Confinamento de gado: confira vantagens e desvantagens

Confinamento de gado: confira vantagens e desvantagens

No mundo rural, são diversos os processos realizados para se obter vantagens e ganhos em longo prazo, melhorando a produção, independentemente do objetivo final. Um destes procedimentos é o confinamento de gado.

O que é o confinamento de gado?

Trata-se de confinar os animais em um ambiente e alimentá-los a partir dos chamados cochos, nos quais é possível balancear, de forma mais clara e eficiente, a quantidade de comida e água, manejando de forma melhor o crescimento do gado.

Mas quais são as vantagens e desvantagens de realizar este tipo de processo? Esta é a pergunta que buscaremos responder a seguir, para que os criadores e empresários deste segmento possam organizar melhor suas atividades, visando o melhor resultado possível em longo prazo.

Antes de falarmos mais sobre os benefícios e eventuais problemas do confinamento, convidamos os leitores a acessarem outros conteúdos relacionados em nosso blog. Não perca tempo e explore nossos informativos.

Gado confinado
É necessário conhecer as vantagens e desvantagens do confinamento de gado para decidir qual sistema adotar

Vantagens do confinamento

Para começar, é interessante apontar a série de vantagens geradas pelo confinamento de gado para o produtor rural. Para que a visualização seja facilitada, dividiremos em tópicos.

1. Melhor manejo das condições do gado

A partir do confinamento dos animais em um espaço definido, e podendo balancear melhor a alimentação dele, cria-se um animal melhor para o abate. Controle sobre o ganho de peso até o ponto certo é mais fácil e previsível, sem riscos.

E, no caso do gado à pasto, o alimento vem praticamente da pastagem e com menor interferência em relação à quantidade de comida.

Além disso, é possível acelerar o processo que leva a um encurtamento da idade do gado para realização do abate. Com isso, ganha-se tempo e eficiência na produtividade, aumentando a credibilidade do produtor rural e gerando lucros mais rápidos e garantidos.

2. Menor risco para a saúde dos animais

Durante os procedimentos de preparação do gado, sempre se tem o risco de eventuais problemas de saúde que afetem o organismo do animal, impedindo o crescimento ideal e, por vezes, inviabilizando o trabalho até o abate.

No confinamento, esses problemas são minimizados. Com o controle maior sobre alimentação e movimentação dos bovinos, as chances de eles contraírem doenças ou lesões corporais é muito menor, facilitando toda a cadeia de produção.

Somando-se isso aos fatores citados no tópico anterior, fica claro como o controle sobre o animal aumenta e ajuda o processo de engorda para entrega de um produto melhor no futuro.

E tudo isso, no fim, faz com que a carne produzida seja de maior qualidade. Mantendo o controle total sobre a saúde do animal e levando até o ponto certo para o abate, o produto final é uma carne mais macia, agradando aos compradores e aumentando a credibilidade e o prestígio do fazendeiro.

Poucas contraindicações e boa utilização do espaço

Outra vantagem do confinamento é o fato de que não há grandes limitações sobre quais animais podem ser colocados neste sistema. Praticamente todos categorias de gado se adaptam bem à situação, incluindo:Bois;

– Bois;

– Vacas;

– Novilhos;

Bezerros;

– Entre vários outros.

Por fim, ainda é possível citar mais uma vantagem deste tipo de escolha: com o confinamento, o produtor rural consegue abrir espaço em seu local de produção para abranger outras formas de investimento.

Por exemplo, necessitando de menos locais para pasto e movimentação dos bovinos na propriedade, é possível diversificar e realizar outros cultivos, garantindo uma produção mais abrangente e melhorando as chances de sucesso de qualquer negócio rural.

Desvantagens do confinamento

Para não dizer que tudo é positivo na escolha pelo confinamento, e para fornecer aos produtores as informações necessárias para que possam tomar a decisão que faça mais sentido para seu negócio rural, é importante citar as desvantagens de se optar pelo confinamento do gado.

1. Custo mais alto

De maneira geral, os custos de optar pelo confinamento em um espaço fechado são mais altos e demandam um investimento por parte dos produtores.

Afinal, é necessária a criação de uma estrutura para os animais permanecerem de forma segura e saudável, além de fornecer a alimentação ideal para que as vantagens citadas acima sejam de fato verificadas.

Gado deitado em confinamento
O Confinamento de gado demanda maior custo de instalação

Pensando a longo prazo, com a diminuição do tempo até o abate e o ganho de qualidade na carne, o investimento até pode, e deve, ser pago para fazer valer a pena. De qualquer forma, o dinheiro gasto inicialmente pode ser um fator negativo para a escolha pelo confinamento.

2. Necessidade alta de cuidados e trabalho

Outro ponto que, no fim das contas, pode ser visto como negativo é toda a estrutura e trabalho que precisa ser feita para a manutenção do confinamento ideal.

Primeiro, é importante que haja uma ampla análise de mercado, para que se tenha a garantia de que o lucro posterior pagará o investimento inicial. Além disso, uma série de dados precisam ser estudados durante o processo.

Por exemplo, acompanhamento de:

– Ganho de peso;

– Quantidade de alimento consumido;

– Entre outros.

Isso fará com que o gestor do confinamento possa saber se precisa mudar algum procedimento, se é necessário criar outra possibilidade etc.

Todas estas preocupações dão trabalho e fazem com que, dependendo da intenção e estrutura do produtor, não valha a pena investir no confinamento. De qualquer forma, é fundamental que cada um saiba suas necessidades e condições para optar ou não pela prática.

Conclusão

Sendo assim, fica evidente que o confinamento traz ótimas vantagens, desde que o produtor tenha condições de investir inicialmente e de manter um bom nível de estudo e de conhecimentos sobre a prática que está sendo realizada.

Com estes detalhes bem resolvidos, fica mais fácil apostar na prática.

Gostou deste conteúdo? Mais uma vez, convidamos o leitor a procurar por nossos produtos e serviços.

Em nossa plataforma temos diversos vendedores de gado de corte de todas as categorias, bois, vacas, novilhas, bezerros, onde tudo é anunciado com preço, acesse aqui.

Post Relacionado