Importância da previsão do tempo na agricultura

Importância da previsão do tempo na agricultura

A previsão do tempo vem se tornando cada vez mais importante na vida de um grande número de pessoas, que usam da facilidade na obtenção desse tipo de informação para definir questões importantes do dia a dia, principalmente aquelas que vivem em locais onde a temperatura pode alcançar condições mais adversas ou extremas.

A mesma lógica se repete e se torna ainda mais importante para o bom desenvolvimento da Agricultura e do Agronegócio.

Na Agricultura, a previsão das condições meteorológicas assume um caráter tão importante que torna praticamente impossível desenvolver o trabalho sem a noção do tempo e da temperatura de um determinado local. Justamente por essa razão é fundamental entender como é feita a previsão meteorológica.

Interessado em notícias sobre o mercado agrícola? Então, acesse nossa página e fique por dentro das últimas novidades sobre o mundo do agronegócio.

Previsão do tempo

O principal objetivo da previsão do tempo é, logicamente, determinar, da forma mais exata possível, as condições meteorológicas presentes em um local específico.

Esse trabalho é feito por meio de uma cuidadosa análise das condições da atmosfera de cada lugar que, por sua vez, é determinada a partir da observação de massas de ar, frentes frias e quentes, umidade, pressão atmosférica entre outros fatores.

A coleta desses dados é feita por meio de uma série de equipamentos, como satélites, balões meteorológicos, estações específicas para esse trabalho, sensores, radares, boias e uma série de outros itens.

Estação meteorológica convencional em um gramado cercado
A previsão do tempo é feita com o auxílio de diversos equipamentos meteorológicos

Pela complexidade envolvida no processo, a análise e a elaboração dos valores relacionados ao clima nos próximos dias costuma ficar a cargo de computadores de alta capacidade.

A previsão meteorológica de diferentes períodos de tempo

Contudo, também é necessário entender que esse tipo de previsão pode ser feito de forma a abranger intervalos de tempo diferentes.

As previsões de curto prazo são as que se referem às condições meteorológicas que um local enfrentará entre as próximas 12 horas e os próximos três dias.

A previsão de médio prazo refere-se às condições em um intervalo de três a oito dias. As de longo prazo trabalham com o clima local no prazo de oito a 15 dias.

Porém, a confiabilidade do estudo e, portanto, sua taxa de acerto é inversamente proporcional à distância do intervalo de tempo analisado. Dessa forma, quanto mais próximo estiver o período analisado, maiores são as chances de a previsão indicar as condições climáticas com a exatidão necessária para o trabalho agrícola.

Existem, ainda, as previsões que definem o tempo em um intervalo superior a 15 dias, mas a previsibilidade é extremamente limitada.

Benefícios da previsão do tempo para os agricultores

Saber quais são as condições climáticas que o local de plantio vai enfrentar é fundamental por dois fatores que podem determinar o sucesso e o fracasso de uma colheita. O primeiro deles é o planejamento do agricultor, o segundo é a prevenção contra prejuízos.

O descuido com esses dois elementos pode levar o grande produtor a perder grandes quantidades de dinheiro, ao passo que pode significar a falência para produtores menores.

A previsão do tempo é importante para o planejamento porque ajuda o agricultor a definir quais os melhores momentos para cada etapa do trabalho.

6 ícones diferentes de previsão do tempo
Ícones utilizados para indicar a previsão do tempo em diferentes regiões

Por exemplo, por saber que as sementes das plantas precisam de uma grande quantidade de água para germinar e crescer, o produtor pode escolher o melhor momento para iniciar o plantio, levando em consideração a chegada de chuvas ou secas, indicadas pela previsão.

E não é só se baseando em dias de chuva que o planejamento deve ocorrer. As condições meteorológicas também são responsáveis por indicar quais são os melhores momentos para se mover o solo.

Já as condições do vento podem mostrar a hora exata de se aplicar inseticidas e produtos de proteção da safra.

Além disso, as condições climáticas também podem influenciar no momento em que será feita a colheita.

A previsão do tempo também pode levar a prevenção de prejuízos. Isso fica claro, porque, ao saber com exatidão as condições climáticas dos próximos dias, o agricultor pode se preparar para evitar perdas na safra.

Por exemplo, o registro de fortes chuvas ou de geadas pode fazer com que se atrase uma plantação em alguns dias, ou que se adiante a colheita. Isso é feito para evitar que a plantação enfrente as temperaturas adversas, evitando perdas.

O boletim meteorológico

O boletim meteorológico é extremamente importante porque são eles que condensam a maioria das informações referentes à previsão do tempo, podendo servir como guia para o agricultor que queira saber detalhadamente sobre o clima em sua região de plantio.

Tanto o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) quanto o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) disponibilizam seus próprios boletins.

Dentre os boletins apresentados pelas instituições, o agricultor encontra dados como monitor de geadas, monitor de umidade do solo, monitor de secas, precipitação por satélite, precipitação por radar e meteograma.

Todas essas informações são entregues de forma a facilitar o entendimento e ajudar na previsibilidade do clima, dando alertas de situações adversas e catalogando registros de ocorrências. Ajudando, assim, nas tomadas de decisão.

No longo prazo, o agricultor pode, por ele mesmo, montar um relatório das características meteorológicas de sua área de plantação em diferentes épocas do ano.

Esses dados podem ser cruzados com a previsão do tempo para ajudar na elaboração de estratégias específicas para o local, atendendo melhor as demandas de cada produtor, aumentando a safra e o lucro obtido.

Tecnologias na prevenção de prejuízos

Apesar de poder se adequar às características do clima para melhorar os índices da plantação, o agricultor não pode ficar a mercê das condições climáticas para seguir com suas atividades.

Por isso, torna-se fundamental o investimento em novas tecnologias, que vão ajudar as safras a passarem por momentos em que o tempo não esteja favorável ao desenvolvimento.

No caso do Brasil, onde boa parte da região de plantio está sujeita às secas, é muito comum comentar sobre meios para irrigação da plantação. Ainda assim, é comum que produtores menores e pessoas dependentes da agricultura familiar dependam somente do ciclo de chuvas, o que pode ser problemático e gerar várias perdas.

Nesse sentido, o sistema de irrigação com carretel autopropelido surge como uma boa solução e ajuda a diminuir o índice de pessoas que dependem do volume das chuvas. Esse sistema, movido por uma turbina ou pistão, usa da energia hidráulica para se movimentar para a área desejada, irrigando a plantação. Esse sistema também se destaca pela facilidade de manejo e de transporte.

Dessa forma, fica claro a extrema importância que a previsão do tempo tem para o desenvolvimento da agricultura e como o seu acompanhamento é fundamental para que os produtores possam prosperar.

O acompanhamento do tempo, o investimento para melhorar as condições e o acompanhamento diário se mostram fatores determinantes para o sucesso do Agronegócio.

Veja a previsão do tempo em sua cidade ou região, acesse aqui.

Veja também: Aplicativos facilitam o trabalho de produtores rurais