elétrica (mergulhão) ou boiler com resistência elétrica interna.

Para economizar energia, uma alternativa é substituir esses sistemas elétricos por aquecimento solar. Dessa forma, equipamentos e componentes mais eficientes poderão melhorar as condições de higienização, e consumirão menos energia.

Instalações realizadas diretamente na bomba de energia são mais baratas, porém aumentam o consumo de energia. Alguns sistemas auxiliam na redução de consumo durante a partida dos motores, por exemplo. A potência reativa deve ser fornecida para a maioria dos tipos de equipamentos magnéticos, como motores e transformadores, e permitir que a instalação funcione.

Esse componente pode afetar diretamente a conta de energia. Durante a instalação é importante identificar o fator da potência e a energia reativa necessária para o funcionamento do sistema. Em casos em que é necessária muita demanda reativa, recomenda-se a instalação de banco capacitor para reduzir o consumo de energia.

Automatização

Sistemas automatizados otimizam o trabalho, economizam energia e evitam desperdícios. O sistema de irrigação, por exemplo, é um dos campeões de economia quando conciliado com a tecnologia de automatização.

 

 

 

Para a casa

Luz natural

Aproveite a luz natural e abra janelas e cortinas durante o dia. Para paredes e tetos, dê preferência às cores claras, que refletem melhor a luminosidade troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que consomem de 60% a 80% menos energia.

 

Geladeiras e chuveiro elétrico

Não abra a porta desnecessariamente. Verifique se a borracha de vedação da porta está cumprindo sua função e nunca utilize a parte traseira do equipamento para secar roupas ou sapatos. Para o chuveiro, escolha um horário fixo para tomar banho e não consumir em excesso. O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consomem dentro de casa.

 

Atenção ao comprar

Escolha eletrodomésticos com melhor desempenho energético. Procure por aparelhos com o Selo Procel. Não deixe aparelhos ligados sem que haja alguém usando.

 

Computadores e celulares

Quando estiver totalmente carregado, retire o carregador da tomada.

 

 

Stand-by

Desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. Sempre desligue os aparelhos ao sair de um ambiente. Nas pausas para o almoço ou intervalo, faça o mesmo.

Ouça o resumo da matéria:

Post Relacionado