O quiabo é um tipo de alimento bastante utilizado na alimentação do brasileiro. Faz parte de diversas receitas, pode ser misturado à carne com o fim de dar um toque extra, entre outras possibilidades. Mas, obviamente, é preciso que todo seu processo de plantação seja bem feito.
Por isso, preparamos este conteúdo com algumas informações sobre o que é preciso saber para plantar e mostraremos os benefícios de consumir esse alimento. Confira!
Características do quiabo
Originário dá África, o quiabo foi levado pelas rotas comerciais do sul da Ásia e do Oriente Médio até chegar às Américas, trazido pelos escravos. Por esse motivo, é utilizado na culinária de vários países, como Estados Unidos, Japão e sobretudo no Brasil.
Uma curiosidade: o quiabo não é um legume e sim uma fruta, embora seja utilizado nas receitas como se fosse uma leguminosa. Ele deve ser consumido cozido, assado ou grelhado.
Algumas sugestões: como frango ou carne com quiabo, costelinha de porco, mas também em saladas frias ou refogado. Aliás, no final deste post aprenda a fazer o famoso “quiabo da vovó”.
Aqui em nosso país, o cultivo ocorre principalmente nas regiões do Nordeste e Sudeste, que apresentam condições ideais ao plantio. Todavia, seu consumo vem atraindo apreciadores nas demais regiões do país.
Leia também: O que é o inhame e quais são seus benefícios.
Como plantar quiabo
Agora, vamos tratar especificamente de como plantar o quiabo. Certamente se desenvolve melhor em áreas mais quentes e tropicais, onde pode ser plantado o ano todo.
O correto é fazer o processo em períodos nos quais a temperatura seja mais alta, sempre acima de 20ºC até a 25°C. No caso de temperaturas abaixo de 18ºC ou acima de 35°C ocorre queda de flores e frutos.
Nas regiões de clima mais frio, a época ideal para o plantio é entre setembro e janeiro. Naquelas de clima ameno, a melhor época vai de agosto até março.
Ademais, o uso de estufas ajuda a ter um cultivo com mais qualidade, sem depender tanto das condições climáticas que citamos acima.
Quanto ao solo, o ideal é que seja fértil, de boa profundidade, permeável, bem drenado e rico em matéria orgânica. Uma dica é evitar solos que estejam infestados por nematoides pois o quiabo é sensível a esta praga.
Além disso, é importante que tenha uma boa iluminação natural com o propósito de que a planta possa ter um bom desenvolvimento e certamente uma boa produção.
Processo de semeadura do quiabo
Antes de colocar as sementes no local de plantio, é preciso que fiquem sendo hidratadas por um dia. Isso porque as sementes secas demoram duas semanas a mais para se desenvolverem e há o risco de produzirem um fruto de menor qualidade.
Entre cada planta, é importante dar um espaço que chegue a 40 cm, com 1,20m entre as linhas. A irrigação é necessária, pois o quiabo depende de um solo mais úmido visando se desenvolver corretamente.
Enfim, é possível plantar quiabo também em vaso. Mas, como essa planta possui raízes profundas, é preciso optar por vasos de tamanhos grandes e, de preferência, de cores escuras porque o quiabo gosta de calor, conforme citamos anteriormente.
Veja também: Temperos em vasos: veja como plantar e cultivar.
Qual o ponto ideal de colheita?
Após cerca de 60 dias do plantio, começam a surgir as flores do quiabeiro, com pétalas amarelas e uma grande mancha arroxeada na base colunar. A partir daí surgem os frutos e queda das flores.
A colheita deve ser feita quando os frutos atingirem um comprimento de 8 a 12 cm e estiverem tenros, sem fibras e a ponta do fruto quebrando com facilidade quando dobrada.
A fim de que atinja esse tamanho normalmente são necessários de 5 a 6 dias após abertura da flor.
Benefícios ao nosso organismo
Como prometido, depois de dar detalhes de como plantar o quiabo, agora vamos tratar dos seus benefícios. Primeiramente, por conta da boa quantidade de vitaminas, ele fortalece ossos e melhora a imunidade. Isso sem falar no melhor funcionamento do intestino, que ajuda no conforto e bem estar geral.
Há ainda um controle maior dos níveis de glicemia e prevenção de questões cardíacas. Por fim, é possível até apontar para a melhora da visão, com a região dos olhos funcionando de maneira ideal.
Confira um resumo dos benefícios:
- Ajuda a emagrecer: tem poucas calorias e é rico em fibras, aumentando a sensação de saciedade;
- Controla os níveis de açúcar no sangue: tem baixo teor de carboidratos e alta presença de fibras;
- Previne anemias: contém ácido fólico;
- Controla os níveis de colesterol;
- É rico em cálcio, o que ajuda na saúde dos ossos.
Portanto, o quiabo é mais um dos alimentos que trazem muitos benefícios à nossa saúde. Antes de terminar o texto, que tal conhecer uma receita simples e fácil? Confira no vídeo o tradicional “quiabo da vovó”:
Aliás, por falar em alimentos, nossa dica de leitura é conhecer mais detalhes sobre o plantio e os benefícios do chuchu, outro vegetal que, como o quiabo, pode ser consumido em diferentes receitas. Confira!