Massey Ferguson ou John Deere: veja o comparativo!

Massey Ferguson ou John Deere: veja o comparativo!

Para garantir melhor uso da capacidade produtiva do seu terreno, é essencial contar com um maquinário adequado. Um dos equipamentos primordiais para qualquer fazenda é o trator. Diferentemente do que muitos acreditam, escolher um trator não é uma tarefa fácil.

É comum ouvir alguns dizerem que “trator é tudo igual”, mas, na prática, os modelos são desenvolvidos para fins distintos, levando em consideração o tamanho da área disponível, o tipo de produção e de terra.

Outro ponto em questão é o valor de investimento desse equipamento: cada vez mais os fazendeiros estão optando pela compra de tratores usados, graças ao custo-benefício.

Para ajudar você a escolher um para o seu negócio, continue a leitura e saiba qual marca optar: Massey Ferguson ou John Deere! Vamos lá?

Conheça mais sobre a marca Massey Ferguson

Com certeza, você já ouviu falar sobre a qualidade dos equipamentos da marca Massey Ferguson, não é verdade? Há quase 60 anos no mercado, ela é uma das líderes do segmento, sendo a maior fabricante de equipamentos agrícolas da América Latina e a maior exportadora do Brasil.

A Massey Ferguson trabalha com uma variedade grande de maquinário agrícola, não ficando restrita aos tratores, como: colheitadeiras, pulverizadores e plantadeiras. A marca disponibiliza 11 modelos matriciais de tratores, ou seja, há submodelos. Dentre as opções oferecidas, somente duas não possuem a cabine fechada.

Ela possui tratores que podem ser usados em qualquer tipo de lavoura, seja na produção de soja, milho, feijão etc., ou para a pecuária, cuidando do gado de corte ou leiteiro. Para ficar mais fácil, ao longo do texto, vamos destacar alguns modelos da marca que podem ser a opção ideal para o seu negócio.

Frente de trator Massey Ferguson aproximada
Os Tratores da marca Massey Ferguson transmitem segurança e credibilidade

Conheça mais sobre a marca John Deere

Conhecida mundialmente pelo cervo na sua logomarca, a John Deere, criada em 1837, leva o nome do seu fundador. A marca atua no Brasil desde o ano de 1979 e tem forte atuação em três seguimentos: construção, mercado florestal e agrícola. Desde que chegou ao país, a empresa investe sistematicamente em pesquisas e inovações tecnológicas voltadas para o perfil dos clientes nacionais.

O relacionamento da John Deere com o Brasil é tão positivo que o escritório latino-americano da marca fica sediado em solo brasileiro. A cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo, é onde está o escritório e o Banco da John Deere. Você deve estar se perguntando: “essa empresa tem um banco?”, é isso mesmo! A marca tem programas de estímulo ao investimento de fazendeiros e produtores que são feitos por meio do seu banco próprio.

No segmento agrícola, a marca trabalha com maquinário, implementos e agricultura de precisão. A John Deere tem uma variedade considerável de soluções voltadas para o investidor da produção no campo. Somente de tratores, a marca dispõe aos clientes 5 séries, sendo que a inicial tem 55 cavalos e a final impressionantes 520 cavalos.

Lateral dianteira de trator John Deere no campo
Os tratores da marca John Deere combinam muito bem tecnologia com eficiência

Já que nosso objetivo é destacar diferenciais de cada marca, mencionamos a seguir um comparativo entre as suas principais versões, separados por linha leve, média e pesada:

Tratores pequenos

Massey Ferguson Série MF 4200 Xtra

A série Série MF 4200 Xtra é um upgrade da clássica linha MF 4200, líder em venda da Massey Ferguson. Esse modelo de trator é robusto e está disponível em quatro versões com 80, 89, 99 e 105 cavalos de potência. Os tratores dessa série têm o motor eletrônico ACGO Power com 3 cilindros e atende perfeitamente pequenos produtores rurais, pois permitem o implemento com diversos instrumentos agrícolas.

John Deere Série 5E

Agora, a série 5E John Deere conta com sete modelos de tratores pequenos e utilitários, ideais para sítios e ranchos. Eles possuem emissão reduzida de poluentes, além disso, o intervalo de troca de óleo é de 500 horas para aqueles que têm o motor de 4 cilindros. Outro ponto interessante, é que essa série tem a tecnologia de transmissão 12×12 PowerReverser: ela permite o escalonamento da marcha, com isso, a velocidade é ajustada de acordo com o tipo de operação que está sendo desenvolvida. As versões desta série vão de 55 a 90 cavalos de pontência.

Tratores médios

Massey Ferguson Série MF 6700 e MF 7200

Os tratores da série MF 6700 possuem a transmissão mecânica (12×12) mais moderna da categoria com opcionais de reversão mecânica (mechanical shuttle) e eletro-hidráulica (power shuttle). Esse modelo tem  apenas 3 modelos com potência de 115,125 e 135 cavalos.

Para complementar a lista de tratores médios da Massey Ferguson adicionamos aqui a série MF 7200 que possue um design mais moderno no atual padrão internacional. A cabine possui visão ampla com muito conforto e fácil acesso aos comandos. Também são 3 modelos desta categoria com 148, 179 e 189 cavalos de potência e transmissão sincronizada 12×5.

John Deere Série 6M e 6J

Conectividade, produtividade e conforto caracterizam os tratores da série 6M da John deere. Possuem transmissão AutoQuad™ 16×16 ou CommandQuad™ 20×20 e 5 modelos diferentes de potência, sendo 135 cavalos a versão mais leve e 210 cavalos a mais pesada.

Já a série 6J são caracterizadas pela junção da tecnologia com confiança pela sua eficiência, durabilidade e facilidade de manutenção. São 8 modelos com itens opcionais ou standard, sendo alguns deles o chassi integral, a embreagem úmida, a TDP independente, a transmissão PowrQuad (16×16), além da cabine. Com potências de 100 a 210 cavaos, onde os modelos de 100, 115 e 125 cv podem vir com transmissão SyncroPlus 12×4.

Tratores grandes

Massey Ferguson MF 8700 S Dyna-VT

A série MF 8700 S Dyna-VT da Massey Ferguson é uma das que oferece cabine fechada para o condutor e é ideal para cobrir áreas extensas, com muitos hectares. Essa máquina, apesar de robusta, garante uma boa autonomia do combustível. Além disso, ela é capaz de trabalhar com equipamentos auxiliares maiores por bastante tempo e com terrenos difíceis. A série está disponível em 4 modelos que vão de 295 a 370 cv de potência.

John Deere Série 8R

Para grandes terrenos, a John Deere conta com as séries 8R: tratores com potência e o que há de melhor em tecnologia. O modelo inicial dessa linha tem 270 cavalos e o final 400 cv de potência. Possui excelente performance com conectividade e recursos para agricultura de precisão. Essas séries foram desenvolvidas para fazendas com atividades altamente produtivas e eficiente.

Escolhendo um modelo

Na hora de escolher uma marca e um modelo para se ter na sua produção, é primordial conhecer bem o seu terreno e o que você está produzindo. Outro ponto interessante é participar de feiras e eventos do segmento agropecuário. Assim, você pode conhecer melhor o maquinário dessas marcas e ainda trocar figurinhas com outros produtores.

Se você está com dificuldades para comprar o seu trator por questão do valor a ser investido, uma ótima dica é procurar equipamentos usados. É possível encontrar máquinas de boa procedência e com um preço atraente, além de contar com algumas boas práticas para melhorar a produtividade de tratores usados.

Agora, se você está comprando um novo equipamento e quer revender o seu antigo para, assim, ter outra fonte de receita para o seu negócio, a sugestão é realizar a venda de máquinas agrícolas usadas em um marketplace de confiança. Essa plataforma permite que o seu anúncio tenha alta visibilidade e a venda seja feita o mais rápido possível, sugerimos essa.

Independentemente, se você vai optar por um modelo Massey Ferguson ou John Deere é essencial que seja feito um acompanhamento das novidades do segmento agrícola. Assim, é possível conhecer as inovações do mercado e poder comparar e aplicar ações de melhoria contínua na sua produção.

O que você achou deste artigo? Se você está procurando por tratores, não deixe de conferir em nosso site as opções de usados com a confiança da MF Rural! Aproveite também para ler este outro conteúdo: Tipos de tratores agrícolas: confira os principais existentes.

Post Relacionado