Como plantar maracujá – todas etapas de cultivo

Como plantar maracujá – todas etapas de cultivo

De origem da América tropical e com mais de 600 espécies, o maracujá é uma fruta muito apreciada entre os brasileiros, tanto na fabricação de sucos, doces e outras centenas de produtos, como também no consumo in natura, principalmente do chamado “maracujá doce”.

De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o Brasil é o maior produtor mundial com cerca de 330 mil toneladas/ano, o que representa mais da metade da produção mundial.  Segundo especialistas, é um mercado que ainda tem muito a crescer.

O maracujá é plantado em praticamente todo o país. A Bahia é o principal produtor (quase 25% do total) e pode gerar uma renda de até R$ 30 mil por ano numa área de apenas um quarto de hectare, como ocorre em Santo Antonio da Platina, no norte do Paraná.

É uma importante alternativa de geração de emprego e renda para pequenos e médios produtores, principalmente aqueles ligados à agricultura familiar. O maracujá pode ser cultivado até em casa, num vaso.

Se você pretende ingressar nessa atividade, continue a leitura e aprenda como plantar maracujá e todos os cuidados nas etapas de cultivo.

Pé de maracujá com alta produção
Para obter uma boa produção, é necessário muita atenção em todas etapas de cultivo

Condições para o plantio

Durante todo o ano pode-se plantar maracujá, mas o período ideal de plantio é no começo da primavera por causa da disponibilidade de água no solo e quando a temperatura começa a subir.

O maracujá é ideal para regiões com clima tropical (temperatura média de 25º a 26º), no entanto é importante que as temperaturas sejam acima de 15ºC.

O solo ideal é areno-argiloso, fértil e bem drenado. Se for plantar em solo inclinado deve-se tomar cuidado com a erosão.

É indicado fazer uma análise de solo e caso identifique deficiências, deverá fazer a correção do solo, calagem ou gessagem.

Escolha da espécie para plantar

Depois de observar todas as condições de plantio, é hora de escolher a espécie ou cultivar. Para plantar o maracujá, você pode optar por plantar através de sementes ou mudas.

As sementes ou mudas devem ser de qualidade, é uma das etapas mais importantes para garantir uma boa produtividade.

A escolha da espécie deve considerar o destino que você vai dar aos frutos da sua plantação, se é para consumo, pequena produção ou grande produção. Deve-se conhecer a demanda e o mercado.

São muitas espécies e cultivares diferentes para plantar, conheça alguns:

  • Maracujá Amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa O. Deg.)
  • Maracujá Roxo (Passiflora edulis Sims f. Edulis)
  • Maracujá Doce (Passiflora alata Dryand.)
  • Maracujá Açu (Passiflora quadrangularis)
  • Maracujá Maçã (Passiflora maliformis)

A maior parte das lavouras comerciais do Brasil (aproximadamente 95%) plantam o maracujá amarelo, também conhecido como maracujá azedo. Os frutos possuem a casca amarela com 6 a 12 cm de comprimento, bem ácidos e utilizados na preparação de sucos e receitas, além de consumidos in natura.

Maracujá amarelo maduro
O maracujá amarelo é a espécie mais difundida no Brasil

Tratos culturais

O maracujazeiro é uma planta trepadeira e, portanto, necessita de espaço e apoio para sua condução.

O sistema mais utilizado para plantar maracujá é o de espaldeira, formada por estacas de 2,50 metros de comprimento (com 50 cm enterrados), colocados a cada cinco metros na linha de plantio. Arames presos no topo dos mourões ajudam a segurar as plantas.

Estrutura de apoio para o maracujazeiro
A estrutura de plantio do maracujazeiro deve ser bem feita para suportar o peso da planta

Outra tarefa importante é a capinação no primeiro ano (média de 3 a 4 capinas), tomando cuidado para não atingir as raízes da planta.

Também é necessário uma boa adubação feita a cada quatro meses com nitrogênio, potássio e fósforo.

Polinização

No período da floração, o produtor precisa ter muita atenção. É nesse período que deve ser feita a polinização.

A flor do maracujazeiro é hermafrodita, ou seja, tem as partes femininas e masculinas na mesma flor. No entanto ela tem um sistema que não aceita a fecundação da mesma flor ou do mesmo pé de maracujá, então deve-se plantar, sempre pelo menos um outro pé próximo.

A fecundação ocorre na natureza principalmente através de um tipo de abelha solitária conhecida como mamangava. Esta abelha vai de flor em flor fazendo a fecundação e assim possibilitando a formação do fruto. Sem essa fecundação a flor murcha e cai sem o desenvolvimento da fruta.

Mamangava polinizando a flor do maracujá
A mamangava é o principal inseto polinizador da flor do maracujá

Em sistemas de produção comercial muitas vezes não terá quantidade suficiente dessas abelhas para fazer a polinização, então esta polinização deve ser feita de forma manual. Veja abaixo um vídeo produzido pela Epagri:

Fonte: Epagri vídeos

Esta polinização pode ser feita com a mão ou usando dedeiras feitas de flanela, tocando de leve e ligeiramente as flores de plantas alternadas. Quanto melhor a polinização, melhor a qualidade da fruta.

Pragas e doenças

Outro cuidado importante é quanto ao ataque de pragas, principalmente os pulgões (transmitem doença conhecida como vírus do endurecimento dos frutos) e lagartas (principalmente início da cultura).

No caso das lagartas, por exemplo, é possível utilizar um repelente natural, utilizando cebola ou cebolinha e ramos e folhas de cravo-da-defunto picados.

Colheita

A primeira colheita dos frutos varia de 6 a 9 meses após o plantio e ocorre quando os frutos caem no chão. O produtor também precisa passar entre as filas e derrubar frutos maduros que não caíram ou ficaram presos entre os ramos da planta.

A colheita ocorre de 2 a 3 vezes por semana e, se permanecerem muito tempo no chão, os frutos ficam murchos, prejudicando a comercialização e logicamente o preço de venda.

O rendimento médio da produção em frutos é de 8 a 10 toneladas por hectare (para o primeiro ano de plantio) podendo dobrar na safra seguinte.

Caso precise de produtos para começar a plantar maracujá, acesse nosso site e encontre tudo para sua produção como tubetes, sementes, mudas, fertilizantes, parreiras e muito mais.

Veja também: Ávores frutíferas: espécies, mudas e cuidados

Post Relacionado